Qual é a importância do layout na loja virtual?


Foto de Designecologist no Pexels

Se você está começando ou já tem uma loja virtual, já deve saber que de nada adianta criar um e-commerce se você não souber como atrair e conquistar clientes.

Manter a sua loja competitiva no mercado é uma tarefa que depende de vários fatores, como o layout virtual. 

O layout do e-commerce é o responsável por transmitir seriedade e ser o principal gerador de confiança para que seus clientes realizem as compras

Além do aspecto visual, como um design atraente e dinâmico, é necessário que seu layout esteja em sincronia com o conceito proposto pela marca, a estética determinada pelo branding e a interação do cliente com o site. Quer conhecer alguns pontos importantes para alinhar a imagem e a ação da sua marca? Vamos nessa!

Pesquise

O primeiro passo ao criar uma loja virtual é a pesquisa.

A pesquisa é fundamental porque é ela que te ajudará a pensar em todos os aspectos relacionados ao objetivo que você pretende alcançar.

Por isso, a meta deve ser criar um layout que agregue o valor necessário para transformar a loja em um negócio de sucesso. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe: preparamos algumas pesquisas específicas para te ajudar.

Concorrentes

Pesquise os seus concorrentes, conheça seus pontos fortes e, principalmente, seus pontos fracos.

Lembre-se também de analisar a forma como eles atuam no mercado e como a aparência do e-commerce os ajudam a criar uma identidade própria.

Assim será possível investir seus recursos no lugar certo, atuando no que já agrada o consumidor e conhecendo onde demandará mais dedicação para não errar.

Público-alvo

Uma loja virtual com layout personalizado e pensado no cliente permite uma comunicação mais direta com o seu público-alvo.

Para facilitar o processo de tirar o e-commerce do papel, realize pesquisas de satisfação, leve em consideração todo feedback e use-os ao seu favor.

Conheça a plataforma

A escolha de uma boa plataforma influencia diretamente na qualidade do serviço, na boa administração e estratégias de marketing eficientes.

Busque uma que seja simples, fácil de acessar e que atenda às necessidades dos seus consumidores. 

Nos dias atuais, os consumidores realizam suas compras por smartphones, tablets ou diferentes aparelhos. Nesse cenário, o formato responsivo é o seu maior aliado.

Procure por plataformas organizadas e que estejam dentro da mensagem que você pretende mostrar aos seus consumidores. Afinal, é ela quem atrai clientes para a sua loja virtual.

Você pode ler mais sobre a plataforma de e-commerce e como escolher a mais adequada para o seu negócio aqui.

Como desenvolver um bom layout?

O segredo para um bom layout é: seja simples, bonito e intuitivo. Procure manter um design organizado, limpo e de fácil acesso. Para te ajudar a entender melhor sobre a experiência de compra sem distração, separamos algumas dicas:

Chame a atenção para os melhores produtos

Os clientes que navegam nas lojas virtuais têm um interesse predominante: ver produtos.

Entre eles, alguns podem estar interessados em conhecer a sua empresa mais a fundo, como qual é a sua história ou quais são os seus valores. 

De um modo geral, todos – especialmente os novos consumidores – estão interessados em conferir o que podemos oferecer para eles.

Se os produtos não estiverem à vista dos potenciais compradores ou não forem atraentes o suficiente para conquistá-los, eles deixarão a loja e dificilmente retornarão.

Por isso, é fundamental destacar os produtos e deixá-los visíveis logo na página principal. A página principal é a vitrine do seu e-commerce e deve estar sempre atualizada com banners ou slides shows atrativos.

Transmita conceitos através de cores

Você sabia que 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais e processadas 60 mil vezes mais rápido do que qualquer outro tipo de informação?

Pensando nisso, escolher as cores que irão transmitir a personalidade da sua marca para potenciais clientes e moldar a sua identidade é crucial para definir a identidade da sua marca e suas motivações.

Saiba selecionar as cores que são coerentes com o estilo de vida proposto pela sua marca: 

  • Branco: Está relacionado à calma, pureza, inocência e limpeza;
  • Amarelo: Representa riqueza, energia e alegria;
  • Laranja: Transmite entusiasmo, criatividade, sucesso e determinação;
  • Rosa: Associa-se a romance, amor e amizade;
  • Vermelho: Representa fortaleza, amor e determinação;
  • Verde: Relaxante, transmite harmonia, equilíbrio e fertilidade;
  • Roxo: Está relacionado com a nobreza, a sabedoria e a independência;
  • Azul: Transmite calma, estabilidade e tranquilidade;
  • Preto: É utilizado para sugerir elegância, formalidade e prestígio.

Simplificar a navegação para o cliente

É importante que todos os clientes tenham a informação que buscam ao alcance de suas mãos.

Além de destacar os produtos no layout, como já falamos anteriormente, o design também deve ser desenvolvido de forma que as informações relevantes possam ser acessadas em um clique. 

Então considere:

  • Uma barra de navegação indicando as categorias (e subcategorias) dos produtos;
  • Uma caixa de pesquisa, de preferência no topo da página;
  • Link direto para a página com as informações de contato;
  • Link direto para a página de perguntas e respostas.

Uma loja virtual deve demonstrar o cuidado e a atenção em todos os aspectos. Tenha em mente que deve existir coerência entre seus produtos, sua loja e sua marca.

Em nosso blog, você encontra vários conteúdos como este para estar sempre por dentro do que acontece no mundo do e-commerce, vendas, marketing, performance digital e mais.

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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