O e-mail é uma das ferramentas de comunicação digital mais usadas do mundo. A maior parte das pessoas possui uma conta, seja para fins profissionais, pessoais, acadêmicos, entre outros…
Se todo mundo utiliza essa rede, podemos falar que ela é um bom terreno para aqueles que desejam aumentar o número de vendas em seu negócio, fazer marketing.
Então se você é um profissional que deseja implementar esse recurso na sua empresa e não sabe por onde começar: calma! A Auaha vai explicar tintin por tintin pra você que quer começar a ter sucesso nas vendas!
O que é e-mail marketing?
Antes de aprender estratégias e dicas de como lançar campanhas usando essa ferramenta, você precisa entender bem o que ela é, certo? Afinal, o que é e-mail marketing?
Ele consiste em uma estratégia de marketing digital, no qual você dispara uma série de conteúdos relevantes para uma base de leads que possuem interesse em receber seus conteúdos e ofertas.
Já adianto que é essencial que você tenha esse último ponto em mente, por isso, crie conteúdos que atendam a um segmento e que sejam relevantes para as pessoas que querem recebê-los. Nada de comprar base de contatos, ein!
Lembre-se, também, que existem as LGPD (Leis Gerais de Proteção de Dados), portanto, você só deve fazer e-mail marketing com o consentimento do cliente, okay?
Quais são os benefícios de fazer e-mail marketing?
Você sabe que o uso da plataforma só vem crescendo. Isso pode ser ilustrado através de dados: cerca de 95,9% das pessoas conferem seu e-mail diariamente, 76,7% das empresas já utilizam dela como canal para marketing e mais de 95% acredita em sua eficácia.
Além disso, as outras redes sociais apresentam ruídos e impõem algumas restrições para quem quer fazer marketing. O facebook, por exemplo, não entrega seus anúncios para todo seu público de forma orgânica, mesmo que você se dedique em publicar nesta rede. No e-mail, você consegue ter um alcance melhor e, consequentemente, mais eficiência.
Existem, também, mais alguns pontos em destaque:
Segmentação
Para fazer parte da sua base de contatos, os clientes precisam se cadastrar. Neste cadastro, os interesses dela podem ser muito bem esclarecidos de acordo com algum formulário ou algo do tipo.
Você vai saber direcionar seu conteúdo de forma bem precisa. E vamos combinar que isso, hoje em dia, vale ouro.
Ter informações reais de quais são os gostos dos clientes vai garantir o sucesso de uma comunicação mais direcionada e assertiva. Simplificando, você vai saber como conversar e atingir o seu público.
Você oferece conteúdos relevantes
Depois de ter consciência que você tem o mais precioso – informações de como é o seu cliente – na palma das mãos, é hora de colocar isso em prática e utilizar o Inbound Marketing.
Esse conceito é definido por uma série de estratégias que visam converter o cliente através de um conteúdo que ele se identifica e ache relevante. Basicamente, é ele que vai procurar sua empresa, e não você. Lembre-se: público não é algo que eu crio, mas sim que eu atraio.
Ferramenta de anúncio barata
Se você for comparar uma campanha de anúncio no facebook e o e-mail marketing, o segundo tem um custo muito menor.
Para realizar uma campanha no e-mail, basta que você contrate o serviço de alguma ferramenta de disparo. Elas vão fazer todo o trabalho pra você.
Ele te dá retorno
O retorno financeiro do e-mail marketing pode chegar até 3800%. Ou seja, nos Estados Unidos, a cada um dólar que é gasto com ele, acaba gerando 38 dólares.
Isso simplesmente enche os olhos de qualquer empresário. Então não espere para começar!
Conheça os tipos de e-mail marketing
Agora que você sabe um pouco sobre o que é essa ferramenta e algumas vantagens que você tem ao utilizá-la, conheça quais são seus tipos:
E-mail de boas-vindas
Esse tipo não é tão comum, mas é importantíssimo. A maior parte das empresas se esquecem dele e acabam perdendo uma oportunidade.
Como o nome já diz, ele serve para saudar o novo assinante, este pode ser muito poderoso, pois é o primeiro contato que o cliente terá com seu conteúdo.
Portanto, invista em uma recepção bem calorosa, do jeito que o brasileiro adora!
Newsletter
É o tipo mais comum de ser utilizado. Esse traz informações a respeito de lançamentos e novidades aos assinantes.
Ele é mais usado porque gera relacionamento com o cliente em potencial e mantém com o que já é consumidor. Isso porque essas condições especiais acabam gerando uma interação maior e engaja bastante.
Essa estratégia, por ser mais simples, é um bom começo para os iniciantes que buscam uma rede de leads qualificados.
E-mail de nutrição
Serve para levar o cliente ao meio e depois para o topo do funil de vendas. É o conteúdo que vai transformar o seu lead em público de envolvimento e, futuramente, em consumidor.
Os conteúdos podem ser de relacionamento, reconhecimento de marca (institucional) entre outros. É importante que ele seja direcionado de acordo com os interesses, pré estabelecidos durante a assinatura do cliente. É nesse momento que você vai segmentar seu conteúdo.
