Não perca: as melhores estratégias para o dia dos namorados!

Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber para gerar boas vendas no e-commercenessa data tão especial: o Dia dos Namorados!

Ensinamos desde o surgimento da data e sua importância até como usar as redes sociais a seu favor.

Então, quer saber como ter uma jornada de sucesso com o cliente e estratégias de marketing digital exclusivas, bora?!

Como surgiu o dia dos namorados?

A data surgiu de uma ideia do publicitário João Dória em 1948 no Brasil, na época ele era proprietário da agência Standart Propaganda.

Foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas no mês de junho.

Devido ao fator de que as vendas sempre caem após o dia das mães e para movimentar o segundo semestre do ano.

Nos anos seguintes, diversas lojas aderiram à data e hoje ela é considerada de grande importância no calendário das vendas.

Dizem que a escolha do dia teria relação com a celebração de Santo Antônio, que acontece no dia seguinte, devido a fama de ‘’Santo casamenteiro’’

A importância da data para as vendas

O Dia dos Namorados é uma data de forte apelo emocional e comercial, capaz de movimentar todos os setores do comércio com muita facilidade. Portanto, as estratégias de marketing escolhidas pelas empresas devem ter o objetivo de sensibilizar cada vez mais os consumidores. 

Essa comemoração é considerada uma das principais datas comerciais do ano, junto com grandes datas como Dia das Mães e Natal.

O que gera uma oportunidade incrível para alavancar as vendas, lucrar independente do segmento e de bônus se aproximar dos consumidores.

O cenário ocasionado pelo coronavírus trouxe diversas alterações no comércio físico por conta do isolamento social, e o consumidor tem optado cada vez mais por realizar as compras no comércio eletrônico.

O brasileiro está descobrindo e experimentando a praticidade, segurança e os benefícios do consumo online.

E as empresas, têm aproveitado as oportunidades oferecendo diversos serviços como: frete grátis, entrega rápida, personalização, facilidade de pagamento e muitos outros.

Os dados de faturamento no e-commerce, entre os dias 28 de maio e 12 de junho de 2020, saltou de R$2,99 a R$6,45 bilhões!

Um aumento de 117% quando comparado ao ano de 2019, podemos ver como o dia dos namorados é importante, certo?

Como se preparar para o Dia dos Namorados

Para que as vendas de dia dos namorados seja um sucesso e traga bom retorno financeiro para a sua empresa, é necessário alguns passos bem simples.

Controle o estoque com antecedência

É essencial possuir o controle de estoque, ou seja, monitorar todo o fluxo de entrada e saída dos produtos armazenados.

A boa gestão do estoque pode significar a diferença entre os lucros e o prejuízo de determinado negócio.

É necessário estar atento às mercadorias, se adaptar de acordo com os hábitos de consumo do seu público-alvo, e o emprego da tecnologia pode ser seu aliado durante esse processo, facilitando a automatização e a integração dos setores envolvidos.

Nesse tópico trataremos sobre a importância de controlar o estoque de maneira antecipada e quais os benefícios que isso traz. Veja alguns deles:

  • Inventário: o inventário nada mais é do que uma listagem com todos os produtos estocados, com a quantidade e as datas de movimentação dos mesmos. Este documento ajuda na identificação da movimentação das mercadorias, o que facilita durante o planejamento de compras. Lembre-se, o inventário precisa ser controlado rigorosamente para evitar erros durante o processo de vendas.
  • Fim dos gastos desnecessários:  com o controle de estoque é possível identificar os produtos que estão em falta ou em excesso para a demanda do seu negócio. Evitando prejuízos e compras equivocadas, permitindo que os recursos sejam utilizados de maneira mais inteligente.
  • Aceitação do mercado: o controle do estoque permite que você saiba quais os produtos de maior aceitação do seu público-alvo, identificando a demanda e os pontos fortes e fracos que precisam ser melhorados para otimizar as estratégias de venda.
  • Controle de custos: o estoque de mercadorias envolve diversos fatores como o espaço disponível, manutenção, higienização tanto do espaço quanto das mercadorias, treinamento da equipe de operações, remuneração e muitos outros.
  • Selecione os melhores produtos: É fundamental que você selecione quais serão os produtos que estarão em promoção no Dia dos Namorados, sem esquecer-se de verificar a disponibilidade dos itens em seu estoque. Nessa época, os clientes gastam mais tempo na busca do presente ideal para a pessoa amada e a falta de estoque pode significar a perda de oportunidades e quedas bruscas no faturamento.

Existem produtos que valem a pena incluir na estratégia para o Dia dos Namorados e para decidir quais são eles, primeiro pense em algumas perguntas:

  • É necessário colocar em promoção um produto que tem boa saída?
  • Tenho estoque suficiente para suprir a demanda na data?

Respondendo às perguntas acima, é necessário estar atendo as necessidades e expectativas dos consumidores, para isso, oferte mix de produtos das mais diferentes opções, fuja do óbvio!

Também é muito importante analisar e estudar dados de campanhas anteriores, considerando as variáveis, para traçar estratégias para o ano de 2021.

Com o estoque bem gerenciado e adequado durante todo o ano, não serão necessários grandes esforços para datas comemorativas.

As datas comemorativas tendem a fazer com que as vendas aumentem, então é necessário ajustar o estoque para suprir a demanda.

Evitando assim falhas durante o processo e melhorando ainda mais a experiência de compra do consumidor.

Conheça seu público!

Conhecer profundamente o público do seu negócio, é uma excelente maneira de compreender suas preocupações, dores, vontades, preferências e necessidades, ou seja, as chances de alcançar bons resultados aumentam muito.

Isso faz total diferença na hora de traçar as estratégias de marketing, vendas e atendimento.

Por outro lado, lembre-se que os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados durante os estudos sobre os clientes que a empresa pretende atingir, quanto mais informações você tiver sobre os clientes, mais fácil se torna o planejamento das estratégias de fidelização.

Invista em descrições detalhadas dos produtos!

Explique de maneira clara todos os valores agregados para que o comprador se sinta confiante durante a escolha e na compra do produto.

Crie estratégias eficientes

Para que uma campanha alcance os resultados desejados é necessário se preparar o quanto antes e é por isso que você deve definir muito bem seus objetivos, por exemplo, qual a sua meta de vendas?

É dentro da sua realidade? Precisamos criar estratégias de acordo com a verba disponível e com o seu público-alvo.

Aposte em e-mail marketing

Quem trabalha com e-commerce já sabe a importância dos leads e que às vezes pode ser complicado o processo de conversão [de leads], mas, você sabia que o e-mail marketing é a ferramenta ideal para aumentar as vendas e ótima para manter a fidelidade dos consumidores? Sim! Você pode vender muito com e-mail marketing.

Durante as datas comemorativas, o e-mail é perfeito para ir anunciando as promoções, deixando o público cheio de expectativas e preparado para comprar!

Use as redes sociais sem medo!

É claro que não podemos falar de estratégias digitais sem citar as redes sociais, não é mesmo? As redes sociais vão além das vendas, conectam pessoas ao redor do mundo e viralizam ideias!

Após você identificar em quais redes seus consumidores estão presentes e qual o tipo de formato costuma gerar maior engajamento e conversão de vendas, é hora de apostar sem medo nas redes sociais.

Prepare-se para vender!

Agora você já sabe o básico para se preparar de maneira eficiente para o Dia dos Namorados, mas se quiser se aperfeiçoar e aprender técnicas ainda mais poderosas, baixe nosso e-book feito exclusivamente para o Dia dos Namorados!

E conte com a equipe da Auaha para te auxiliar nessa jornada entregando resultados incríveis!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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