Se você está começando ou já tem uma loja virtual, já deve saber que de nada adianta criar um e-commerce se você não souber como atrair e conquistar clientes.
Manter a sua loja competitiva no mercado é uma tarefa que depende de vários fatores, como o layout virtual.
O layout do e-commerce é o responsável por transmitir seriedade e ser o principal gerador de confiança para que seus clientes realizem as compras.
Além do aspecto visual, como um design atraente e dinâmico, é necessário que seu layout esteja em sincronia com o conceito proposto pela marca, a estética determinada pelo branding e a interação do cliente com o site. Quer conhecer alguns pontos importantes para alinhar a imagem e a ação da sua marca? Vamos nessa!
Pesquise
O primeiro passo ao criar uma loja virtual é a pesquisa.
A pesquisa é fundamental porque é ela que te ajudará a pensar em todos os aspectos relacionados ao objetivo que você pretende alcançar.
Por isso, a meta deve ser criar um layout que agregue o valor necessário para transformar a loja em um negócio de sucesso. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe: preparamos algumas pesquisas específicas para te ajudar.
Concorrentes
Pesquise os seus concorrentes, conheça seus pontos fortes e, principalmente, seus pontos fracos.
Lembre-se também de analisar a forma como eles atuam no mercado e como a aparência do e-commerce os ajudam a criar uma identidade própria.
Assim será possível investir seus recursos no lugar certo, atuando no que já agrada o consumidor e conhecendo onde demandará mais dedicação para não errar.
Público-alvo
Uma loja virtual com layout personalizado e pensado no cliente permite uma comunicação mais direta com o seu público-alvo.
Para facilitar o processo de tirar o e-commerce do papel, realize pesquisas de satisfação, leve em consideração todo feedback e use-os ao seu favor.
Conheça a plataforma
A escolha de uma boa plataforma influencia diretamente na qualidade do serviço, na boa administração e estratégias de marketing eficientes.
Busque uma que seja simples, fácil de acessar e que atenda às necessidades dos seus consumidores.
Nos dias atuais, os consumidores realizam suas compras por smartphones, tablets ou diferentes aparelhos. Nesse cenário, o formato responsivo é o seu maior aliado.
Procure por plataformas organizadas e que estejam dentro da mensagem que você pretende mostrar aos seus consumidores. Afinal, é ela quem atrai clientes para a sua loja virtual.
Você pode ler mais sobre a plataforma de e-commerce e como escolher a mais adequada para o seu negócio aqui.
Como desenvolver um bom layout?
O segredo para um bom layout é: seja simples, bonito e intuitivo. Procure manter um design organizado, limpo e de fácil acesso. Para te ajudar a entender melhor sobre a experiência de compra sem distração, separamos algumas dicas:
Chame a atenção para os melhores produtos
Os clientes que navegam nas lojas virtuais têm um interesse predominante: ver produtos.
Entre eles, alguns podem estar interessados em conhecer a sua empresa mais a fundo, como qual é a sua história ou quais são os seus valores.
De um modo geral, todos – especialmente os novos consumidores – estão interessados em conferir o que podemos oferecer para eles.
Se os produtos não estiverem à vista dos potenciais compradores ou não forem atraentes o suficiente para conquistá-los, eles deixarão a loja e dificilmente retornarão.
Por isso, é fundamental destacar os produtos e deixá-los visíveis logo na página principal. A página principal é a vitrine do seu e-commerce e deve estar sempre atualizada com banners ou slides shows atrativos.
Transmita conceitos através de cores
Você sabia que 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais e processadas 60 mil vezes mais rápido do que qualquer outro tipo de informação?
Pensando nisso, escolher as cores que irão transmitir a personalidade da sua marca para potenciais clientes e moldar a sua identidade é crucial para definir a identidade da sua marca e suas motivações.
Saiba selecionar as cores que são coerentes com o estilo de vida proposto pela sua marca:
- Branco: Está relacionado à calma, pureza, inocência e limpeza;
- Amarelo: Representa riqueza, energia e alegria;
- Laranja: Transmite entusiasmo, criatividade, sucesso e determinação;
- Rosa: Associa-se a romance, amor e amizade;
- Vermelho: Representa fortaleza, amor e determinação;
- Verde: Relaxante, transmite harmonia, equilíbrio e fertilidade;
- Roxo: Está relacionado com a nobreza, a sabedoria e a independência;
- Azul: Transmite calma, estabilidade e tranquilidade;
- Preto: É utilizado para sugerir elegância, formalidade e prestígio.
Simplificar a navegação para o cliente
É importante que todos os clientes tenham a informação que buscam ao alcance de suas mãos.
Além de destacar os produtos no layout, como já falamos anteriormente, o design também deve ser desenvolvido de forma que as informações relevantes possam ser acessadas em um clique.
Então considere:
- Uma barra de navegação indicando as categorias (e subcategorias) dos produtos;
- Uma caixa de pesquisa, de preferência no topo da página;
- Link direto para a página com as informações de contato;
- Link direto para a página de perguntas e respostas.
Uma loja virtual deve demonstrar o cuidado e a atenção em todos os aspectos. Tenha em mente que deve existir coerência entre seus produtos, sua loja e sua marca.
Em nosso blog, você encontra vários conteúdos como este para estar sempre por dentro do que acontece no mundo do e-commerce, vendas, marketing, performance digital e mais.
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