Como a psicologia de vendas pode ajudar nas vendas online

Utilizar a psicologia de vendas da forma correta nas estratégias de marketing, pode ajudar sua empresa a conhecer os leads – descobrindo como eles reagem a determinados estímulos – e adquirir melhores resultados nas campanhas.

É muito importante estudar o comportamento humano para descobrir os melhores modos para se relacionar com o público-alvo do seu negócio.

A psicologia de vendas pode estar presente em um CTA de um copy, nas cores de um anúncio ou em qualquer parte da estratégia de comunicação que tenha o objetivo de conquistar a atenção do consumidor.

Entenda melhor sobre o assunto e descubra como aplicá-la durante este artigo que preparamos para você. Aproveite a leitura!  

O que é e qual a sua importância?

A psicologia de vendas é a estratégia que une os estudos a respeito do comportamento humano – do consumidor – com a criação de estratégias para aumentar o número de vendas.

É uma grande aliada do marketing, pois é capaz de agregar valor às campanhas publicitárias tornando-as mais efetivas, além de despertar o desejo de compra no consumidor por meio do uso dos gatilhos mentais e outras estratégias.

Esses conceitos serão capazes de ajudar o seu negócio a conquistar mais visitantes no funil de marketing e consequentemente, aumentar o número de vendas do seu negócio.

Através dela, é possível enxergar os padrões comportamentais e desenvolver estratégias de vendas compatíveis, obtendo diversos benefícios. Listamos alguns abaixo:

  • ajuda a criar um relacionamento com o cliente;
  • possibilita o atendimento personalizado;
  • contribui para o encantamento e a fidelização;
  • aumenta a criatividade e o número de vendas;
  • promove a humanização da marca;
  • minimiza os erros;
  • proporciona melhores experiências.

Quais são os principais conceitos dessa técnica?

Diversas pesquisas e estudos comprovam que na maioria das vezes, as compras são realizadas por impulso e existem algumas emoções por trás disso.

Diversos pesquisadores focam seus trabalhos no comportamento do consumidor, como:

  • Martin Lindstrom (A lógica do consumo);
  • Brian Tracy (Psicologia da venda);
  • Martín Tetaz (Psychonomics);
  • Charles Duhigg (O poder do hábito);
  • Carol Dweck (Mindset: a nova psicologia do sucesso);
  • Eva Heller (A psicologia das cores).

Todos eles buscam entender e descobrir pontos em comum entre os seres humanos, para utilizar isso como um ponto positivo para as vendas. Veja algumas teorias:

Mindset

De acordo com a especialista em Psicologia do Desenvolvimento, Carol S. Dweck, o ser humano possui duas capacidades:

  • mindset fixo — quando alguém, a partir de determinada experiência, não é capaz ou não acredita que algo pode mudar;
  • mindset de crescimento — no qual a pessoa identifica oportunidades de mudança.

Os mindsets se assemelham às crenças e são vistos de maneiras diferentes pelas pessoas. Um único indivíduo pode apresentar ambos, o que muda é apenas a situação que ele se manifesta.

Status de pertencimento

Podemos considerar também a necessidade do status de pertencimento que a sociedade busca, mesmo que inconscientemente. Por esse motivo que os gatilhos mentais são tão utilizados durante as estratégias, falaremos mais sobre eles no próximo tópico.

Memória de curto prazo

O psicólogo cognitivo George Miller, em 1950 já afirmava que a memória de curto prazo que possuímos, pode armazenar de cinco a nove elementos.

Considerando essa informação, a repetição se torna algo essencial, a fim de sempre resgatar a lembrança no cérebro do indivíduo.

Entenda mais sobre os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são informações que provocam reações automáticas no indivíduo. Por isso é importante conhecer e dominar o uso dessa prática.

No livro ‘’As armas da Persuasão’’, o psicólogo Robert Cialdini apresenta diversos gatilhos mentais utilizados por nós com maior frequência. Ah, nós recomendamos fortemente a leitura desta obra, viu?

