
O público-alvo é um grupo específico de consumidores que a sua marca pretende atingir, este grupo possui características semelhantes. Desse modo, as campanhas publicitárias são criadas para atingir os nichos de consumidores baseadas em seus comportamentos, localização e estilos de vida.
Philip Kotler, reforça com o marketing 2.0, que as empresas perceberam que os consumidores não eram (e nunca serão) todos iguais e precisavam ser tratados de maneiras distintas, assim, todos os esforços de marketing se tornaram mais eficientes.
Lembrando que o marketing está em constante mudança para acompanhar as evoluções da sociedade. Entenda nesse artigo o que é o público-alvo, características, peculiaridades, como ele funciona e muito mais!
Quem foi Philip Kotler?
Apenas a título de curiosidade, considerando que este artigo tem outro objetivo, Philip Kotler é um Americano considerado o maior especialista em Marketing!
Sua influência no Marketing foi tão grande que suas ideias permanecem e são utilizadas até hoje! Como exemplo de um de seus conceitos, podemos citar os 4 P’s de Marketing, que ajudam milhares de negócios a planejar suas estratégias.
O que é o público alvo?
Público-alvo, target, segmento-alvo, mercado-alvo, são alguns termos que têm o mesmo significado e objetivo. Quando citamos alguns deles, estamos nos referindo a um público que possui características em comum, no qual a empresa irá direcionar suas campanhas.
Para defini-lo precisamos segmentar o mercado, ou seja, separar o mercado em diversos segmentos que contenham perfis semelhantes, de acordo com as características demográficas, comportamentais, idade, gênero, personalidade, entre outros fatores que venham a importar para a empresa e influenciar nas decisões de consumo.
É preciso realizar pesquisas e diversas análises para chegar a estes resultados que são capazes de segmentar o mercado e assim promover campanhas mais certeiras para atingir determinado público.
Pesquise sobre o mercado e o cenário do seu segmento, entenda os comportamentos dos consumidores, concorrentes, entre outros. Com estas informações, você será capaz de enxergar muitas oportunidades.
Quanto mais completa for a sua pesquisa e conter o maior número de informações detalhadamente, maiores serão as chances de sucesso em suas campanhas.
A importância de defini-lo de maneira correta
Você concorda que não é possível se comunicar da mesma maneira com um jovem de 18 anos e com uma mulher de 53? Essa é a principal ideia para levar em consideração neste raciocínio.
Quanto mais específica for a sua comunicação, melhores resultados você terá. Pois conseguirá promover uma linguagem personalizada e consequentemente conquistar mais vendas.
Veja o que a linguagem e o tratamento adequados com o seu público pode proporcionar:
- a identidade visual de cada comunicação;
- a linguagem e o tom de voz utilizado em cada ação;
- saber quais são os tipos de ação, para cada época e cada público;
- identificar em quais canais de comunicação oferecer;
- otimizar os investimentos da sua empresa;
- redução de custos;
- saber quando e como oferecer promoções.
A segmentação do público alvo B2C e B2B?
Veja as principais variáveis de segmentação, utilizadas na aplicação de pesquisas para definição do público alvo.
Quando falamos sobre Business-to-consumer (B2C):
- Geográfica: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima;
- Demográfica: idade, gênero, estrutura familiar, estado civil, renda, condição socioeconômica, escolaridade, religião, raça;
- Psicográfica: estilo de vida, personalidade, valores, interesses, preocupações;
- Comportamental: status de usuário, intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão, sensibilidade ao marketing, motivação de compra.
Sendo assim, o público alvo Business-to-consumer considera características e comportamentos pessoais, que são descritos mais detalhadamente na persona. Falaremos disso no próximo tópico.
Quando falamos sobre Business-to-business (B2B), as variáveis são diferentes, pelo fato de se referirem às características empresariais:
- Segmento de atuação;
- Porte da empresa;
- Faturamento;
- Número de funcionários;
- Localização geográfica;
- Maturidade no mercado.
As características que são levadas em conta, se referem aos negócios na qual determinada empresa tem o foco.
O que é a persona?
