Dia do Frete Grátis: Como aproveitar a data e vender mais

por Eduardo Leda

Não é segredo que o cliente do e-commerce adora uma promoção, por isso, diversas datas promocionais surgiram e ganharam muita força nesse mercado. É o caso da Black Friday, Cyber Monday e também do Dia do Frete Grátis.

Se você desconhece essa data ou acha que não precisa planejar uma promoção, você PRECISA ler esse artigo até o final. Além de explicar a sua origem, também vou explicar as vantagens de criar uma campanha diferenciada, mesmo que você esteja acostumado a oferecer frete grátis na sua loja virtual. 

Continue a leitura, você não irá se arrepender.

Free Shipping Day 

O brasileiríssimo ‘Dia do Frete Grátis’ teve inspiração no mercado estadunidense, como é bem comum. Em 2008, os norte-americanos criaram o Free Shipping Day, com o intuito de aumentar os números do faturamento no primeiro semestre do ano.

Vale lembrar que mercados e lojas mais consolidadas não têm o costume de oferecer o Frete Grátis, por isso a data ganhou tanta importância. Por volta de 2011, a data começou a ser incorporada no e-commerce brasileiro, ocorrendo sempre na última semana de abril, normalmente no dia 28/04.

Fator impactante na decisão de compra

O valor do Frete é um dos fatores mais impactantes no comércio digital. Seja por falta de uma calculadora de frete ou impulso do cliente, muitos deixam para conferir esse custo na etapa que antecede o fechamento da compra, resultando em 55% da taxa de abandono de carrinho de compras sendo causados por conta do valor para envio dos produtos.

Vários fatores influenciam nesse custo. Um deles é a dimensão do território nacional, colocando lojistas e consumidores muito distantes em diversos casos. 

Outros pontos que pesam na balança levam em conta o próprio tamanho do e-commerce. Lojas maiores tem um volume de vendas muito maior, que acaba cobrindo grande parte dos custos, além de permitir maior flexibilidade para negociar e contratar parceiros de logística.

Saiba identificar a oportunidade

Com essas informações, podemos estabelecer que oferecer o Frete Grátis é uma chance de atrair novos consumidores e fidelizar aqueles que já conhecem a sua loja, gerando aumento de vendas, giro de estoque e muitas vantagens.

Além disso, como o consumidor é movido pela busca por novidades, criar uma campanha promocional, com identidade e linguagem que se destacam do que normalmente se comunica, garante um estímulo a mais para atraí-lo.

No entanto, nenhuma promoção vale um sacrifício que sua loja não possa arcar. Antes de sair por aí, anunciando no Google Ads e no Facebook, é essencial calcular se a sua margem de lucro é capaz de cobrir o custo da “entrega gratuita”, afinal de contas, alguém sempre paga esse valor.

Analise com cuidado e atenção o seu volume de vendas, ticket médio e custos de logística. Faça isso com diversos parâmetros, incluindo produtos mais vendidos, categorias da loja, valores mensais e comparativo com o mesmo período no ano anterior.

Dessa forma, é possível ter uma imagem clara das capacidades da sua loja, permitindo criar uma campanha atrativa e, o mais importante, honesta. Isto é, o cliente que aproveitar a oportunidade e comprar na sua loja virtual terá uma experiência positiva, com menores chances de revés, consequentemente com maiores chances de fidelização.

Diferentes modalidades de Frete Grátis

Existem diversas maneiras de oferecer essa vantagem ao cliente, veja:

  • Geral: Colocar Frete Grátis na loja toda é uma estratégia arriscada, mas lojas com boa margem e preços competitivos têm muito a ganhar com essa modalidade.  Nesse caso, é importante garantir que até o seu produto mais barato é capaz de cobrir o custo de envio, evitando surpresas.
  • Produtos Selecionados: Uma modalidade que pode ser a solução para muitos lojistas é a opção de frete grátis em produtos selecionados. Dessa forma, é possível escolher os itens com melhor margem de lucro, baixo custo de envio, praticidade de envio ou mesmo com estoque exorbitante e parado, garantindo um bom escoamento.
  • Valor Mínimo: Muito interessante para aumentar o ticket médio, nessa opção você estabelece um valor mínimo para liberar o envio gratuito. Dessa forma o cliente acaba comprando mais, aumentando o seu faturamento no e-commerce.
  • Regional: Frete Grátis para municípios, estados ou regiões selecionadas é uma modalidade muito praticada, contornando o problema da dimensão do território brasileiro e estimulando o cliente próximo, mas fácil de ser alcançado pela sua logística.

    Um cuidado importante nesse caso é garantir que as suas campanhas também sejam veiculadas com a região em foco, garantindo um bom ROI para os anúncios veiculados.

Dica Bônus: Mais motivos para o cliente aproveitar

Comunicar uma promoção no tempo certo pode fazer a diferença em sua taxa de sucesso. Nesse ponto, o Dia do Frete Grátis tem algo muito forte a seu favor. Ele ocorre cerca de duas semanas antes do Dia das Mães, uma das datas promocionais e comemorativas mais movimentadas no varejo online do mundo!

Mesmo que o brasileiro seja conhecido por deixar tudo para a última hora, presentear as mães é algo que costuma modificar o comportamento e pode ser um bom apoio para sua campanha de frete grátis.

Você pode até mesmo antecipar a campanha do Dia das Mães ou combinar as duas datas, mostrando que a oportunidade para o seu cliente é imperdível, aumentando exponencialmente suas chances de conversão.

E então, pronto para criar a sua promoção do Dia do Frete Grátis? Lembre-se de conferir o funcionamento da sua loja virtual, cadastro de pesos e medidas dos produtos e investir em infraestrutura de atendimento e antifraude.

Precisa de ajuda? Fale com a Auaha! Nossos guerreiros podem analisar e preparar a sua loja, além de criar uma campanha completa para aumentar suas vendas nessa data. Não perca essa chance!

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