Marketplace: tudo que você precisa saber sobre essa plataforma


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Se você já pesquisou algum produto na internet, ou até mesmo realizou alguma compra nesse meio, com certeza se deparou com sites como Mercado Livre Brasil, Magazine Luiza, Amazon, Walmart entre outros. 

Você já reparou em como essas plataformas funcionam da mesma maneira? Elas selecionam e elencam os produtos de várias lojas, possibilitando que o cliente escolha em qual deseja realizar a compra. Pois é, esse é o tal do marketplace, um shopping digital.

O marketplace ganhou muita força no ano de 2020 devido à restrição das compras em lojas físicas, e ganharam mais visibilidade, tanto no mundo dos varejistas, quanto dos consumidores.  

Vale a pena você entender mais quais são as vantagens e desvantagens que os marketplaces proporcionam para seu e-commerce.

 

Quais são as vantagens que o marketplace oferece?

Os marketplaces são como shoppings centers online, que reúnem várias lojas e serviços em um só lugar. Essas plataformas possuem alguns pontos positivos que valem a pena serem elencados, a fim de que você conheça um pouco mais sobre antes de hospedar – ou não – seu negócio nelas. 

  1. Visibilidade

Os marketplaces geralmente são sites que já possuem certo nome dentro do mercado. É muito difícil uma pessoa não conhecer Casas Bahia ou Magazine Luiza hoje em dia, por exemplo. 

Trazer o seu e-commerce para se “hospedar” nesse tipo de loja é interessante, pois as pessoas estão sempre navegando na internet, coisa que consequentemente acaba aumentando a possibilidade de venda do seu produto.

O Mercado Livre Brasil, por exemplo, teve 123% de alta nas vendas durante o segundo trimestre de 2020. Foram vendidas cento e setenta e oito milhões de itens nesse período, 101,4 por cento a mais que no ciclo passado. 

E o número de usuários ativos cadastrados no site foi de 51,5 milhões, o que simbolizou um crescimento de 42,5%.

 

  1. Reputação e confiança

Como visto no tópico anterior, os marketplaces já possuem nome sólido dentro do mercado de vendas. 

Segundo uma pesquisa publicada pela PwC com a UPS (United Parcel Service, uma das maiores empresas de logística do mundo), 95% das compras online são realizadas através de plataformas de marketplace e 44% desta porcentagem comprariam novamente por elas.

Esses dados são justificados pela segurança que os brasileiros possuem em relação a prazo de entregas, pagamento, possibilidade de rastreamento e garantia de que o produto correto vai realmente chegar.

Essa garantia mostra aos consumidores que se determinada loja está dentro do marketplace, ela tem a qualidade do serviço que promete, visto que as grandes marcas zelam muito por sua credibilidade. Por isso, é interessante que seu e-commerce esteja em pelo menos alguma dessas plataformas, como a b2w.

 

  1. Eles podem ser a porta de entrada para seu sucesso

Não só em relação ao número de vendas. Mas os marketplaces podem funcionar como uma espécie de laboratório para seu nicho.

Isso porque o grande número de visitas pode te proporcionar métricas negativas e positivas, como por exemplo: por que o meu produto não vendeu bem? Qual a comunicação e linguagem adequada para o tipo de visita que recebo? Qual produto vende mais? Qual vende menos? 

Esse tipo de pergunta faz com que melhorias ocorram em seu e-commerce e são importantes para o seu sucesso. E é mais fácil ter noção desses dados quando se tem muitas visitas e opiniões, no caso do marketplace, do que entre um site próprio.

  1. O custo de publicidade nessas plataformas são menores

Você já ouviu o ditado: quanto mais oferta, menor o preço? Pois tenha isso em mente ao colocar seu negócio no marketplace.

Essas plataformas acomodam muitas marcas, e isso faz com que o preço da publicidade seja menor em relação às que acomodam somente seu produto. Isso porque você vai concorrer diretamente com mais lojas.

Essa concorrência também exige que você se atente ao tópico anterior e proporcione um diferencial para que o consumidor escolha o seu produto. 

  1. Os marketplaces vão atender ao seu segmento e trazer mais público

Cada segmento possui um público específico e é importante se adequar e conversar diretamente com essas pessoas.  Essas plataformas digitais facilitam muito essa relação, pois aparecem para oferecer uma gama de produtos em um único local.

Supondo que você esteja no segmento de facas específicas e inseriu sua loja na Americanas, que tem uma visibilidade enorme. Uma pessoa que não faz parte do público alvo pode comprar seu produto.

