Cupons de desconto: amigo ou inimigo para o e-commerce?

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

O programa de televisão “Cupom mania” exibido no canal Discovery Brasil é um tanto quanto curioso, pois mostra pessoas dos Estados Unidos que são viciadas em cupons! As compras que elas fazem acabam saindo de graça pelo tanto de cupons de desconto que elas adquirem em jornais e revistas.

Nesse programa é possível enxergar duas coisas: que quanto mais desconto, mais eles compram. Seguindo essa lógica, podemos destacar a seguinte manchete: “Cupons de desconto geram R$ 6 bilhões no e-commerce em 2020”.

Bom, com isso você já deve ter percebido que sim, os cupons de desconto podem ser seus aliados das vendas. Venha descobrir como!

Seu e-commerce e cupons de desconto

Se o seu desejo é atrair clientes para seu site e fidelizá-los, os cupons de desconto podem ser um bom caminho para que isso ocorra. 

Pense: em meio a tantos concorrentes com produtos tão bons quanto o seu, é necessário inovar em algo para que o consumidor escolha comprar em sua loja. O preço, nesses casos, são muito levados em consideração na hora da tomada de decisão. 

Proporcionar o cupom de desconto para seus clientes pode ser uma decisão benéfica ao e-commerce, se bem planejado e executado, claro!

Maneiras de utilizar os cupons em seu e-commerce

Para um bom aumento nas vendas, os cupons de desconto podem ser usados. Veja algumas formas diferentes de utilizá-los:

Cupons comemorativos

Seu e-commerce está fazendo aniversário, atingiu alguma meta, conseguiu um bom número de seguidores? Isso pode servir de gancho para você oferecer um cupom para seus clientes em comemoração a isso.

Essa estratégia geralmente gera um bom retorno, pois é bastante eficaz. Nesse caso, aquela frase bem famosa: “O aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você!” faz todo sentido para seu e-commerce nesses momentos.

Datas especiais 

Falando de momentos especiais, aquelas datas em que o pessoal costuma comprar bastante presente também é uma boa para oferecer cupons.

Datas como Páscoa, Natal, Ano Novo, Dia das Mães e dos Pais costumam vender muito bem no e-commerce. Mas existem também outras oportunidades, como início de uma nova estação, volta às aulas e muito mais! 

Se você quiser saber mais sobre as datas comemorativas mais importantes para o e-commerce, temos um conteúdo recente aqui no blog.

Oferecer um cupom de desconto nessas datas pode ser crucial para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já consumiram de sua loja.

Assinatura

Esse método é muito utilizado no e-commerce. Ele consiste numa troca: o cliente faz o cadastro no site e em troca ele ganha um cupom de desconto.

Isso gera, além de vendas, um aumento na sua base de contatos, os famosos Leads! Dessa forma, você vai ter acesso aos dados de seus clientes e conseguir utilizar uma poderosa ferramenta de propaganda: o e-mail marketing.

Dessa maneira, sua base de contatos vai ser mais assertiva, pois são consumidores prontos para serem fidelizados!

Cupons de desconto através do e-mail marketing

O e-mail marketing se tornou uma ferramenta indispensável para gerar mais lucro. Para entender um pouco mais sobre o poder que ele tem, veja esse conteúdo do blog Auaha! 

Mas se o seu desejo é movimentar sua base de e-mails, gerar mais conversão, manter um relacionamento com os clientes e reatar laços com aqueles que pararam de comprar, envie um cuponzinho de desconto através do e-mail.

Você vai ver como essa tática funciona!

Parceria com influenciadores digitais

Os digital influencers, como o próprio nome já supõe, influencia certo tipo de comportamento em seus seguidores. Fazer parcerias com essas pessoas pode ser a chance de um novo público para seu e-commerce!

Procure facilitar a chegada deles para o site e principalmente para que essas pessoas realizem a compra. Um empurrãozinho para que isso aconteça é oferecer um cupom de desconto para os seguidores do influenciador.

Dessa forma, o número de conversões aumentam e você acaba atingindo um nicho específico.

Para saber mais como um influenciador digital pode ajudar a alavancar seu e-commerce, clique aqui.

Abandono de carrinho

Quando você percebe que há uma alta taxa de abandono de carrinho, não se desespere! Estudos mostram que essa taxa, no Brasil, é de 83%.

Mas, há uma solução simples para que as pessoas retomem suas compras: ofereça cupons de desconto. Sua loja pode mandar uma mensagem para os clientes que acabaram abandonando o carrinho lembrando-os de finalizarem a compra e também oferecer um descontinho para ajudar na conversão.

Tudo isso pode ser definido através de um prazo. Assim, criará um senso de urgência no cliente e aumentará as chances dele realizar a compra.

Primeira compra

Essa também é uma tática muito utilizada pelos lojistas. Ao visitar o site pela primeira vez, o cliente é agraciado por um cupom de desconto.

Isso aumenta as chances desse visitante conhecer os produtos da sua loja e até realizar algum tipo de compra.

Cupons em produtos específicos

Seu e-commerce está com algum produto parado em estoque e você precisa dar uma movimentada neles? Uma opção para aumentar a venda desses produtos é oferecer cupons de desconto.

Fazendo isso você consegue rotacionar o estoque e deixa seu negócio mais rentável.  Isso também serve para aqueles produtos que não tem muita saída assim.

Você também pode oferecer cupons para categorias específicas e para o site todo, só que com menos desconto nesse segundo caso.

 

 

Nas redes sociais 

Oferecer cupons de desconto nas redes sociais não só aumentam a taxa de conversão dos clientes, como também aumenta o engajamento com seus seguidores. 

Essa estratégia vai incentivar o cliente a ficar ligado nas redes sociais da sua loja e aumentar seu número de vendas.

 

Períodos de baixa venda

É normal que em algum momento seu e-commerce não venda tão bem assim. Finais de semana e feriados, por exemplo, costumam diminuir o número de compras dos clientes.

Para que você atraia mais pessoas, e consequentemente aumentar o número de vendas, é interessante oferecer um cupom de desconto.

Cupom de frete grátis

Outro método que vai atrair mais clientes é oferecer cupom de frete grátis na hora da finalização da compra. 

Além de gerar mais conversões, a possibilidade de aumentar o ticket médio de seu e-commerce é maior.

Se você quiser saber mais sobre como alinhar sua estratégia de marketing com o frete, leia esse artigo aqui do blog Auaha!

Aumento do ticket médio

Os cupons de descontos oferecidos a partir de um valor é uma mão na roda para aumentar o ticket médio de seu e-commerce!

Essa estratégia faz com que o cliente compre mais, visando usufruir do benefício. De certa forma, isso cria um senso de urgência, pois se ele não gastar o valor mínimo, não vai aproveitar o desconto.

 

Colocando em prática

Você viu que usar cupons de desconto pode ser muito bom para o crescimento de seu e-commerce e também conferiu algumas dicas que vão te ajudar a colocar isso em prática!

Saia na frente de seus concorrentes, diferencie seu negócio. A hora de começar é agora!

Caso você queira mais orientação, nós da Auaha estamos à sua disposição. Temos profissionais que são apaixonados pelo que fazem, criativos e extremamente bons!

Se você deseja traçar a melhor estratégia para seu negócio crescer e melhorar sua performance na internet seu lugar é na Auaha!
Vamos bater um papo e, quem sabe, você se interesse em fazer parte do nosso time?

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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