Linx e-commerce: conheça a plataforma e veja seu crescimento!

por Junior Brandão

Quando a Linx começou sua história, em 1985, era difícil prever que se tornaria uma das principais empresas de tecnologia do país. Nesses mais de 30 anos de atuação, focou seu negócio em soluções para o mercado empresarial, inicialmente com sistemas de gestão para o varejo até chegar a Linx e-commerce, plataforma que permite o desenvolvimento de lojas virtuais, tanto para o mercado B2B quanto para o B2C.

A empresa manteve-se em constante evolução e hoje compete em nível de igualdade com muitas estrangeiras que atuam no mesmo segmento, com a vantagem de entender o mercado nacional e suas especificidades. O destaque fica por conta da unidade Linx digital, voltada para varejistas com foco em tecnologia para entregar soluções flexíveis e a comodidade que os consumidores esperam em sua jornada de compra online.

Continue lendo para entender mais sobre a companhia, sua plataforma de e-commerce e como ela pode ser determinante para uma presença digital sólida.

Como a plataforma Linx funciona?

A plataforma Linx e-commerce é baseada na tecnologia SaaS (Software as a Service). Dessa forma, não é preciso instalar nenhuma aplicação para operar a loja virtual. Todos os dados são armazenados na nuvem, nos servidores da Linx, assim, não é preciso comprometer o espaço interno do seu dispositivo de acesso — seja computador, smartphone ou tablet.

Toda a gestão pode ser conduzida a partir do acesso online do navegador, permitindo que o gestor ou colaborador acesse o painel de gestão no qual pode cadastrar produtos, acompanhar o andamento dos pedidos, além de visualizar métricas sobre o negócio, estoque, integração com loja física, entre outros pontos fundamentais para o sucesso do negócio.

Além disso, a plataforma Linx e-commerce apresenta uma série de ferramentas e diferenciais, dos quais é possível destacar:

  • a plataforma permite vários níveis de customização de acordo com a necessidade do negócio;
  • permite ao negócio atuar no segmento B2B e B2C, com loja virtual própria ou marketplace;
  • ferramentas destinadas à criação de promoções, processos transparentes e rápidos de compras;
  • permite o desenvolvimento de estratégias que facilitam o ranqueamento do SEO (Search Engine Optimization) da loja virtual;
  • gerenciamento de múltiplas lojas em um painel de gestão;
  • permite gerenciar clientes de acordo com suas características e disponibilizar ofertas exclusivas para diferentes públicos;
  • consultoria e ferramentas para conhecer o perfil do cliente, gerar conversões e vendas;
  • omnichannel nativo, possibilitando processos como retirada na loja, envio para loja e envio da loja;
  • consultoria especializada para criar experiências de compra relevantes para cada consumidor durante toda a jornada de interação com a marca.

Por que confiar na Linx?

A Linx é considerada a empresa de software de maior expressão na América Latina em sistemas de gestão para o varejo, detendo mais de 40% do mercado de software para setor no país. A empresa é composta de três unidades:

  • Linx Digital, focada em soluções para o mercado digital;
  • Linx Pay Hub, que atende o segmento de meios de pagamento;
  • Linx Core, que reúne sistemas de gestão online e offline.

A decisão de desenvolver um braço somente para atender as operações digitais se deve ao pioneirismo da companhia no omnichannel. Sua plataforma é a mais madura do mercado e muito se deve aos investimentos maciços, o que rendeu contratos com marcas de expressão. São mais de mil lojas virtuais implantadas, transacionando mais de R$ 2 bilhões por ano.

Mais do que disponibilizar as ferramentas básicas para a criação de uma loja virtual, a Linx busca oferecer soluções que atendem a negócios de todos os tamanhos e mercados de atuação, viabilizando etapas importantes do processo de compra como atração, engajamento e conversão de clientes.

Entre os clientes da unidade digital estão Natura, Dakota, Forum, Bemol, Centauro, iFood e muitas outras. Para se ter uma ideia, 9 das 10 maiores lojas virtuais do país têm algum serviço desenvolvido pela Linx, o que demonstra sua importância para o setor do e-commerce nacional.

O que considerar na escolha da plataforma de e-commerce?

A escolha de uma plataforma de e-commerce deve ser baseada em informações consistentes. Em outras palavras, é importante entender sua metodologia, processos, soluções oferecidas pelo mercado e avaliar como isso vai impactar a sua operação. Vamos aos pontos-chave para auxiliar nessa decisão.

O que vai vender?

O primeiro passo é ter um entendimento do mercado em que atua (ou vai atuar). Por exemplo, se o nicho escolhido for o de moda, será necessária uma plataforma que facilite o cadastro de várias características de um mesmo item — por exemplo, uma camisa em cores, modelos e tamanhos diferentes. Já se o nicho for de peças para computador, terá de cadastrar um notebook várias vezes, considerando suas configurações.

Qual o tamanho da sua operação?

Mesmo que o negócio comece com grandes expectativas, no momento em que vai iniciar a loja virtual é preciso considerar o tamanho real da empresa e sua projeção de crescimento no curto e médio prazo. Dessa forma, é possível buscar parceiros com as características ideais para atender suas demandas sem a necessidade de pagar por um serviço que não será necessário naquele momento.

Quais recursos são mais importantes para sua operação?

O sucesso de uma operação de vendas no ambiente digital depende do foco na conversão, que está ligado diretamente a fatores como experiência do usuário e a eficiência dos recursos de gestão. Nesse sentido, algumas funcionalidades têm maior importância, como:

  • nome e demais dados sobre a loja virtual — o ideal é ter a estrutura de www.sualoja.com.br;
  • configuração de layout;
  • possibilidade de ser acessada de qualquer dispositivo;
  • facilidade na gestão;
  • checkout transparente;
  • automatização de notas fiscais;
  • dados sobre a navegação do usuário ou integração com Google Analytics;
  • servidor estável;
  • segurança para o vendedor e os clientes;
  • chat;
  • recuperação de carrinho;
  • possibilidade de criar promoções como cupom de desconto;
  • integração com marketplaces;
  • múltiplas formas de pagamento.

Ter um sistema que facilite o cadastro e vendas é fundamental, mas é indispensável contar com ferramentas que viabilizem a divulgação do negócio e as conversões. Em geral, a plataforma deve ajudar no ranqueamento das páginas junto aos buscadores e auxiliar no processo de compra como um todo.

A plataforma Linx e-commerce consegue atender essas e outras especificações de forma efetiva. Para potencializar seus resultados é interessante contar com uma agência como a Auaha, que oferece serviço de personalização de lojas na plataforma. Além disso, presta todo apoio para que seu negócio possa crescer e gerar resultados expressivos.

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