Com a democratização da fala na internet surgiram os famosos “influenciadores digitais”, que consolidaram seu espaço no meio digital e hoje possuem destaque pela grande produção de conteúdo para redes sociais. Em consequência da proximidade que essas pessoas estabelecem com seus seguidores, eles criam uma legião de “amigos”, que se identificam com o dia a dia do influenciador.
Essas pessoas atraem olhares das empresas, que estão interessadas em atingir seu target através do marketing de influência possibilitado pela dinâmica entre influenciador – seguidor. Para você que possui um e-commerce planejar estratégias aliadas a pessoas com voz ativa na internet, tanto com o objetivo de agregar valor ao seu comércio quanto para aumentar as vendas, pode ser uma alternativa eficaz.
Nesse texto você poderá conhecer um pouco mais do mundo dos digital influencers, como definir qual é o influencer ideal para seu negócio e também quais os melhores caminhos seguir durante essa parceria.
O que são Influenciadores digitais?
Segundo o Marketing dictionary, Influencer é uma pessoa cujas opiniões influenciam outros membros do centro de compras na tomada de decisão final. No caso, o influenciador digital é dentro do ambiente online.
Para realizar seu branding digital, o ponto chave que você precisa entender é que essas pessoas geram comportamentos em quem acompanha seu trabalho, fator de extrema importância para uma empresa que busca um posicionamento de destaque no mercado competitivo, principalmente quando se trata de autoridade de marca.
Para saber se vale a pena investir em um influenciador é preciso que ele tenha credibilidade, autoridade, relevância dentro de seu nicho.
Para que a parceria entre o seu e-commerce e o influenciador tenha sucesso
- Identifique a persona de sua marca.
A persona é um cliente ideal, um perfil de pessoa que consome ou tem grande potencial de se tornar consumidor de seus produtos. Criar um personagem fictício, detalhando seus hábitos, trabalho, classe social, sexo, entre outros fatores, vai fazer com que a escolha do influenciador seja mais assertiva.
Essa pessoa deve atender ao nicho mais específico na qual sua empresa atua, pois quanto mais direcionada sua campanha é, mais chances ela tem de mostrar resultados satisfatórios para seu e-commerce.
- Defina um influenciador que converse com seu Target.
Agora é hora de escolher qual influencer será mais adequado para conversar com a persona definida.
É importante levar em consideração fatores como a linguagem que esse formador de opiniões utiliza, qual o tipo de público ele atinge e o nicho ao qual ele pertence. Isso vai fazer com que a marca atinja um público que possui interesse pelo seu produto.
Se você, por exemplo, atua no ramo de cosméticos é interessante realizar campanhas com blogueiras de beleza e não com um motoqueiro. Parece óbvio, mas a escolha precisa ser o mais assertiva possível para que os resultados sejam satisfatórios, tanto para o público do influenciador, quanto para seu e-commerce.
3. Fique atento aos números
É sempre importante verificar o engajamento que o influenciador tem nas redes sociais.
Nem sempre um grande número de seguidores quer dizer um bom alcance, portanto, para definir qual será seu parceiro é importante mensurar todas as formas de engajamento: comentários, curtidas e reações, visualizações em feed e stories.Além desses recursos, o Instagram definiu um novo algoritmo que leva em consideração conteúdos compartilhados por usuários via direct e publicações que são salvas.
É através de um estudo realizado no perfil da pessoa que você vai definir se vale a pena investir ou não, o tamanho do investimento, e também planejar o retorno esperado.
4. Defina os termos de acordo com o influenciador
Após analisar e escolher quem participará de sua campanha, é importante definir qual será o acordo entre sua marca e o influencer. Nesse momento é definido se o trabalho vai ser pago com permutas ou dinheiro, quantidade e formatos de posts.
É muito importante que a empresa e o influenciador estabeleçam um contrato legal, pois é nele que todas as informações referentes ao acordo estarão de forma clara e dentro da lei. Com isso você pode evitar eventuais situações um tanto quanto embaraçosas, pois o influenciador realiza um serviço como qualquer outro.
5. Trace quais os objetivos da ação
Sua empresa quer aumentar vendas? Ou será que busca visibilidade e autoridade de marca? Essas perguntas devem estar bem claras, pois são elas que vão traçar o objetivo da campanha e consequentemente vai direcionar o melhor canal e formato para realizá-la.
6.Tipo de ação
Defina quais serão os tipos de ações da sua campanha. Stories, publicações, Reels, IGTV no instagram ou carrossel, canvas, vídeos, memes no facebook e outros, são ferramentas que possuem utilidades diferentes.
Portanto, defina qual será o objetivo de sua campanha e combine com o influenciador o formato ideal de conteúdo para que suas metas sejam alcançadas.
Como planejar define seu sucesso?
Você já viu o que é um influenciador digital e quais são os passos para realizar essa parceria de maneira eficaz. Agora é importante saber o que fazer após o lançamento da campanha.
Essa é uma das etapas mais importantes para seu E-commerce. No fim de uma campanha, é possível mensurar e monitorar quais foram os resultados da mesma.
É nesse momento que as plataformas vão disponibilizar dados que vão medir o quanto a campanha foi eficaz. Essas informações medem o alcance e engajamento do influenciador, o que define se teve sucesso ou não.
O pós vendas é tão importante quanto o início da campanha, pois são os relatórios de campanha que vão direcionar quais serão as ações que sua empresa deverá tomar. Os erros e acertos cometidos são cruciais para que seu e-commerce, faça ajustes onde necessário e continue realizando estratégias assertivas.
O planejamento é a chave do sucesso, principalmente quando se fala de influenciadores. Essas estratégias devem ser feitas com base em informações, dados concretos e estudos. A Auaha realiza um processo de planejamento estratégico completo, do início ao fim.
Se interessou pelo conteúdo? Vamos bater um papo e fazer um planejamento para alavancar seu e-commerce.
3 respostas
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