Montar uma loja virtual não é um processo fácil. Entre as muitas decisões que o empreendedor precisa tomar, a maioria irá pesar sobre dois fatores altamente conectados, tempo e dinheiro. A capacidade de investimento irá definir o alcance inicial da marca e o prazo que se tem disponível para começar a obter retorno sobre tal investimento determina o caminho a ser traçado.
Com o e-commerce ganhando cada vez mais espaço e com a infeliz situação vivida pela pandemia de covid-19, vender online é uma ótima opção para se manter em atividade e garantir a sobrevivência da sua marca.
Aí entra uma das importantes decisões a serem feitas na criação da sua loja virtual. Optar pela opção mais prática e com menor custo ou investir mais em um projeto totalmente único, com maior capacidade de atrair clientes e obter melhores resultados.
Essas opções são tema padrão e loja personalizada. que consistem principalmente no layout e identidade visual da loja, assim como as funcionalidades implementadas por padrão e que poderão ser utilizadas pelos usuários.
É melhor layout personalizado ou tema padrão?
A resposta pode decepcionar algumas pessoas, mas a verdade é que isso depende de muitos fatores e que a sua escolha não poderá ser definitiva. Ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens, além de não serem a última escolha no assunto, como o mercado online se reinventa com frequência, será importante realizar otimizações na loja virtual.
Em geral, é importante se responder às seguintes perguntas antes de continuar:
Qual a sua verba disponível?
Esse número é importante, pois irá definir muitos dos passos a seguir. Ele determina além do visual da sua loja, qual a plataforma mais adequada para o momento, qual deve ser o seu faturamento para recuperar o investimento e quanto tempo você tem para atingir tal faturamento.
Ter noção sobre sua capacidade de investimento é primordial para qualquer empreendimento e isso também vale para o e-commerce.
Qual a sua meta?
Como falamos anteriormente, a sua meta de faturamento diz muito sobre qual o caminho a se seguir. Temas padrões trazem resultados rápidos, porém modestos, se comparados a uma loja totalmente personalizada nos detalhes, que em contrapartida leva mais tempo para ser desenvolvida, com maior capacidade de atendimento.
Qual o prazo disponível?
Especialmente em virtude da pandemia, o prazo para lançamento de uma loja virtual da sua marca é um fator muito pertinente. Muitos lojistas tiveram de fechar suas portas por conta das recomendações de isolamento e agora se viraram para o e-commerce.
Nesse caso, a necessidade de uma loja funcional e rápida é essencial.
O que é o tema padrão?
Tema padrão é um layout e código pré-produzido, que pode ser feito por uma agência como a Auaha, que mantém uma loja de temas com layouts para os principais segmentos do e-commerce. No geral, o tema pronto é feito com base nas boas práticas do mercado, compreendendo os pontos mais relevantes e interessantes que possam ser aplicados a maioria das lojas virtuais do segmento.
Na Auaha, desenvolvemos os temas utilizando nossa experiência e conhecimento nas plataformas, funcionalidades, design e usabilidade. Mesmo que eles tenham uma maior aplicabilidade, a ideia é que sejam capazes de oferecer o melhor resultado com o menor investimento.
Vantagens do tema padrão
Implementação rápida: a principal vantagem do tema padrão é o tempo de implementação, em questão de semanas é possível realizar a configuração de uma loja e colocá-la no ar para começar a vender;
Investimento baixo: por não custar tantas horas de serviço e ter boa parte do código pronto para implementação, o investimento requerido para esse formato é bem menor.
Desvantagens do tema padrão
Limitações: não espere nada muito surpreendente, já que as funcionalidades e estrutura geral da loja são genéricas e feitas para atender a maior faixa de empreendimentos;
Menor interesse do público: o público espera bons preços e uma loja com identidade marcante, o que nem sempre é possível com o tema padrão, gerando menor identificação;
Pouca personalização: a personalização do tema padrão se limita a cores e a fonte, combinando com a identidade visual da marca, mas sem que isso se estenda por muitos detalhes.
O que é um layout personalizado?
O layout personalizado é uma loja com visual e funcionalidades desenvolvidas a partir do zero. Trata-se de um processo mais complexo, onde é preciso analisar a personalidade da marca e do seu público-alvo para identificar as necessidades que precisam ser atendidas para causar um efeito único.
Vantagens do layout personalizado
Personalização completa: todos os pontos de funcionalidade, design e usabilidade são pensados especificamente para sua loja e seus próprios diferenciais;
Maior identificação com o público: o público-alvo tem maior foco nesse modelo, aumentando o poder de fidelização da sua loja;
Maior capacidade de conversão: uma loja totalmente personalizada tem melhores chances de conversão, o que pode proporcionar um faturamento que justifica o maior investimento.
Desvantagens do layout personalizado
Mais caro: o investimento em um layout personalizado é certamente proporcional ao faturamento que pode trazer, ou seja, mais alto que outros modelos;
Tempo de produção: o desenvolvimento de um layout personalizado do zero leva mais tempo e isso deve ser considerado no planejamento.
Solução da Auaha
Você pode identificar qual modelo é mais interessante para seu projeto, mas a Auaha tem uma terceira opção, que pode ser a solução para o seu projeto.
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Com nosso método de Go-Live em 5 passos, realizamos a implementação da loja com um tema da Auaha, feito com as melhores práticas do mercado. Depois da loja ir ao ar e começar a vender em pouco mais de duas semanas, podemos realizar a otimização adicional para que sua loja virtual atinja o seu máximo potencial.
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