Conheça o seu público-alvo e entenda como se comunicar com ele.

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O público-alvo é um grupo específico de consumidores que a sua marca pretende atingir, este grupo possui características semelhantes. Desse modo, as campanhas publicitárias são criadas para atingir os nichos de consumidores baseadas em seus comportamentos, localização e estilos de vida. 

Philip Kotler, reforça com o marketing 2.0, que as empresas perceberam que os consumidores não eram (e nunca serão) todos iguais e precisavam ser tratados de maneiras distintas, assim, todos os esforços de marketing se tornaram mais eficientes

Lembrando que o marketing está em constante mudança para acompanhar as evoluções da sociedade. Entenda nesse artigo o que é o público-alvo, características, peculiaridades, como ele funciona e muito mais!

Quem foi Philip Kotler?

Apenas a título de curiosidade, considerando que este artigo tem outro objetivo, Philip Kotler é um Americano considerado o maior especialista em Marketing


Sua influência no Marketing foi tão grande que suas ideias permanecem e são utilizadas até hoje!  Como exemplo de um de seus conceitos, podemos citar os 4 P’s de Marketing, que ajudam milhares de negócios a planejar suas estratégias. 

O que é o público alvo?

Público-alvo, target, segmento-alvo, mercado-alvo, são alguns termos que têm o mesmo significado e objetivo. Quando citamos alguns deles, estamos nos referindo a um público que possui características em comum, no qual a empresa irá direcionar suas campanhas

Para defini-lo precisamos segmentar o mercado, ou seja, separar o mercado em diversos segmentos que contenham perfis semelhantes, de acordo com as características demográficas, comportamentais, idade, gênero, personalidade, entre outros fatores que venham a importar para a empresa e influenciar nas decisões de consumo. 

É preciso realizar pesquisas e diversas análises para chegar a estes resultados que são capazes de segmentar o mercado e assim promover campanhas mais certeiras para atingir determinado público. 

Pesquise sobre o mercado e o cenário do seu segmento, entenda os comportamentos dos consumidores, concorrentes, entre outros. Com estas informações, você será capaz de enxergar muitas oportunidades. 

Quanto mais completa for a sua pesquisa e conter o maior número de informações detalhadamente, maiores serão as chances de sucesso em suas campanhas

A importância de defini-lo de maneira correta 

Você concorda que não é possível se comunicar da mesma maneira com um jovem de 18 anos e com uma mulher de 53? Essa é a principal ideia para levar em consideração neste raciocínio. 

Quanto mais específica for a sua comunicação, melhores resultados você terá. Pois conseguirá promover uma linguagem personalizada e consequentemente conquistar mais vendas. 

Veja o que a linguagem e o tratamento adequados com o seu público pode proporcionar: 

  • a identidade visual de cada comunicação;
  • a linguagem e o tom de voz utilizado em cada ação;
  • saber quais são os tipos de ação, para cada época e cada público;
  • identificar em quais canais de comunicação oferecer;
  • otimizar os investimentos da sua empresa;
  • redução de custos;
  • saber quando e como oferecer promoções. 

A segmentação do público alvo B2C e B2B?

Veja as principais variáveis de segmentação, utilizadas na aplicação de pesquisas para definição do público alvo.

Quando falamos sobre Business-to-consumer (B2C):

  • Geográfica: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima;
  • Demográfica: idade, gênero, estrutura familiar, estado civil, renda, condição socioeconômica, escolaridade, religião, raça;
  • Psicográfica: estilo de vida, personalidade, valores, interesses, preocupações;
  • Comportamental: status de usuário, intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão, sensibilidade ao marketing, motivação de compra.

Sendo assim, o público alvo Business-to-consumer considera características e comportamentos pessoais, que são descritos mais detalhadamente na persona. Falaremos disso no próximo tópico. 

Quando falamos sobre Business-to-business (B2B), as variáveis são diferentes, pelo fato de se referirem às características empresariais:

  • Segmento de atuação;
  • Porte da empresa;
  • Faturamento;
  • Número de funcionários;
  • Localização geográfica;
  • Maturidade no mercado.

As características que são levadas em conta, se referem aos negócios na qual determinada empresa tem o foco

O que é a persona?

