
A produção de conteúdo na estratégia de marketing de uma empresa é, de fato, um grande desafio.
Para que a estratégia de conteúdo apresente bons resultados e gere valor é uma tarefa que exige não só o uso, como também o domínio de conceitos fundamentais, tais como criar materiais como posts e vídeos para manter a relevância e transmitir boas informações. Você pode ler mais sobre, aqui.
Segundo Kotler (2016), o primeiro passo é delimitar o público para então traçar os perfis e descrever suas personas, o que ajudará a imaginar como são na vida real e, claro, desenvolver a empatia necessária para estreitar e fortalecer o relacionamento, enquanto a marca busca conhecer as aspirações do seu público-alvo.
Afinal, como em todo e qualquer diálogo, precisamos conhecer a pessoa com quem estamos nos comunicando. Trazendo o fato para o ambiente digital, é possível afirmar que toda informação publicada é um conteúdo em potencial para gerar uma conversa.
Se você deseja se comunicar melhor com a audiência da sua marca, este é o artigo perfeito para você!
Aqui, vamos te ajudar a compreender o conceito de persona, quais são todos os seus benefícios para a estratégia de marketing digital e preparamos um passo a passo para a sua empresa gerar as personas com maior praticidade. Se joga na leitura e descubra tudo o que precisa saber!
O que são buyer personas?
As buyers personas são representações fictícias do perfil dos clientes ideais da marca. Elas são baseadas em dados reais sobre as características demográficas e psicográficas – ou comportamentais – dos seus clientes. A criação de histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações é um importante diferencial.
Em outras palavras, as personas são a descrição de quem você – ou a sua marca – conversará. Com ela, podemos nortear os tópicos, o tom e as propostas do conteúdo que utilizaremos na estratégia.
Dessa forma, se um negócio não possui uma persona bem definida, provavelmente os conteúdos se tornarão irrelevantes e pouco interessantes.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
A dúvida é muito comum quando falamos de personas. Por isso, vamos te explicar em detalhes quais são as diferenças.
Os dois conceitos possuem semelhanças, uma vez que ambas definições são criadas para traçar estratégias do marketing e até parte da gestão das empresas, com o objetivo de chegar até as pessoas com potencial para tornarem-se consumidores reais.
Entretanto, a principal diferença entre os conceitos de Persona e público-alvo é que o público-alvo acaba sendo muito amplo. Assim, ao tratar um determinado segmento de pessoas como uma grande massa, os seus desejos, hábitos e problemas acabam passando batido.
Tratar potenciais consumidores somente como um alvo a ser atingido já é um conceito ultrapassado nos dias atuais e faz parte do modelo de publicidade antigo.
Exemplo de público-alvo: “Empreendedores entre 25 e 40 anos. Trabalham para consolidar a sua marca, passam bastante tempo na internet e possuem renda mensal de aproximadamente R$5.000,00.”
Em contrapartida, o conceito de Persona se destaca por ser completo e retratar o consumidor ideal do produto ou serviço, com atenção às dificuldades e como o seu negócio pode ajudá-la, permitindo uma criação e comunicação definitivamente mais efetivas.
Exemplo de Persona: “Amanda Cristina, 32 anos, recentemente abriu uma loja de cosméticos. Gosta de passar o tempo livre com os amigos, adora cozinhar, rotinas de autocuidados e fazer exercícios. É bem presente nas redes sociais, especialmente no Instagram e no Twitter. Recém-formada em Estética, sente que precisa melhorar a sua qualificação para se estabelecer no mercado. Seu grande desafio é se qualificar na sua área e conseguir estabelecer a sua loja tanto no mercado físico, quanto no digital.
Como Buyer Personas podem te ajudar?
Agora que você já sabe tudo sobre a definição de uma Buyer Persona, chegou a hora de entender como elas podem ajudar o seu negócio. Confira abaixo:
– A Persona determina o tipo de conteúdo que você entregará ao público a fim de atingir seus objetivos, já que será mais fácil encontrar o que o público deseja alcançar.
– Ela facilita a definição do tom e do estilo de seu conteúdo para aprimorar o direcionamento e as chances de engajamento.
– Auxilia no processo de traçar as estratégias de marketing, pois apresenta os principais interesses e problemas que o consumidor ideal possui.
– Permite uma definição precisa sobre os assuntos que você deve escrever de forma clara e específica, sempre levando em consideração as reais necessidades dos clientes em potencial.
– Ajuda a entender onde o público busca informações e como deseja consumi-las.
– Assim, ela ajuda a reduzir os custos da estratégia e a elaborar estratégias focadas em pessoas com real potencial.
Quem é a Persona no contexto do seu negócio?
Embora seja fictícia, a Persona facilita a compreensão de grupos com necessidades semelhantes. Por isso, as Buyer personas são criadas através de pesquisas, questionários e entrevistas feitas com seu público-alvo, enquadrando todos os tipos de clientes, prospectos e pessoas que podem fazer parte do público-alvo.