Veja alguns gatilhos e entenda como colocá-los em prática para vender ainda mais!

Reciprocidade

É quando alguém nos fornece algo e nos sentimos na obrigação de retribuir a boa ação. Ou seja, gere valor para o cliente e conquiste a sua atenção e confiança.

Produzir material de valor: posts para blog, e-books, podcasts, webinars, newsletters. Faça conteúdos com foco em ajudar seu público a resolver problemas reais de maneira gratuita.

Compromisso e coerência

Esse é um dos gatilhos mentais para vendas mais interessantes, é focado no nosso desejo de demonstrar coerência em nossas ideias e atitudes.

Ter uma personalidade coerente é muito valorizado socialmente e facilita nossas escolhas. Na área de vendas uma boa ideia é fazer um pequeno pedido ao invés de um grande.

Se você conseguir um “sim”, a tendência é que o cliente seja coerente e também aceite um pedido mais complexo.

Prova social

O gatilho mental de aprovação social é ainda mais influente em situações de incerteza e de semelhança.

Podemos utilizar depoimentos de clientes, cases de sucesso, referências e muitas outras estratégias para explorar esse gatilho.

Autoridade

Esse gatilho é poderoso e para ter sucesso nas vendas, é essencial que você construa autoridade no mercado que está inserido.

É possível aplicá-lo por meio de conteúdos de referência, palestras, cursos, apoio de especialistas e outros.

Escassez

Uma coisa é fato, todos nós damos mais valor às coisas quando elas estão menos disponíveis, não é mesmo? É isso que esse gatilho trabalha. Ofereça bônus, condições privilegiadas, tempo limitado para ofertas e semelhantes.

Como aplicar psicologia em vendas?

Essa estratégia é uma excelente forma de usar do conhecimento que se tem do cérebro humano para agregar ao seu produto ou marca.

A comunicação de qualquer produto ou serviço deve ser simples e original, para chamar atenção do consumidor.

Crie experiências

Aposte em dicas para promover experiências aos seus clientes, como:

  • mostrar o valor do seu produto ou serviço;
  • criar conexões a partir da comunicação;
  • antes de falar do preço, fale dos benefícios do seu produto;
  • desperte a necessidade de compra;
  • promova o bem-estar máximo com o que quer oferecer.

A experiência está ligada ao sentimento de representatividade e status de pertencimento, questões já abordadas no tópico sobre gatilhos mentais. Ao promover um sentimento positivo e sincero em seus clientes, as chances de a sua marca ser reconhecida são muito altas.

Assim como ações pontuais proporcionam bons resultados, a atenção que você dá no dia a dia ao expor os benefícios do produto na hora da venda, por exemplo, tornando-os essenciais na vida da persona, também são relevantes para a construção de relacionamentos.

Utilize o storytelling

O storytelling, como já falamos em outros artigos aqui no blog, é o ato de envolver com histórias que motivem e inspirem o consumidor.

Ao utilizar a estratégia, você estará acionando o senso de pertencimento, já que a persona pode identificar a sua marca como algo de que queira fazer parte.

Conheça sobre a psicologia das cores

Você pode complementar as campanhas com as cores que atraiam o lead, elas fazem parte dos estudos dos comportamentos humanos e auxiliam na psicologia de vendas.

É possível atrair ou até mesmo afastar um cliente pelo uso de determinadas cores, por isso é importante conhecer sobre o conceito de psicologia das cores e identificar o que cada uma delas representa ao cérebro.

O sentido visual é essencial na contribuição da compra, conheça algumas reações que as cores promovem ao cérebro:

  • azul acalma a mente;
  • vermelho representa força;
  • amarelo remete à felicidade;
  • verde transmite confiança.

Mais uma indicação de leitura para vocês é o livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller. Vale muito a pena para entender melhor sobre esse universo!

