Como se destacar no e-commerce com uma consultoria especializada

Abrir um e-commerce e se destacar em meio aos concorrentes nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? E fazer todo esse processo sozinho é ainda mais difícil!

A consultoria tem se tornado essencial para alcançar um bom desempenho na atração dos consumidores e se destacar no mercado, com essa ajuda seu e-commerce pode obter cada vez mais melhores resultados.

O número de lojas online e de consumidores cresce a cada ano que passa, por esse motivo, é necessário saber tudo sobre as tendências e nada melhor do que nossos especialistas para te ensinar.

Lembre-se que isso deve ser um trabalho conjunto, não adianta contratar esse tipo de serviço e não colocar em prática as estratégias sugeridas.

Esse artigo mostra como a consultoria para e-commerce é importante e quais as vantagens dela para o seu negócio. Continue lendo para saber mais

Como funciona a consultoria para o e-commerce?

Todos empreendimentos geram dúvidas ao longo do caminho, a consultoria pode ajudar a suprir todas essas incertezas e agir da maneira mais eficiente para minimizar os desafios ao longo do caminho.  

É recomendado que esse serviço seja prestado por profissionais especializados, desse modo, poderá ser uma visão e posição neutra, capaz de fornecer as melhores instruções sem se envolver com a equipe e com um julgamento imparcial.

Um trabalho focado na otimização dos negócios online, com especialistas que prestam serviços para os empreendedores, realizando diversas análises e indicando os pontos de melhoria.

Ou seja, uma dedicação específica para cada cliente como trabalho direcionado para o desenvolvimento dos pontos críticos, identificando as falhas, corrigindo e explorando todo o potencial do negócio em questão.

Quais são os tipos?

As consultorias têm o objetivo de atender todos os clientes de maneira exclusiva e suprir suas necessidades. Veja como o trabalho é direcionado para cada modelo:

  1. Consultoria para marketplaces

O Marketplace tem o papel de oferecer produtos de terceiros e atuar como um mediador entre o vendedor e o consumidor final. Podemos dizer que o site funciona como uma vitrine.

O trabalho de consultoria nesse tipo de negócio, é voltado a gestão de relacionamento com as lojas que vendem os produtos. Além da curadoria de produtos e lojas, pois, o papel do marketplace é levar o que existe de melhor no mercado para o consumidor.

  1. Consultoria para redes sociais

As redes sociais são ferramentas indispensáveis para quem quer vender online. É preciso criar consciência nos empreendedores de que as lojas precisam estar integradas com os perfis nas redes sociais.

O trabalho será indicar quais são as melhores maneiras de utilizá-las para criar um relacionamento com o público e focar no uso dessas plataformas como canais de divulgação, tornando-as uma extensão do e-commerce.

  1. Consultoria para um negócio local

Quando falamos sobre essa categoria, estamos nos referindo a empresas físicas que se cadastram com dados relevantes para serem encontradas na internet, como: endereço, telefone, site, rotas e outros.

O suporte trata-se de fazer com que o negócio seja facilmente encontrado durante as pesquisas e outras otimizações relevantes.

  1. Consultoria estratégica

A consultoria para o e-commerce pode ter um foco mais estratégico também, com maior atenção no suporte para que os negócios consigam alcançar os objetivos. Ou seja, um trabalho totalmente personalizado.

Quais estratégias são abordadas?

O objetivo é que não sejam medidos esforços para que o negócio tenha sucesso, considerando isso, existem muitos ajustes, práticas e direcionamentos que precisam ser colocados em ação. Veja quais são os focos estratégicos que a consultoria possui:

Trabalhe a identidade visual da marca

A primeira impressão é a que fica, quem nunca ouviu falar essa frase, né? Uma das principais ações da consultoria é oferecer um suporte no reposicionamento – ou criação – de uma identidade visual para o e-commerce.

Direcionando a empresa a buscar um projeto que faça sentido e que seja capaz de impactar o público-alvo.