Assim, é possível coletar dados qualitativos e quantitativos para criar a imagem mais próxima da realidade do seu cliente ideal, tal como o que ele valoriza e qual a solução perfeita para o seu problema. Dá uma olhada no passo a passo que separamos para esclarecer as dúvidas:
#1: Coletar os dados
Como falamos logo acima, a definição da sua Buyer Persona não pode ser baseada nas impressões que você possui dos clientes ou futuros clientes da sua marca. Na verdade, é exatamente o contrário: precisamos realizar uma pesquisa detalhada para entender quais são os principais problemas e quais os objetivos ela deseja atingir.
Mesmo que exista uma certa convicção de compreensão do público do seu negócio, o hábito de basear tais práticas estratégicas em dados poupa tempo e promete gerar resultados mais rápidos e precisos.
A pesquisa pode ser feita através de formulários online, telefonemas, e-mails, entre outros.
#2: Compreender as necessidades e dúvidas da Persona com base em dados
O planejamento das pautas do seu blog não deve ser feita somente com base nas palavras-chave mais procuradas relacionadas ao seu negócio. Pense nos temas que mais interessarão sua Persona em questão aos seus problemas e objetivos para, mais tarde, disponibilizar o conteúdo do blog de maneira mais humana e mais útil.
#3: Mapear o trajeto pelo funil de vendas
O conceito do funil de vendas é essencial para qualquer estratégia que esteja dentro do marketing digital. Ele é o trajeto pelo qual o seu potencial cliente passará desde o primeiro contato com o seu negócio até decidir finalizar a compra e, efetivamente, tornar-se um comprador de seus produtos ou serviços.
Se você deseja se aprofundar no assunto, temos um conteúdo exclusivo sobre o funil de vendas em nosso blog, clique aqui.
O funil de vendas conta com três etapas, sendo elas:
– Topo de funil – descoberta: blog posts, videos, infográficos;
– Meio de funil – consideração: e-books, webinars, newsletters, blog posts, cases de sucesso;
– Fundo de funil – decisão de compra: cases de sucesso, vídeos de teste do seu produto, cupons de desconto, conversa com um consultor.
Com esse mapeamento, fica mais fácil identificar em qual estágio o seu potencial cliente está e então, você pode solucionar os problemas enquanto contribui para que ele chegue mais consciente e preparado ao momento de compra/fundo do funil.
#4: Realizar a venda e fidelizar o cliente
Diferente do que a maioria das pessoas acredita, o processo de venda não termina ao fechar um negócio. Então, a Persona ainda é considerada essencial para traçar estratégias de fidelização de clientes, como e-mail marketing e conteúdos especiais no suporte pós-compra.
Como gerar as personas do seu negócio?
Entrevistando os clientes
Para sair da teoria e ir para a prática, não se esqueça que as melhores perguntas são indispensáveis para compreender exatamente o que sua persona precisa e espera de você. Listamos as melhores dicas para entrevistar clientes e guiar a criação da Buyer Persona da sua empresa. Dá um check!
– Introdução: nesse momento, é interessante oferecer um incentivo para as pessoas responderam o questionário, como um desconto ou um brinde.
– Propósito: nessa etapa, você deve extrair do cliente quais são os objetivos dele ao adquirir o seu produto ou serviço, entender o principal motivo para a busca e qual é o maior benefício oferecido a ele.
– Processo de compra: tente entender como o cliente foi atendido, se considerou outras alternativas e quais dúvidas teve antes de finalizar a compra.
– Entendimento e utilização do produto/serviço: pergunte sobre o que o cliente aprendeu após a compra e com qual frequência faz as compras.
– Fechamento: para finalizar, pergunte se há algo que o cliente gostaria de acrescentar e agradeça em nome da empresa.
Analisando os dados obtidos
Uma vez que os dados foram coletados, é de extrema importância que eles sejam analisados e colocados sob medidas de comparação para compreender a fundo qual é a sua Persona e construir insights baseados nas informações que você coletou.
Embora não exista um número mínimo ou máximo de Personas a serem criadas, é importante ter em mente que a estratégia de conteúdo deve contemplar todas as personas criadas.
Após isso, procure entender quais foram as características mais comuns entre as entrevistas, as mais citadas e em tese, qual é a linha que une todos que se sentiram contemplados pelo o que a sua empresa oferece.
Estruturando a persona
Com a pesquisa e entrevistas finalizadas, você já reuniu todos os dados que precisava para começar a criar as suas personas.
Para isso, reúna as informações de forma clara e coesa para definir bem os problemas e objetivos.
Na hora de criá-las, você pode usar ferramentas online, como o Fantástico Gerador de Personas. Ele oferece o passo a passo no hotsite e apresenta o resultado em PDF completo para ser apresentado à empresa e usado como referência para a sua marca oferecer o melhor trabalho, linguagem e objetivos na comunicação.
Agora, você já conhece as personas e qual é a sua relação com as estratégias de marketing digital e está pronto (a) para criá-las.
Se você deseja decolar o seu negócio no mercado online, seja no planejamento ou nas vendas, a Auaha está sempre disponível para te ajudar nesta jornada tão importante. Contamos com um time de guerreiros especialistas em soluções rápidas e inteligentes para e-commerces. Fale conosco!