Dicas para gerenciar estoque na Black Friday

A hora de se preparar para as vendas da Black Friday é agora: confira dicas para gerenciar o estoque do seu e-commerce para se destacar e vender mais.

O momento que estamos vivendo mudou os hábitos de consumo e impulsionou as compras online. Como esperado, na quarta sexta-feira de novembro acontece a Black Friday. Mas a hora de se preparar para as vendas é agora.

A data tradicional no calendário varejista se fortalece a cada ano devido à temporada forte de compras no país, com a proximidade do 13° salário, férias, liquidações, natal, entre outros fatores. 

Por isso, é um período onde as pessoas estão mais dispostas e preparadas (financeiramente) para realizar as compras.

Segundo a Ebit, a Black Friday 2019 movimentou mais de 2,6 bilhões de reais em vendas online e promete resultados ainda maiores este ano.

Mas, nem tudo são flores: a data não é garantia de dinheiro fácil. Com o atual cenário de pandemia, as oportunidades de vender bastante e atrair clientes importantes para o seu e-commerce precisam do dobro de atenção.

Vem com a gente e saiba tudo o que você precisa para preparar o seu negócio para a Black Friday deste ano, que acontecerá no dia 27 de novembro: como aproveitar as promoções para lucrar mais, queimar o estoque parado e não perder nenhuma chance de venda.

Comece pelo planejamento

Como já sabemos, o segredo de boas vendas e resultados está no planejamento. Que tal conhecer dois passos fundamentais para garantir o planejamento ideal?

Destaque-se com a verdade

Para começar, tenha em mente que o modo como a sua loja age nesta época do ano faz toda a diferença em relação a como os consumidores te olham e te reconhecem.

Para não deixar a desejar, foque em fidelizar os clientes e entregar promoções reais e benéficas. Nada de promoções ilusórias, hein?

Afinal, quem frequenta a sua loja sabe qual é o preço comum de cada mercadoria. Além de impactar diretamente em anos de trabalho na reputação da sua marca, a conduta também pode ser multada pelos órgãos de defesa do consumidor.

Comunique bem o cliente com antecedência

Escolher as mídias ideais para anunciar as promoções de Black Friday é uma missão importantíssima.

Além de banners e comunicação especial no site, considere alcançar o seu público diretamente através do Facebook e Instagram. Lá, você pode aproveitar as ferramentas de segmentação que as plataformas oferecem, ajustar o direcionamento e garantir resultados antes da data.

Não esqueça do mais importante: ser transparente ao informar as condições especiais aos clientes durante a temporada de vendas.

Acerte nos produtos e preços ofertados

O segundo passo é a precificação dos produtos selecionados: o percentual que será dado em descontos e quais as peças escolhidas são uma decisão interna.

Nessa etapa, é importante não se deixar levar por aqueles que ofertam produtos pela metade do preço. Inspira, respira e não pira, ok?

Pensar em preços é sempre uma tarefa difícil, mas você pode começar a olhar para a sua margem de lucro para entender o quanto deve vender para compensar os descontos que estão sendo oferecidos.

De nada adianta dar trinta por cento de desconto em um produto com margem de lucro em vinte por cento.

Muitos consumidores começam a busca por promoções na internet antes da data oficial da Black Friday. 

Tenha sempre em mente que seus clientes precisam ser informados que você vai participar da BF com antecedência. Um diferencial é divulgar algumas das ações que estão por vir no seu e-commerce.

Você pode ler mais sobre os principais preparativos para a data aqui.

Foque na logística e no estoque disponível

Além de todo o planejamento, a Black Friday também exige muita responsabilidade. O momento é de se destacar entre a concorrência e ganhar dinheiro, não de se enrolar com os pedidos. 

Continue a leitura e aprenda o que fazer para suprir a demanda e evitar problemas de distribuição e disponibilidade de produtos.

Quais produtos ofertar na Black Friday?

Existem produtos que valem a pena incluir na estratégia, enquanto outros, não compensam. 

Para descobrir quais os melhores produtos para a seleção, pense nas seguintes perguntas: 

  • É válido colocar em promoção um produto que já venderia normalmente? 
  • É inteligente ofertar metade do valor de um produto que venderia no preço normal e não tem o estoque suficiente para atender aos pedidos?
  • Ou é melhor pegar um estoque parado e, se for o caso do seu e-commerce, perguntar ao fornecedor qual produto ele tem em quantidade?

Então, o que você deve incluir na lista de ofertas maiores são os produtos com maior margem de lucro ou aqueles que já estão parados no estoque há um tempo. Para os demais produtos de venda regular, coloque descontos menores, como dez por cento, ou mantenha-os fora da promoção.

Esse é o único caminho possível para a sua loja conseguir dobrar as vendas com um produto que não venderia em condições normais e que estava ocupando espaço no seu estoque.

Para não se perder no processo com a correria mais que esperada para a data, a dica de ouro é ter o controle de tudo: faça uma planilha no Excel – onde achar melhor – e monte um quadro, com os preços normais, preços promocionais, a data de início e de fim da promoção. 

Como vai funcionar na prática?

Na loucura dos dias promocionais, tudo pode acontecer e você deve estar preparado para todas as situações. Treine a sua equipe para lidar com os problemas da melhor maneira possível, porque são esses momentos que marcam a memória do consumidor.

O seu estoque acabou no primeiro dia ou o sistema de entrega está com problema devido ao movimento e vai atrasar todos os pedidos? Não perca tempo e já prepare um plano de contingência. É melhor prevenir do que remediar, né?

É prudente manter uma margem de erro entre o estoque real e aquele que foi cadastrado no sistema. Isso diminui as chances de vender um produto que não está disponível para entrega e também deixa algumas unidades em segundo plano para consumidores que precisarem realizar alguma troca ou devolução.

Em casos de produtos manufaturados, você deve pensar se consegue lidar com o aumento da demanda de antemão. Você deve estar preparado para atender os clientes e cumprir com os prazos prometidos. Caso contrário, a sua loja pode sofrer impactos negativos irreversíveis.

Já para o seu site, recomendamos que você teste a velocidade e a capacidade com antecedência. 

O tráfego nos sites costuma ser infinitamente maior durante o período da Black Friday. Os pedidos acontecem a todo momento e às vezes, mais de um por vez. 

É por isso que a sua loja virtual precisa ser responsiva e estar preparada para receber essas pessoas sem travar.

Caso perceba que os recursos que conta no momento não serão suficientes, entre em contato com o provedor e procure alternativas que possam te ajudar nisso.

Identifique a melhor estratégia

Quando o assunto é Black Friday, não existe apenas um recurso para realizar uma boa queima de estoque no varejo.

Como já falamos anteriormente, é preciso avaliar todos os expedientes para definir qual é a melhor tática para o seu negócio encarar a data. Entre as principais, podemos destacar:

  • Progressão de descontos;
  • Promoção Pague X, Leve Y;
  • 50% de descontos na segunda unidade;
  • Oferecimento de brindes;
  • Combos promocionais.

Considere cada vantagem e prejuízo, analise o custo-benefício, pense e repense antes de escolher qual caminho seguir.

Além dos simples descontos nos produtos, preparar o seu e-commerce para a Black Friday é uma etapa fundamental para a temporada de vendas mais esperada do ano.

Como estão os preparativos para a data por aí? Não fique para trás, destaque-se entre a concorrência e marque presença digital. Fale com a gente através do e-mail ou redes sociais e juntos vamos encontrar a solução ideal para o seu e-commerce, prepará-lo para receber os consumidores e criar uma Black Friday inesquecível para a sua loja!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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