Encontre o produto carro chefe

Muitas vezes os empresários confundem os produtos que estão em alta com aquelas que podem ser promissoras a longo prazo. A consultoria realiza um trabalho de pesquisa de mercado, ajudando o cliente a identificar qual item será o centro das atenções do negócio.

Melhorar a performance dentro do marketplace

As empresas podem tanto ter seu próprio site quanto vender seus produtos em marketplaces. Isso colabora para o maior alcance e faturamento de vendas.

Para isso, é fundamental possuir uma estratégia adequada e a consultoria pode ajudar a otimizar sua performance online, com:

  • descrições de produto mais atrativas;
  • fotos de produtos chamativas;
  • disponibilização dos produtos em marketplaces de maior potencial;
  • otimização da rotina logística.

Otimização de SEO

Para sobreviver no universo online, estar visível é essencial! Para isso a otimização é a palavra-chave para ter sucesso na internet. Isso nada mais é do que pequenos ajustes e padrões que ajudam o seu site a ser facilmente encontrado.

A consultoria indicará os melhores parâmetros para serem seguidos, adequando as estratégias para se manter sempre na primeira página do google e gerar melhores resultados.

Crie campanhas com potencial de vendas

Para o e-commerce é muito importante possuir campanhas que chamem atenção do público e mostrem as qualidades do seu produto ou serviço. Sendo assim, o papel da consultoria será ajudar com a estruturação das ações para chegar nos objetivos.

Elas podem ser por meio de anúncios do google (rede de display, shopping ou rede de pesquisa), redes sociais ou outros meios.

Faça com que o público conheça e saiba o que o seu negócio tem a oferecer!

Estratégias de vendas

Uma consultoria especializada irá ajudar no estágio de análises e com o direcionamento dos clientes. Atendendo as metas, o público e o mercado que a empresa está incluída. Traçando as melhores estratégias possíveis.

Se torne sólido e lucrativo

Após se posicionar de maneira sólida no mercado, com uma base bem definida, se tornará mais fácil definir o foco do e-commerce no seu segmento.

A solidez no mercado depende de muitos fatores que uma consultoria é capaz de fornecer no menor tempo possível. 

Quais são as suas vantagens?

Cada empresa possui um nicho e um objetivo que exigem ações peculiares para conseguir atingir resultados satisfatórios.

Uma equipe de consultoria, além da excelência em ‘’know-how’’, sabe exatamente os caminhos a serem trilhados e ajuda em diversos pontos. Trazendo algumas vantagens como:

  1. Conhecimento do público-alvo

É importante possuir o máximo de detalhes sobre o público para construir um perfil mais eficaz para a persona. As pessoas não querem apenas comprar, hoje em dia, é muito importante fazer com que elas sintam que fazem parte da história da marca.

  1. Análise do ambiente

Ajuda a conhecer precisamente quem são os concorrentes diretos e indiretos, as ameaças, oportunidades e em que pontos precisam ser realizadas melhorias.

  1. Orientações para um atendimento qualificado

O bom atendimento é um ponto chave para o aumento da conversão. Pois a satisfação é primordial para a fidelização.  Além de oferecer diversas formas de pagamento com a proteção de dados para o consumidor, assegurando contra fraudes.

  1. Cadastro de produtos e SEO

Um cadastro de produtos mal feito, pode prejudicar a marca no rankeamento do google. Por isso é necessário estar atento a todos os critérios e boas práticas para o cadastro.

Otimizar o conteúdo da loja, com Keywords pode fazer com que a sua posição fique mais elevada e traga melhores resultados.

  1. A parte visual

Aqui envolve todo o layout e como ele impacta os visitantes da loja virtual. É através dele, que os consumidores têm sensações que podem ser agradáveis ou desagradáveis. Ele também transmitirá um padrão de comunicação, gerando autoridade, segurança e credibilidade.

Seu e-commerce nas mãos certas…

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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