As datas comemorativas tendem a impulsionar consideravelmente as vendas, em diversos segmentos do mercado, por esse motivo, é muito importante estar atento ao calendário para não perder nenhuma oportunidade.
Neste artigo, trouxemos as principais datas comerciais que merecem uma atenção especial quando falamos sobre e-commerce. Vamos iniciar pelo primeiro semestre do ano e trazer estratégias que vão te ajudar nessa caminhada!
Janeiro
As promoções se tornam uma ótima alternativa para superar a diminuição das vendas recorrentes no início do ano e continuar com bons resultados, ou seja, elas proporcionam estratégias eficazes para atrair o cliente até o seu e-commerce.
Apostar na venda de itens de verão, reformas de casa e para a volta às aulas são ótimas opções para implementar em seu site nesta época.
Com o retorno das atividades escolares, surge uma ótima oportunidade para as papelarias e lojas de materiais escolares, apresentar descontos, kits com preços especiais e frete grátis são ótimas estratégias para chamar a atenção do consumidor.
Fevereiro
No mês de fevereiro, o Dia de São Valentim (14/01), popularmente conhecido como ‘’Valentine’s Day’’, vem ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil. Neste mês, você pode aproveitar para lançar promoções ‘’pague um e leve dois’’ e kits para casais.
Aproveite para personalizar seu site, criando assim, um clima mais atrativo e romântico para o seu público. Os produtos que têm maior saída nessa época são: Livros, relógios, roupas, perfumaria e calçados.
Quando falamos sobre o Carnaval, o principal fator que devemos levar em consideração é a logística de entrega, pois, diversas cidades possuem os tradicionais carnavais de rua e isso pode atrapalhar consideravelmente o processo das entregas.
Neste ano, devido ao cenário ocasionado pelo Coronavírus, as tradicionais festas precisaram ser adiadas, mas isso não quer dizer que você não deve realizar promoções temáticas com a data.
Fantasias e kits com artigos de festa para comemorações intimistas são opções que os consumidores vêm buscando para se adaptar às condições atuais. Aposte também nos pacotes de viagens antecipados, oferecendo oportunidades com descontos para adquirir pacotes exclusivos, que podem atrair a atenção do consumidor também.
Março
Logo no início, o mês traz boas chances para os lojistas que trabalham com produtos femininos, devido ao Dia da Mulher (08/01). É tempo de trazer novidades e liquidações destinadas para esse público, não deixe de homenagear e reconhecer as lutas femininas em busca de igualdade de gênero!
Cupons de desconto e vale presentes são ótimas opções para oferecer nesta data, desse modo, as próprias mulheres podem escolher os itens que mais fazem sentido para elas. Incremente as vendas com produtos CheckOut, ou seja, acessórios que são oferecidos ao final do atendimento, quando o consumidor está se dirigindo ao caixa para realizar o pagamento.
Não esqueça de reconhecer e presentear suas colaboradoras, isso ajuda no incentivo da produtividade e aumenta a performance da sua equipe.
Comemora-se também o dia do consumidor, no dia 15 de março, para este dia é fundamental trabalhar o relacionamento com o público e demonstrar o quanto ele é importante para você.
Esteja atento aos feedbacks recebidos, não só neste mês, mas durante o ano todo. Assim você poderá proporcionar melhorias e melhores experiências, garantindo a qualidade do atendimento e satisfação do público em questão.
Abril
Devido ao feriado de páscoa, o carro chefe para este mês são as variedades em chocolates e artesanatos. Aproveite a oportunidade para lançar novos sabores e kits, proporcionando assim, uma grande diversidade de produtos.
É importante estar atento à validade dos produtos estocados e após o feriado é indicado fazer promoções com o estoque restante.
Vale a pena explorar o dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro, invista em promoções especiais de livros, indo de gêneros como romance, best-sellers até os acadêmicos. Você pode oferecer condições especiais para artigos ligados ao universo literário também.
Maio
Rodeado de bons sentimentos e repleto de apelos emotivos, maio traz o Dia das Mães, comemorado sempre no segundo domingo do mês.
A data tem um grande potencial de vendas, por esse motivo, é possível explorar diversos nichos. Oferecer entregas rápidas, são oportunidades para aqueles consumidores atrasados que sempre deixam tudo para última hora.
Inicie a comunicação com pelo menos 10 dias antecipados, para garantir que as vendas aconteçam e sejam capazes de chegar até o consumidor final no prazo correto.
Personalize seu site e crie um ambiente favorável para a compra, quando os consumidores se sentem tocados emocionalmente, eles ficam mais propensos a realizar compras por impulso.
Junho
Todas as estratégias citadas anteriormente para o Valentine ‘s Day são válidas para o Dia dos Namorados.
