Como abrir seu e-commerce: passo-a-passo da Auaha

Investir no e-commerce tem dado bons resultados para muitos empreendedores. Antes mesmo da pandemia da covid-19, onde tivemos uma enorme onda de novos lojistas buscando o mercado digital para manter sua renda, o e-commerce já apresentava uma excelente evolução.

Os motivos para isso são muitos. A operação requer um investimento inicial menor, o alcance da loja é muito maior e os passos para abrir um e-commerce são mais simples do que numa loja física.

Lógico que nem tudo são flores e dinheiro voando para seu bolso. Todas as vantagens que um lojista iniciante possui, outros também possuem, sem mencionar quem já começou no e-commerce e adquiriu uma boa experiência.

Para ajudar a sua futura loja virtual a sair na frente da concorrência e conquistar um espaço de destaque no mercado, montamos um passo-a-passo de como abrir um e-commerce. Leia, comece a se planejar e fique ligado, temos uma dica especial para quem ler até o fim.

Passo-a-passo do comércio digital: como abrir um e-commerce

Para abrir um e-commerce, você precisará de:

1. Produto ou serviço

O primeiro passo de qualquer empreendedor do e-commerce  é a definição do mix de produtos ou mesmo quais os serviços que pretende oferecer. Isso é um ponto inicial de grande impacto, uma vez que terá papel de destaque no nome, domínio e planejamento da marca.

Mesmo para lojas físicas que pretendem vender online, é preciso conferir quais produtos serão oferecidos na internet, quais são mais rentáveis e contam com melhor saída, além de optar por produtos que apresentam uma logística mais prática.

A logística envolve ainda outro fator importante de decisão, que é a maneira como irá gerenciar seu estoque. Modalidades como o cross docking e dropshipping, por exemplo, permitem uma maior flexibilidade do que estoque físico e centros de distribuição próprios.

Faça sua escolha e lembre-se que no e-commerce é muito importante testar estratégias para garantir que tudo dará certo, então definir uma lista de prioridade nos produtos que serão lançados pode ser uma boa tática.

2. Nome e endereço online

Depois de definir sobre o que será o seu e-commerce, é muito importante que seu empreendimento preencha os campos nome e endereço. 

O nome da marca deve ser único e impactante, como você já deve imaginar, mas ele também precisa oferecer algumas facilidades adicionais para o cliente, tais como:

  • Ser fácil de digitar, evitando caracteres especiais, nomes muito longos e complicados;
  • Evitar cacofonia, principalmente em nomes compostos, onde os termos são escritos juntos na URL e pode formar uma palavra ou som que cause estranheza;
  • Evite nomes muito genéricos ou impessoais, é mais difícil de fidelizar clientes dessa forma;
  • Faça pesquisas no Google com o nome pretendido, para se ter uma ideia dos resultados;
  • Não ignore a importância de registrar sua marca;
  • Pesquise domínios disponíveis antes de tomar sua decisão.

Falando em domínios, chegou a hora de abordar o endereço da sua loja na internet.Faça uma pesquisa no registro.br para saber se as suas principais opções de domínio estão disponíveis para compra.

Além disso, já escolha o nome das páginas do seu e-commerce nas redes sociais, priorizando usar uma mesma apresentação em todas elas, para aumentar suas chances de ser encontrado em qualquer plataforma de busca.

3. Plataforma

A plataforma de e-commerce vem logo na sequência. Você precisa escolher o modelo que mais se adequa ao seu empreendimento, capacidade de investimento, necessidades de funcionalidades e integrações, entre outros fatores.

Já falamos sobre como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o momento da sua marca aqui no blog, vale a pena conferir. Importante citar ainda que a escolha não precisa ser definitiva, uma vez que é possível fazer a migração de plataforma da sua loja virtual.

4. Escolha o layout

Muitos empreendedores esquecem de considerar essa etapa, mas ela é de alta importância. O visual da sua loja influencia diretamente no seu desempenho, em como o público interage com ela e como ele se encontra ao navegar por ela.

Basicamente, o mais comum é termos 2 opções, sendo elas:

  • Tema padrão: trata-se de um tema previamente desenvolvido, com pouca possibilidade de personalização mas que oferece baixo custo e maior agilidade de implementação. A customização permitida envolve a inserção do logo, ajuste de tipografia e cores, fora isso ele segue o padrão definido.

A contratação de tema pode ser feita junto da plataforma ou de uma agência, como a Auaha, que possui temas padrões produzidos de acordo com as últimas tendências do e-commerce, design e usabilidade, com modelos diferentes para cada segmento de mercado, afinal de contas uma loja de roupas e outra de materiais de construção têm suas particularidades.

  • Layout personalizado: o layout personalizado é ideal para quem tem maior capacidade de investimento e planejamento. Ele leva mais tempo para ser desenvolvido, mas tem sua assertividade focada na sua loja e no perfil do seu cliente, com um resultado único e otimizado.

Destacamos ainda que o layout personalizado permite a criação de funcionalidades específicas para o seu cliente ou modelo de negócio, como venda de produtos à granel ou por metro, apresentação de variações, entre outros.

Para isso, é interessante contar com desenvolvedores front-end que tenham conhecimento na plataforma escolhida. Aqui na Auaha contamos com uma equipe experiente e constantemente atualizada, pronta para desenvolver uma loja completa na plataforma da sua escolha.

5. Cadastro de produtos

Plataforma definida, OK, identidade visual da loja, OK, e agora? O próximo passo é cadastrar os produtos no seu painel. Nessa etapa, quanto mais informações você disponibilizar, melhor suas chances de vender.

Boas imagens, em diferentes ângulos, descrição de produtos humanizada, SEO, tudo contribui para uma experiência de compra completa.

6. Escolha de parceiros

Antes de colocar a sua loja no ar, você precisará de alguns parceiros comerciais importantes para quem vende online. No checklist do e-commerce, não se esqueça de:

  • Sistemas de segurança e antifraude, normalmente contratados junto da plataforma;
  • Parceiros de logística, como transportadoras;
  • Sistemas de pagamento, também adquiridos com a plataforma;
  • Agência de marketing digital, para criação de conteúdo, campanhas e performance, como a Auaha.

Com as parcerias ideais, sua loja fica pronta para vencer e tem muito mais chances de ser um sucesso. Precisando de uma ajuda, conte com a Auaha, temos especialistas em e-commerce prontos para te ajudar.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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