A persona deve ser baseada em informações e dados reais, para possuir mais profundidade sobre o assunto. Sendo assim, um retrato do perfil do seu cliente, personagens fictícios que possuem as características que um cliente real poderia ter.

Só o conhecimento do público alvo não basta para uma campanha se tornar eficaz, é necessário aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores, para que se torne mais específico e detalhado. 

Público-alvo

  • definição ampla;
  • não se refere a alguém específico;
  • não trata sobre hábitos;
  • grupo de pessoas que podem se interessar pelos produtos.

Exemplo de público-alvo: 

Vamos considerar que o seu e-commerce é responsável pela venda de artigos de barbear, então seu público-alvo pode ser composto por homens, entre 18 e 45 anos, moradores de Curitiba – Paraná, com renda entre R$2.000,00 e R$3.500,00, que tenham barba e gostam de cuidar da aparência. 

Persona

  • definição específica;
  • trabalho minucioso;
  • personagem específico;
  • detalhes sobre hábito e trabalho;
  • sonhos, desejos, hobbies, ídolos;
  • consumidor ideal.

Considerando o mesmo cenário, uma de suas personas poderia ser: 

Heitor, 28 anos e formado em Direito. Trabalha em uma empresa de advocacia reconhecida na cidade de Curitiba e é destaque entre os funcionários. Namora Paula e ambos adoram ir para a balada no fim de semana junto com os amigos. 

É vaidoso e está sempre preocupado com a sua aparência e imagem pessoal. Frequenta a academia todos os dias e preza pela boa alimentação. Sonha em construir uma família com a sua namorada e crescer na carreira.

Quais são os benefícios?

Já entendemos que é muito importante definir e segmentar de maneira correta o público alvo e a persona do seu negócio, veja agora os três principais benefícios: 

Criação de campanhas mais eficientes

Otimizar os investimentos na criação de campanhas focadas e eficientes, que não tentam alcançar todo mundo. Os leads qualificados aumentam e o custo por mil (COM) cai pela metade.

Linguagem adequada para o público 

Pessoas diferentes exigem tratamentos diferenciados, utilizando a linguagem correta com o seu público você pode aproximar a marca do segmento, adotar abordagens para atender as necessidades e desejos, além de proporcionar uma experiência melhor para o consumidor, o que fará com que ele se identifique e se torne mais próximo da sua marca, aumentando assim, a fidelização dos clientes.

Definir um posicionamento relevante

Definir o posicionamento de mercado só acontece após a definição do público alvo, conquistando assim um espaço na mente dos consumidores. As características do público influenciam na proposta dos valores e na construção da marca, eles precisam estar alinhados para que tenham eficácia. 

Ferramentas para ajudar a definir o público-alvo

Existem ferramentas que podem ajudar na hora da definição do público alvo, veja algumas delas: 

Google Analytics e ferramentas de social analytics

O Google Analytics, utilizado para conhecer melhor o público que acompanha sua marca. Gera dados de interações do seu site e é gratuita.  

Com o acesso desses dados, é possível identificar o perfil do usuário, suas características e interesses. Você consegue monitorar também as palavras chaves relacionadas ao seu segmento que possuem maior procura nos sites de busca. 

Google Trends

O Google Trends identifica os assuntos mais interessantes e que serão tendência nos próximos meses. Desse modo, você pode identificar oportunidades em potencial para o seu negócio. 

Formulários online

As pesquisas de mercado que dão início a segmentação podem ser feitas pela internet. É possível realizá-las por meio de diversas ferramentas que permitem realizar perguntas diretamente para o seu público, como Typeform, Google Forms e Survey Monkey.

Institutos de pesquisa

A pesquisa de mercado também pode contar com dados levantados por terceiros. O IBGE, possui dados detalhados sobre a população brasileira (perfil, renda, consumo etc.) que podem ajudar a traçar o perfil do público e a quantificar os segmentos de mercado.

Coloque os conhecimentos em prática! 

Agora que você já sabe tudo sobre público alvo e sua importância, que tal colocar os conhecimentos em prática

Nós da Auaha somos especialistas em marketing digital e e-commerce, conte com a gente para obter melhores resultados!

Entre em contato e saiba mais.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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