Aproveite o início do inverno, para complementar as ideias e vender produtos de vestuário e calçados. Além de todos os produtos personalizados que combinam com a data, não esqueça de gerar um ambiente romântico e proporcionar uma boa experiência ao cliente.
No dia 28 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, ou simplesmente o Dia do Orgulho Gay.
Tem como principal objetivo a conscientização da população a respeito da importância do combate a homofobia e a construção de uma sociedade igualitária. Promova o respeito e abuse das cores, remetendo assim, alegria e amor.
Ofereça descontos e aproveite a oportunidade para se posicionar perante a esta causa, isso certamente irá alcançar nichos que você não tinha antes, além de promover o reconhecimento da sua marca.
Recarregue as energias, ainda temos muito trabalho pela frente!
O primeiro semestre traz diversas oportunidades para alavancar os negócios do seu e-commerce, não é mesmo? É importante estar sempre atento às mudanças e novidades do mercado e do seu segmento.
Não deixe de aplicar as estratégias trazidas aqui, elas com certeza, irão te ajudar muito e proporcionarão melhores resultados para o seu negócio!
Continue lendo esse artigo e confira as estratégias que podem ser aplicadas para o segundo semestre do ano de 2021.
Julho
Esse mês, não traz muitas movimentações a respeito de datas comerciais. Mas, você pode incentivar as compras oferecendo melhores condições de pagamento.
No dia 30, comemora-se o Dia do Amigo e a data pode ser uma ótima oportunidade de promover a sua marca e fidelizar novos clientes.
Invista em promoções como ‘’indique um amigo e ganhe’’ e cupons de presente. Pequenas estratégias como esta, podem trazer resultados até então nem imaginados para o seu negócio.
Agosto
Chegou a vez do público masculino, o Dia dos Pais, a data promove a venda de diversos produtos, dos mais variados segmentos como vestuário, livros, bebidas, perfumaria e outros.
Lembre-se que a divulgação, assim como no Dia das Mães, deve começar antecipadamente para facilitar os processos de logística. Invista na criatividade e cative os mais diversos tipos e estilos de pais!
Setembro
O mês de setembro marca o início da Primavera, no dia 22 e por este motivo é interessante destacar os itens sobre jardinagem e decoração em sua loja.
Para o segmento de vestuário, você pode trazer novidades com a cara da estação com preços diferenciados que chamem a atenção do consumidor.
Ofereça ‘’entrega grátis’’ para o cliente, essa estratégia aumenta o número de vendas e atrai visitantes para a sua loja online. Não esqueça de viabilizar a ideia primeiro, veja se o seu negócio tem condições de oferecer esse tipo de serviço para não gerar prejuízos.
Outubro
É a principal época para a venda de brinquedos durante o ano, o Dia das Crianças (12/10) traz a necessidade de chamar a atenção dos pais para o universo infantil. Não deixe de lado artigos como roupas e acessórios, eles também têm participação expressiva nas vendas para esta data.
A publicidade infantil tem algumas regras que merecem atenção durante a criação das campanhas que tem como objetivo, cativar e persuadir o público infantil.
No dia 31 de outubro, comemora-se o Halloween ou Dia das Bruxas, oportunidade para as lojas que tem os artigos de festa como principal foco. As fantasias, decorações, maquiagens e doces são produtos que devem ser explorados, instigando o consumidor a adquirir produtos como esse.
Personalize seu site, promovendo campanhas temáticas que chamem a atenção do usuário, proporcionando uma experiência de compra única!
Novembro
Preparem os estoques, o planejamento e a logística! A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo. Ela ocorre sempre no fim do mês de novembro, e neste ano, cairá no dia 26.
Busque ter sempre uma linguagem clara com o cliente e ofereça descontos reais para manter a credibilidade do seu negócio.
Faça negociações antecipadas com seus fornecedores, para garantir a compra dos produtos com o melhor preço! Não esqueça de otimizar e preparar sua equipe para garantir o bom atendimento mesmo com um fluxo de trabalho maior.
Dezembro
A magia do natal é capaz de conquistar qualquer um! Pesquisas já apontaram que o clima natalino faz com que os consumidores fiquem mais propensos e sensíveis nos momentos de compra.
Invista na personalização do seu e-commerce, a comunicação nessa época é indispensável e pode ser o seu diferencial.
O forte para este mês é a venda de artigos de decoração, alimentos e bebidas. Mas não se engane, outros segmentos também têm aumentos expressivos de vendas, pois os consumidores buscam presentear pessoas queridas nesta época.
Um ano de esperança, é um ano de sucesso!
Nós da equipe Auaha, esperamos que com essas dicas, você consiga alavancar o seu e-commerce! Elas serão capazes de aumentar a sua performance e gerar resultados incríveis.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!