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Prezar pelo bom convívio entre as pessoas é fundamental para criar e estabelecer alianças, fazendo com que o seu negócio prospere. O relacionamento pode afetar diversos setores dentro de uma empresa e colocar em risco o nome da marca.
Por esse e outros motivos, é necessário não poupar esforços no relacionamento com o consumidor para gerar estatísticas promissoras. Nós da Auaha, nos esforçamos a cada dia que passa para oferecer aos nossos clientes o melhor tratamento que eles poderiam imaginar.
Entenda melhor sobre isso no artigo de hoje e faça como a gente! Continue lendo…
O que é a gestão de relacionamento com o cliente?
Pesquisas mostraram que mais de 85% dos consumidores acabam desistindo de comprar devido ao mal atendimento da loja e muitos deles estão dispostos a pagar mais caro, pelos mesmos produtos, em uma loja que ofereça um atendimento de maior qualidade.
A gestão de relacionamento com o cliente é uma série de estratégias voltadas para o público-alvo e é essencial para uma empresa se manter competitiva no mercado. Para uma gestão bem feita, é necessário o esforço conjunto das seguintes áreas:
- Marketing;
- Venda;
- Atendimento;
- Assistência técnica;
- Pós-vendas.
O sistema CRM – Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente), é um sistema que aumenta a eficácia das estratégias. Este software é capaz de reunir diversos dados sobre leads, prospects e clientes como: comportamento, preferências de compra, hábitos, necessidades e expectativas.
Com isso, é possível traçar perfis e personalizar o atendimento para cada tipo de pessoa, promovendo assim um relacionamento duradouro e promissor.
Como podemos melhorá-la?
Existem diversas maneiras para melhorar o relacionamento com o seu cliente, veja abaixo algumas:
Entenda quem ele é
Esse relacionamento só evolui à medida que você conhece melhor a outra pessoa, então seja capaz de entender quais são os desejos, dores, necessidades. Isso fará com que o seu diálogo seja cada vez melhor.
Busque interagir com o público
A comunicação que visa uma troca de conhecimentos e a interação de ambas as partes, é a melhor opção que você pode oferecer. Independente do meio de comunicação utilizado, foque na troca de experiências, assim o público se sentirá valorizado e conectado com a empresa.
Nunca deixe de falar com a sua audiência
Todo e qualquer relacionamento é baseado na boa comunicação, quando ela não acontece a tendência é que a sua conexão se enfraqueça. Para que esse erro não aconteça, facilite os meios de contato.
Atenda e supere as expectativas
Sua missão é oferecer uma experiência única para o seu cliente, assim você será capaz de se destacar entre os outros.
Existem diversas maneiras para proporcionar isso: bônus para futuras compras, descontos, embalagens reaproveitáveis, programas de pontos e fidelização, entre outras.
Por que esse relacionamento é importante?
Em um mercado que todos vendem a mesma coisa, é necessário que você se destaque da concorrência, ganhe espaço na internet e surpreenda o consumidor com algo a mais.
Esse diferencial pode ser justamente o relacionamento que você proporciona para o seu público. Aproximadamente 72% dos clientes acabam comentando sobre suas experiências com 6 ou mais pessoas ao seu redor, o que pode gerar consequentemente uma boa reputação, visibilidade e mais vendas para o seu negócio!
Quais são as etapas para chegar até a fidelização?
Confira nos tópicos abaixo como estruturar sua gestão para chegar até a fidelização do seu cliente.
Descobrimento dos clientes
Com ajuda do CRM, levante o máximo de informações sobre os clientes em potencial e trace um perfil ideal, realizando a segmentação que ajuda a personalizar o atendimento. Aqui começa o trabalho de guiar o consumidor pelo funil de vendas e conquistar sua conversão.
Conhecimento dos clientes
Esse conhecimento pode ser adquirido através da análise das interações que o cliente realiza com a empresa, para melhorar o relacionamento.
Existem também outros itens que podem ajudar a entender melhor o perfil do público-alvo:
- Idade;
- Gênero;
- Estado civil;
- Formação;
- Profissão;
- Renda média;
- Hobbies.
Manutenção
Nesta fase iniciamos o Follow-up (acompanhamento), para não perder a conexão do consumidor.
Capacidade de entrega
Não adianta ter um relacionamento perfeito, se a sua logística e o processo de entrega não são suficientes para atender as demandas. É aqui que iniciamos o trabalho da equipe de pós-vendas, instruindo-os a serem proativos e encontrar soluções rápidas para os possíveis problemas que podem surgir ao longo dos processos.
Estimular a fidelização
É essencial que sua empresa tenha uma equipe de vendas bem estruturada, além de promover a integração entre a área comercial, de marketing e pós-vendas.
Clientes fiéis valem 10 vezes mais que novos clientes, isso porque a probabilidade de um cliente fidelizado voltar a comprar de você é de 60% a 70%, enquanto um novo cliente tem de 5% a 20% de chance de realizar negócios no seu e-commerce novamente.
A importância do relacionamento…
Viu como é importante prezar pelo relacionamento com o cliente? Isso pode ser a chave para o sucesso do seu e-commerce, transforme seus clientes em amigos!
Quanto mais personalizado e único for o tratamento oferecido, mais reconhecimento e progresso você será capaz de conquistar.
Continue acompanhando nossos conteúdos. Ah, e se ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com quem manja do assunto. 😎😜