E-mails promocionais
Esse tem como objetivo divulgar alguma oferta, promoção ou vantagem. Por conta disso, eles costumam ser mais focados na conversão, de fato, e costumam utilizar uma linguagem mais direta e comercial (o famoso verbo no imperativo).
Eles geralmente possuem o famoso CTA (call to action), que são chamadas que tem como função incentivar o leitor a realizar alguma ação – entrar no site por exemplo.
E-mails transacionais
Esses também merecem atenção especial, pois são os e-mails que vão notificar confirmação de pagamentos e downloads, solicitação de reembolso, troca de senha, informações de cadastro entre outras coisas.
Essa é uma etapa importante para aqueles que se converteram e realizaram a compra, o fundo de funil. Essa experiência vai contribuir para que ele se fidelize ou não, então escolha com atenção todos os elementos de comunicação que farão parte do corpo do e-mail.
Utilize uma linguagem próxima, agradeça pela compra e coloque algo que atraia o cliente a comprar novamente.
Dicas de como fazer um bom e-mail marketing
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Veja algumas dicas especiais Auaha para você conquistar seus leads.
Leve a expressão “comer pelos olhos” a sério
O primeiro contato que o assinante terá com o e-mail marketing será visual. Então dê toda a atenção para o design utilizado.
Opte por usar templates simples e bonitos, com uma identidade visual marcante. Isso pode ser feito através de cores, fontes, imagens que conversam com a sua marca e ao mesmo tempo chame a atenção do público.
Mas também não precisa fazer um design complexo, com muitas informações. O ideal é que a arte seja minimalista: objetiva e direta.
Adeque a escrita para esse formato
Uma das coisas mais importantes para o sucesso da sua campanha está no título e assunto do e-mail. O cliente só vai abrir seu conteúdo se algo lhe chamar atenção.
É exatamente esse o papel de um bom redator: criar títulos que despertam interesse no público. Para isso são utilizados os gatilhos mentais, que nada mais são do que sinais que o nosso subconsciente memoriza e ao serem acionados, nos fazem realizar determinada ação.
Um gatilho mental muito utilizado é o da urgência. Frases como “restam poucas unidades” ou “corra que o desconto é por tempo limitado” fazem com que o tempo de tomada de decisão do nosso cérebro seja curto e determinado pelo pensamento: “se eu não comprar agora vai acabar, então eu preciso aproveitar”.
No corpo do e-mail e arte, opte sempre por pouco texto. Assim as informações serão claras e diretas para que seu público assimile seu conteúdo com facilidade.
Pense em soluções antes de vender
O seu cliente assina seu conteúdo porque tem interesses que sua empresa pode oferecer, certo? Isso porque você resolve um problema que ele possui.
Para criar uma comunidade de pessoas você precisa alimentá-las com conteúdos que sejam relevantes e conversem com as necessidades delas.
Por exemplo: a Auaha tem como objetivo ajudar seus negócios a crescerem na internet, e se você é um empresário que busca isso, vai atrás de ferramentas. Para alcançar nossa meta, precisamos proporcionar esses recursos ao empreendedor, mesmo que seja um artigo em blog. Dessa forma, ele vai ver que seu problema foi resolvido pelo conhecimento que temos e vai buscar saber mais sobre nossos serviços, podendo se tornar nosso cliente.
Portanto, antes de bombardear seus contatos com milhares de produtos, pense em como você pode agregar no cotidiano dessas pessoas.
Busque ter uma conexão real com o lead
Já falamos aqui sobre Human Experience e o quanto ela é importante para os dias de hoje. De superficialidade, a internet já está cheia.
Busque ser próximo de seu público através de uma linguagem mais informal e próxima da fala, mostre que a empresa é formada de pessoas para pessoas.
Assim, você vai conseguir construir uma base de clientes fiéis.
Invista realmente em ofertas e descontos
Nos e-mails de promoção, garanta que o desconto seja de verdade! Nada de enganar seus leads, viu?
O que vende mesmo é desconto. Se você mente para uma pessoa que é um consumidor em potencial, sua credibilidade cai, e pode ser que ele não compre mais na sua loja. Então use os gatilhos mentais a seu favor, abaixe o preço de seus produtos que suas vendas possuem mais chances de aumentarem!
Comece a se mover agora!
Você viu que o e-mail marketing é uma ferramenta que vale muito a pena e pode trazer muito retorno para seu negócio.
Então não perca tempo e comece a se movimentar: vá atrás de uma plataforma de disparo de e-mail, prepare uma arte bem bonita e criativa, faça um bom texto, utilize os gatilhos mentais e separe os temas de seus conteúdos. Pronto, você já começou a caminhar em direção ao sucesso!
Isso não é fácil: demanda tempo, esforço, criatividade e muito suor! Se você quiser deixar todas essas tarefas nas mãos dos melhores especialistas, a Auaha faz esse e outros serviços pra você.
Venha bater um papo com a gente, que ficaremos muito felizes em poder ajudar o seu negócio crescer!