
Image by rawpixel.com
O e-commerce segue crescendo cada vez mais e se você está pensando em se aventurar no mundo online, mas, tem uma grande nuvem cheia de dúvidas pairando sob sua cabeça, se questionando quanto custa abrir a própria loja online ou se realmente vale a pena investir em um negócio online, take a breath e bora aprender mais sobre o mercado digital.
Preparado? A seguir vamos falar sobre o crescimento do e-commerce brasileiro, qual o custo inicial para se ter uma loja online, as diferentes plataformas que existem no mercado, as vantagens e desvantagens, te garanto que ao final desse artigo, você vai saber exatamente o que busca e como começar!
Por que abrir um e-commerce?
É evidente a força do comércio digital, ano após ano as lojas online seguem crescendo e se expandindo pelo mundo todo, principalmente, no momento atual em que estamos vivendo.
Outro ponto importante é que cada vez mais lojas físicas migram para o e-commerce com o objetivo de faturar mais ou até mesmo salvar seu negócio.
Em 2020, o Brasil bateu um recorde impressionante de expansão no e-commerce de acordo com a 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, nosso país totalizou mais de 1,3 milhões de lojas online, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano.
Claramente isso foi um reflexo direto da pandemia de Covid-19, que obrigou pequenos e grandes empresários migrarem para o meio online.
Houve uma migração em massa, como você pode conferir no gráfico abaixo:
Qual o custo inicial para abrir minha própria loja online?
Se você deseja migrar para o e-commerce, essa certamente é a sua primeira dúvida.
E tudo depende de uma série de fatores como: a plataforma que será escolhida, o porte da sua empresa.
O investimento mensal pode começar por volta de R $30,00 e pode chegar até em mais de R$10.000,00 em modelos mais avançados!
A seguir falaremos sobre os tipos de plataformas mais conhecidas e práticas disponíveis.
Marketplace
O marketplace funciona como um shopping online, basicamente é como uma grande vitrine cheia de opções para você escolher, com produtos de marcas diferentes competindo entre si. Ou seja, seu produto pode estar ao lado do concorrente, em um mesmo ambiente.
Um ótimo exemplo de marketplace é o “Mercado Livre” que é um site grande e conhecido que te permite “hospedar” sua marca por lá.
A grande vantagem é a visibilidade que você pode conquistar neste tipo de plataforma, a desvantagem é que pode ser mais difícil se aproximar do seu público e tornar sua própria marca conhecida.
Sendo assim, ao optar por um marketplace, você deve se preocupar com as escolhas do seu negócio: o que irá vender, qual preço firmar para cada produto, qual será a margem de lucro utilizada, entre outros.
O custo de um marketplace gira em torno de 16% do valor bruto de cada venda, sendo assim, você paga no modelo de comissão sobre as vendas realizadas.
Logo, nesse modelo a grande questão é: quanto custa cada venda?
Plataforma SaaS
A mais utilizada por trazer uma praticidade muito grande, essa plataforma utiliza a computação em nuvem para a infraestrutura, SaaS significa “Software as a Service”, isso significa que não é necessário instalar nada, tudo é feito pelo seu navegador, independente de onde você estiver acessando (desktop, tablet, smartphone).
Funciona como uma loja virtual “alugada”, é como se você pagasse para alugar a infraestrutura e tecnologia de um software, contando com agilidade e baixos custos.
Nos Planos SaaS, as mensalidades podem variar de R $30 a R $2.000 reais de acordo com os quesitos do projeto, volume de acessos mensais e espaço de armazenamento utilizado. Alguns fornecedores também limitam a quantidade de produtos que podem ser cadastrados.
Agora é hora e conhecer as principais plataformas SaaS para você escolher uma:
Tray
A Tray é uma plataforma de e-commerce SaaS mariliense que vem ganhando força cada vez mais, no mercado há 17 anos, oferece todo o suporte necessário para uma boa infraestrutura, perfeita para lojistas de pequeno e médio porte.
TrayCorp
A única diferença aqui, é que o foco dessa plataforma é voltado para lojas maiores, mais avançadas, com a mesma qualidade de sempre.