 Ela pode ter a intenção de montar um kit churrasco e procura por churrasqueira portátil. Mas vê sua faca de material especial e corte específico e decide comprar também. 

Inicialmente, esse consumidor não é seu alvo específico, nem amante de facas, mas de acordo com o que ele busca, ele se torna um consumidor em potencial.

Sempre é bom destacar que em alguns segmentos essas plataformas podem ser assertivas, enquanto para outros um desastre. Então fique de olho nas vendas ao colocar seu negócio em um marketplace, pois ele não é a fórmula de sucesso para seu e-commerce.

Pontos negativos do marketplace

A gente já viu que existem muitas vantagens em hospedar seu e-commerce nesse tipo de plataforma. Mas como nem tudo é um mar de rosas…Conheça as desvantagens de utilizar o marketplace.

  1. Seu negócio fica dependente da plataforma

Quando você usa um marketplace, sua empresa pode ser prejudicada em algumas situações. 

Se a plataforma sai do ar, encerra suas atividades ou acontece algum erro, todos os usuários que vendem na plataforma como canal de vendas, serão prejudicados. E não pense que esses acontecimentos são pontuais, pois eles ocorrem com bastante frequência e são um dos principais motivos de reclamação dos comerciantes que colocam seu negócio nessa plataforma. 

Outro ponto é que seu negócio deve sempre se encaixar dentro das mudanças que podem ocorrer repentinamente dentro da plataforma. Como por exemplo: a Amazon mudou suas diretrizes e seu produto não segue esse padrão. Muito provavelmente não ocorrerão vendas, ou seu produto corre risco de ser excluído da categoria.

 

Portanto, a dica é que você não dependa exclusivamente do marketplace para realizar suas vendas e busque sempre autonomia. Assim, você pode ir, aos poucos, ganhando espaço e se destacar dentro de seu nicho de vendas no mundo online.

  1. Sua identidade pode ser apagada

Se você já fez compras em algum marketplace, sabe que muitas vezes a loja que oferece o produto passa despercebida.

O que o cliente leva em consideração primeiro é coisas do tipo preço, entrega, disponibilidade e etc… Depois de levar esses fatores em consideração, pode ser que ele finalize a compra sem ao menos ver de qual loja está oferecendo o produto de fato.

Se alguém perguntar ao consumidor: “onde você comprou esse produto?” É provável que ele fale: “ahh, foi no site da Casas Bahia”. E isso pode fazer com que a pessoa que o questionou acabe comprando o mesmo produto só que em uma loja diferente.

Portanto, se você busca deixar a marca de seu negócio dentro da internet,e quer ser reconhecido pelo serviço que oferece,  os marketplaces não são uma boa opção a longo prazo.

  1. Você paga para vender

O marketplace vai proporcionar mais visibilidade para sua loja. Mas você precisa pagar para estar dentro dela .

Isso porque eles funcionam como um shopping virtual. Hospedam várias lojas, que oferecem uma diversidade de serviços em um só lugar. Mas para isso, cobram uma taxa alta, que geralmente varia de 10 a 16%  em cima de cada venda realizada.

Ou seja, conforme você vai crescendo dentro da plataforma e suas vendas aumentam, o valor que vai ser pago à essas plataformas também vão ser maiores. Isso, a longo prazo, pode não ser muito vantajoso para seu e-commerce. 

Então você deve levar em consideração esse fator na hora de colocar seu negócio em um marketplace, e colocar na balança até que ponto essa prática está sendo vantajosa para você.

 

 

Devo ou não inserir meu e-commerce no marketplace?   

O que vai definir se o marketplace vale a pena ou não para o seu e-commerce são seus objetivos. O mais importante para que o sucesso seja alcançado é conhecer seu negócio, testar coisas novas, criar certa reputação dentro do mercado

O marketplace é uma boa opção para quem quer dar um start nas vendas, pois proporcionam uma boa visibilidade, e podem ser o laboratório para sua marca.  

Você deve buscar, cada vez mais, autonomia para seu negócio e investir em uma plataforma própria, garantindo melhores resultados. Busque visibilidade, atinja seu público e depois crie uma personalidade própria para sua marca.

Claro que é importante você seguir as dicas da Auaha para ter uma performance mais assertiva sem depender de marketplace.

Aqui a gente vai traçar estratégias para que seu negócio tenha uma desenvoltura excelente no mundo online. Esse processo é feito desde a identificação e criação de personas, identidade visual, até a criação do seu próprio site.

Então vamos bater um papo para encontrar a melhor solução para seu sonho crescer. 

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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