A persona deve ser baseada em informações e dados reais, para possuir mais profundidade sobre o assunto. Sendo assim, um retrato do perfil do seu cliente, personagens fictícios que possuem as características que um cliente real poderia ter.
Só o conhecimento do público alvo não basta para uma campanha se tornar eficaz, é necessário aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores, para que se torne mais específico e detalhado.
Público-alvo
- definição ampla;
- não se refere a alguém específico;
- não trata sobre hábitos;
- grupo de pessoas que podem se interessar pelos produtos.
Exemplo de público-alvo:
Vamos considerar que o seu e-commerce é responsável pela venda de artigos de barbear, então seu público-alvo pode ser composto por homens, entre 18 e 45 anos, moradores de Curitiba – Paraná, com renda entre R$2.000,00 e R$3.500,00, que tenham barba e gostam de cuidar da aparência.
Persona
- definição específica;
- trabalho minucioso;
- personagem específico;
- detalhes sobre hábito e trabalho;
- sonhos, desejos, hobbies, ídolos;
- consumidor ideal.
Considerando o mesmo cenário, uma de suas personas poderia ser:
Heitor, 28 anos e formado em Direito. Trabalha em uma empresa de advocacia reconhecida na cidade de Curitiba e é destaque entre os funcionários. Namora Paula e ambos adoram ir para a balada no fim de semana junto com os amigos.
É vaidoso e está sempre preocupado com a sua aparência e imagem pessoal. Frequenta a academia todos os dias e preza pela boa alimentação. Sonha em construir uma família com a sua namorada e crescer na carreira.
Quais são os benefícios?
Já entendemos que é muito importante definir e segmentar de maneira correta o público alvo e a persona do seu negócio, veja agora os três principais benefícios:
Criação de campanhas mais eficientes
Otimizar os investimentos na criação de campanhas focadas e eficientes, que não tentam alcançar todo mundo. Os leads qualificados aumentam e o custo por mil (COM) cai pela metade.
Linguagem adequada para o público
Pessoas diferentes exigem tratamentos diferenciados, utilizando a linguagem correta com o seu público você pode aproximar a marca do segmento, adotar abordagens para atender as necessidades e desejos, além de proporcionar uma experiência melhor para o consumidor, o que fará com que ele se identifique e se torne mais próximo da sua marca, aumentando assim, a fidelização dos clientes.
Definir um posicionamento relevante
Definir o posicionamento de mercado só acontece após a definição do público alvo, conquistando assim um espaço na mente dos consumidores. As características do público influenciam na proposta dos valores e na construção da marca, eles precisam estar alinhados para que tenham eficácia.
Ferramentas para ajudar a definir o público-alvo
Existem ferramentas que podem ajudar na hora da definição do público alvo, veja algumas delas:
Google Analytics e ferramentas de social analytics
O Google Analytics, utilizado para conhecer melhor o público que acompanha sua marca. Gera dados de interações do seu site e é gratuita.
Com o acesso desses dados, é possível identificar o perfil do usuário, suas características e interesses. Você consegue monitorar também as palavras chaves relacionadas ao seu segmento que possuem maior procura nos sites de busca.
Google Trends
O Google Trends identifica os assuntos mais interessantes e que serão tendência nos próximos meses. Desse modo, você pode identificar oportunidades em potencial para o seu negócio.
Formulários online
As pesquisas de mercado que dão início a segmentação podem ser feitas pela internet. É possível realizá-las por meio de diversas ferramentas que permitem realizar perguntas diretamente para o seu público, como Typeform, Google Forms e Survey Monkey.
Institutos de pesquisa
A pesquisa de mercado também pode contar com dados levantados por terceiros. O IBGE, possui dados detalhados sobre a população brasileira (perfil, renda, consumo etc.) que podem ajudar a traçar o perfil do público e a quantificar os segmentos de mercado.
Coloque os conhecimentos em prática!
Agora que você já sabe tudo sobre público alvo e sua importância, que tal colocar os conhecimentos em prática?
Nós da Auaha somos especialistas em marketing digital e e-commerce, conte com a gente para obter melhores resultados!
Entre em contato e saiba mais.