Instagram ADS: saiba mais sobre o assunto

O Instagram mostrou que é uma rede social capaz de gerar bons resultados, sobretudo relacionados ao engajamento do público. O cenário é favorável para as empresas que utilizam a plataforma, uma vez que podem contar com ferramentas como o Instagram Ads para fortalecer sua presença e alcançar seu público.

 

Os usuário brasileiros estão cada vez mais propensos a interagir com as marcas, visto que 83% deles seguem perfis de negócios. Apesar das oportunidades, é importante contar com recursos para expandir sua atuação. Continue lendo o post e entenda mais sobre o Instagram Ads, as possibilidades de campanhas e demais motivos para usar essa ferramenta.

O que é o Instagram Ads?

É uma forma de divulgar anúncios no feed dos usuários e nos Stories do Instagram. O recurso pode ser empregado a fim de gerar cliques, curtidas, aumentar o número de seguidores, instalação de aplicativos, visualizações de vídeos, entre outros objetivos. Para utilizá-lo, é preciso ter uma conta Business (contas comerciais ou para empresas).

Quais tipos de anúncios podem ser publicados no Instagram?

De forma resumida, para criar um anúncio é importante se atentar a alguns detalhes específicos:

  • imagem única: tamanho máximo de 10 MB, podendo ser retangular (600 x 315 ou 1936 x 1016 px) ou quadrada ( 600 x 600 px ou 1936 x 1936 px);
  • carrossel: permite o uso de até quatro imagens (precisam ser quadradas);
  • vídeo: recomenda-se tempo entre 5 a 60 segundos. As medidas aceitas são iguais às das imagens únicas e o vídeo não pode ter mais do que 30 MB (formato MP4);
  • apresentação multimídia: é uma sequência de fotos que formam um pequeno vídeo (obedece o padrão de imagem única);
  • Stories: publicações temporárias de imagens e vídeos. Geralmente, podem ser visualizadas por 24 horas após a postagem;
  • coleção: apresentação de 4 produtos em uma imagem ou vídeo. O usuário que interage é direcionado a uma página para ver produtos, promoções e ofertas.

Por que anunciar no Instagram?

Mais do que ver seus anúncios, os milhões de usuários do Instagram podem interagir com a marca, conhecer mais sobre sua proposta, acompanhar as novidades, ofertas etc. As possibilidades são inúmeras, além das facilidades de acesso e uso. Separamos os principais benefícios para você. Confira na sequência.

Aumentar o alcance

O maior desafio para qualquer empresa com o marketing nos meios digitais é romper a barreira de milhões de posts concorrentes. Os anúncios proporcionam isso com maior rapidez e eficácia. Em relação a uma postagem normal para seus seguidores, por exemplo, o anúncio atinge mais pessoas. Além disso, é possível segmentar para qual público ele vai aparecer, selecionando usuários mais propensos a adquirir seu produto ou serviço.

Gerar mais vendas

42% das pessoas compram algum item por tê-lo visto nas redes sociais, as quais são excelentes para gerar diferentes tipos de conversões, inclusive vendas. Em geral, o Instagram permite despertar o interesse do consumidor, aproximá-lo e, quando for o momento de decidir pela compra, sua marca será uma das primeiras opções (senão a primeira).

Ampliar a conscientização da marca

Quando a marca impulsiona a postagem no Instagram, ela aparece no feed de seu público-alvo sem que pareça estar fora do contexto ou em um lugar que perturbe o usuário. Os Stories, por exemplo, aparecem em meio aos conteúdos orgânicos de outras pessoas que o usuário segue.

São anúncios discretos que podem aumentar sensivelmente o reconhecimento da empresa. Por isso, é preciso definir pontos como orçamento, público-alvo, duração, entre outros pontos para aumentar a taxa de acerto dos anúncios.

Produzir relatórios

Por meio dos relatórios do Facebook Ads, torna-se possível fazer uma análise e identificar quais postagens estão de acordo com seus objetivos e quais não obtêm o resultado esperado. Isso é fundamental para modificar estratégias a fim de gerar mais conversões. Veja quais são as três principais categorias para fazer essa avaliação.

Atividade

Essa métrica apresenta como seus seguidores interagem com seu perfil. Os principais indicadores de Atividade são:

  • seguidores: o número de seguidores da marca;
  • interações: referem-se ao total de ações realizadas no perfil;
  • visitas: número de pessoas que visitaram seu perfil;
  • cliques no site: quantidade de cliques feitos no link da bio;
  • e-mail/ ligar: trata-se do número de cliques em Ligar ou e-mail (quando essas opções estiverem ativadas);
  • alcance: indica seu alcance geral com tudo o que publicou na última semana e representa o total de usuários que viram suas publicações pelo menos uma vez;
  • impressões: representa o número de vezes que os usuários viram suas publicações.

Conteúdo

Os dados dessa categoria representam a forma como seus seguidores e demais usuários interagem com seu conteúdo, incluindo seu feed, Stories e lives. São métricas de conteúdo:

  • alcance: refere-se ao número total de usuários que viram a publicação;
  • impressões: é número total de vezes que os usuários viram a publicação;
  • compartilhamentos: representa a soma do número de vezes que os usuários fazem a repostagem do seu conteúdo por Stories ou por mensagem direta.

Público

Permite entender quem são e como se comportam seus seguidores por meio de dados sobre sua localização, gênero e outras informações:

  • principais localizações: são as cinco cidades e os cinco países em que estão a maior parte de seus seguidores;
  • faixa etária: identifica e classifica a idade dos seguidores;
  • gênero;
  • seguidores: trata-se dos horários e dias da semana em que a maioria dos seguidores ficam ativos.

A rede social em si tem uma dinâmica em que as pessoas seguem umas às outras (ou as marcas) para acompanhar suas postagens. À medida que se produz conteúdo interessante, há um aumento dos seguidores. Isso mostra de forma direta a importância de desenvolver postagens baseadas nas respostas dos relatórios.

Como foi visto, o intuito do Instagram Ads é potencializar as possibilidades das postagens que são feitas na rede social. Os gestores têm em mãos uma ferramenta poderosa para entreter, emocionar e informar o público, bem como para se aproximar e aumentar o número de conversões.

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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