O relacionamento é o futuro das compras online.


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Prezar pelo bom convívio entre as pessoas é fundamental para criar e estabelecer alianças, fazendo com que o seu negócio prospere. O relacionamento pode afetar diversos setores dentro de uma empresa e colocar em risco o nome da marca.

Por esse e outros motivos, é necessário não poupar esforços no relacionamento com o consumidor para gerar estatísticas promissoras. Nós da Auaha, nos esforçamos a cada dia que passa para oferecer aos nossos clientes o melhor tratamento que eles poderiam imaginar.   

Entenda melhor sobre isso no artigo de hoje e faça como a gente! Continue lendo…

O que é a gestão de relacionamento com o cliente?

Pesquisas mostraram que mais de 85% dos consumidores acabam desistindo de comprar devido ao mal atendimento da loja e muitos deles estão dispostos a pagar mais caro, pelos mesmos produtos, em uma loja que ofereça um atendimento de maior qualidade.

A gestão de relacionamento com o cliente é uma série de estratégias voltadas para o público-alvo e é essencial para uma empresa se manter competitiva no mercado. Para uma gestão bem feita, é necessário o esforço conjunto das seguintes áreas:  

  • Marketing;
  • Venda;
  • Atendimento;
  • Assistência técnica;
  • Pós-vendas.

O sistema CRMCustomer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente), é um sistema que aumenta a eficácia das estratégias. Este software é capaz de reunir diversos dados sobre leads, prospects e clientes como: comportamento, preferências de compra, hábitos, necessidades e expectativas.

Com isso, é possível traçar perfis e personalizar o atendimento para cada tipo de pessoa, promovendo assim um relacionamento duradouro e promissor.

Como podemos melhorá-la?

Existem diversas maneiras para melhorar o relacionamento com o seu cliente, veja abaixo algumas:

Entenda quem ele é

Esse relacionamento só evolui à medida que você conhece melhor a outra pessoa, então seja capaz de entender quais são os desejos, dores, necessidades. Isso fará com que o seu diálogo seja cada vez melhor.

Busque interagir com o público

A comunicação que visa uma troca de conhecimentos e a interação de ambas as partes, é a melhor opção que você pode oferecer. Independente do meio de comunicação utilizado, foque na troca de experiências, assim o público se sentirá valorizado e conectado com a empresa.

Nunca deixe de falar com a sua audiência

Todo e qualquer relacionamento é baseado na boa comunicação, quando ela não acontece a tendência é que a sua conexão se enfraqueça. Para que esse erro não aconteça, facilite os meios de contato.

Atenda e supere as expectativas

Sua missão é oferecer uma experiência única para o seu cliente, assim você será capaz de se destacar entre os outros.

Existem diversas maneiras para proporcionar isso: bônus para futuras compras, descontos, embalagens reaproveitáveis, programas de pontos e fidelização, entre outras.

Por que esse relacionamento é importante?

Em um mercado que todos vendem a mesma coisa, é necessário que você se destaque da concorrência, ganhe espaço na internet e surpreenda o consumidor com algo a mais.

Esse diferencial pode ser justamente o relacionamento que você proporciona para o seu público. Aproximadamente 72% dos clientes acabam comentando sobre suas experiências com 6 ou mais pessoas ao seu redor, o que pode gerar consequentemente uma boa reputação, visibilidade e mais vendas para o seu negócio!

Quais são as etapas para chegar até a fidelização?

Confira nos tópicos abaixo como estruturar sua gestão para chegar até a fidelização do seu cliente.

Descobrimento dos clientes

Com ajuda do CRM, levante o máximo de informações sobre os clientes em potencial e trace um perfil ideal, realizando a segmentação que ajuda a personalizar o atendimento. Aqui começa o trabalho de guiar o consumidor pelo funil de vendas e conquistar sua conversão.

Conhecimento dos clientes

Esse conhecimento pode ser adquirido através da análise das interações que o cliente realiza com a empresa, para melhorar o relacionamento.

Existem também outros itens que podem ajudar a entender melhor o perfil do público-alvo:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Formação;
  • Profissão;
  • Renda média;
  • Hobbies.

Manutenção

Nesta fase iniciamos o Follow-up (acompanhamento), para não perder a conexão do consumidor.

Capacidade de entrega

Não adianta ter um relacionamento perfeito, se a sua logística e o processo de entrega não são suficientes para atender as demandas. É aqui que iniciamos o trabalho da equipe de pós-vendas, instruindo-os a serem proativos e encontrar soluções rápidas para os possíveis problemas que podem surgir ao longo dos processos.

Estimular a fidelização

É essencial que sua empresa tenha uma equipe de vendas bem estruturada, além de promover a integração entre a área comercial, de marketing e pós-vendas.

Clientes fiéis valem 10 vezes mais que novos clientes, isso porque a probabilidade de um cliente fidelizado voltar a comprar de você é de 60% a 70%, enquanto um novo cliente tem de 5% a 20% de chance de realizar negócios no seu e-commerce novamente.

A importância do relacionamento…

Viu como é importante prezar pelo relacionamento com o cliente? Isso pode ser a chave para o sucesso do seu e-commerce, transforme seus clientes em amigos! 

Quanto mais personalizado e único for o tratamento oferecido, mais reconhecimento e progresso você será capaz de conquistar.

Continue acompanhando nossos conteúdos. Ah, e se ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com quem manja do assunto. 😎😜

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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