VTEX
É uma multinacional brasileira, mais de 1500 empresas utilizam a plataforma da VTEX, tem um processo de compra patenteado que garante muita segurança, entre outros!
Linx
Tem mais de 10 anos de experiência no e-commerce, com mais de 1.000 e-commerces implementados que relatam uma ótima experiência, comprovando que se pode confiar nessa plataforma, possui hub integrador que permite que sua loja se conecte aos melhores marketplaces do mercado, e muitas outras vantagens.
Layout personalizado ou tema padrão?
Já deu pra perceber que abrir uma loja virtual exige muita determinação e planejamento, né?
Além da escolha das plataformas, caso decida pela SaaS você tem a opção de comprar um tema pronto ou investir em um próprio, totalmente personalizado e único.
Nesse artigo explicamos sobre as vantagens sobre cada um, confira!
A escolha do layout vai depender muito da sua verba disponível.
Existem milhões de temas padrões disponíveis, com os mais diversos preços, listamos algumas vantagens desse tipo de layout:
- Implementação rápida: a principal vantagem do tema padrão é o tempo de implementação, em questão de semanas é possível realizar a configuração de uma loja e colocá-la no ar para começar a vender;
- Investimento baixo: por não custar tantas horas de serviço e ter boa parte do código pronto para implementação, o investimento requerido para esse formato é bem menor.
As desvantagens são:
- Limitações: não espere nada muito surpreendente, já que as funcionalidades e estrutura geral da loja são genéricas e feitas para atender a maior faixa de empreendimentos;
- Menor interesse do público: o público espera bons preços e uma loja com identidade marcante, o que nem sempre é possível com o tema padrão, gerando menor identificação;
- Pouca personalização: a personalização do tema padrão se limita a cores e a fonte, combinando com a identidade visual da marca, mas sem que isso se estenda por muitos detalhes.
Já o layout personalizado é mais complexo, pois todo o design visual e funcionalidades da loja são desenvolvidas a partir do zero.
O tema deve captar a personalidade da marca e do seu público-alvo para identificar as necessidades que precisam ser atendidas e causar um efeito único.
Vantagens do layout personalizado:
- Personalização completa: todos os pontos de funcionalidade, design e usabilidade são pensados especificamente para sua loja e seus próprios diferenciais;
- Maior identificação com o público: o público-alvo tem maior foco nesse modelo, aumentando o poder de fidelização da sua loja;
- Maior capacidade de conversão: uma loja totalmente personalizada tem melhores chances de conversão, o que pode proporcionar um faturamento que justifica o maior investimento.
E as desvantagens:
- Mais caro: o investimento em um layout personalizado é certamente proporcional ao faturamento que pode trazer, ou seja, mais alto que outros modelos;
- Tempo de produção: o desenvolvimento de um layout personalizado do zero leva mais tempo e isso deve ser considerado no planejamento.
Solução da Auaha
A Auaha tem uma terceira opção que pode ser a solução para o seu sonho de abrir uma loja online se tornar realidade!
Que tal montar uma loja VTEX em 15 dias, feita para você e pronta para vender?
Temos um método de Go-Live em 5 passos, onde realizamos a implementação da loja com um tema da Auaha, feito com as melhores práticas do mercado.
Depois da loja ir ao ar e começar a vender em pouco mais de duas semanas, podemos realizar a otimização adicional para que sua loja virtual atinja o seu máximo potencial.
Hora da decisão
Como podemos ver, o custo de abrir uma loja online não é fixo e depende de uma série de fatores como sua verba disponível, tempo de experiência no mercado físico (caso tenha) e planejamento.
Mas, as vantagens de investir no e-commerce são maiores que os pontos negativos, afinal, é um universo imenso de possibilidades, basta saber se adaptar e investir nas estratégias certas.
Falando em estratégia, a Auaha é especialista em layouts personalizados e marketing digital!
Que tal bater um papo com a gente, podemos te sugerir a melhor opção para seu negócio e traçar metas alinhadas com estratégias de sucesso para seu e-commerce descolar.