Utilize os dados a seu favor

Capte informações dos seus leads e segmente-as, dividindo os diferentes perfis, isso facilitará na hora de colocar em prática suas estratégias.

Não existem regras e nem formatos específicos, nesses casos é preciso testar diferentes formatos e optar por aquele que mais se encaixa para o seu negócio.

Noções básicas da psicologia

Trouxemos também algumas noções básicas da psicologia que são fundamentais durante o processo de venda. Veja abaixo:

A compra é um prazer

Com as mudanças que ocorrem na sociedade, surgem novas necessidades, sejam elas imediatas ou simbólicas, que o cliente deseja suprir. Além disso, a psicologia diz que o cliente se sente gratificado ao se dar um presente, ou ao presentear alguém.

Egocentrismo

Considerando os conceitos psicanalíticos, uma vez que o ego simula a ideia do ‘’eu’’, é ele que nos permite sentirmos diferentes dos outros e decidir o que é melhor para nossa vida.

A psicologia diz que o ego existe para nos proporcionar prazer a nós mesmos. Porém a ideia exagerada, pode fazer com que tenhamos uma visão egoísta, baseada apenas em nós mesmos.

Os benefícios de um produto

É muito importante mostrar o valor que o seu produto ou serviço tem e quais os benefícios tangíveis e intangíveis que a pessoa terá ao adquiri-lo.

O valor é relativo ao que você está vendendo e deve-se levar em consideração uma série de fatores, não apenas o preço.

As pessoas seguem comportamentos

O efeito manada, é observado na psicologia das vendas também. Ou seja, as pessoas tendem a seguir os comportamentos da maioria.

O que é normal, já que muito do aprendizado infantil vem da repetição e imitação dos familiares. Busque feedbacks positivos dos seus clientes para que outras pessoas se inspirem e aumentem o desejo de consumo.

Conveniência e facilidade

Quanto mais acessível for um produto ou serviço, mais satisfeito o cliente estará. A psicologia aborda a noção da redução do esforço como uma maneira de redução de riscos.

O E-commerce pode se destacar muito nesse quesito, busque sempre oferecer condições que satisfaçam o cliente e o convençam de que esta é a melhor oferta.

Passe confiança

Quando vamos investir nosso dinheiro em determinado produto ou serviço, queremos estar seguros de que a compra valerá a pena.

O vendedor tem a obrigação de entender tudo sobre o produto ou serviço que está oferecendo ao cliente, desse modo, o consumidor ficará ainda mais confiante da sua decisão.

O lado emocional

Na maioria das vezes as pessoas tomam decisões com base nos seus sentimentos e emoções, e não apenas baseadas em um pensamento racional.

 

 

 

Persuasão é diferente de manipulação

Muitas pessoas acabam confundindo as duas ideias, porém vamos entender a diferença entre elas.

Manipulação é influenciar alguém a fazer algo que você queira, sem se preocupar com o benefício para ambas as partes. Podemos até considerar que essa é uma maneira de pressionar o outro para realizar a sua vontade.

Enquanto a persuasão é a arte de convencer alguém a realizar algo que é de seu próprio interesse, mas que também beneficia o outro lado. Ou seja, é fazer com que a pessoa aceite a ideia que você está passando e tome uma atitude que foi proposta.

Essa é uma estratégia de comunicação que utiliza argumentos simbólicos para influenciar os consumidores.  Ambos têm o mesmo objetivo, porém a intenção por trás do processo é que muda.

A psicologia é incrível!

Trouxemos diversas teorias e explicações a respeito da psicologia de vendas, para que você coloque em prática tudo que aprendeu e colha ótimos resultados. 

Lembre-se, é preciso buscar sempre o melhor alinhamento entre a comunicação do marketing e das vendas para construir um relacionamento duradouro com os leads.

E para ficar por dentro de todas as tendências do mercado, acompanhe nosso blog, clique aqui e aproveite. 

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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