Aprenda como calcular o frete do seu e-commerce

por Lais Cambauva

Foto de Kindel Media no Pexels

A entrega das encomendas pode ser um fator determinante para o sucesso de uma empresa, afinal, os valores cobrados e a eficiência no processo de logística são aspectos que aumentam a satisfação do cliente em relação à loja. Esse pode ser um ponto chave na hora do consumidor finalizar a compra. 

Você sabe qual a maneira ideal para calcular o frete do seu e-commerce? O erro no cálculo do frete, pode impactar diretamente na experiência do consumidor, nas vendas e finanças do seu negócio. 

Esse artigo vai te ajudar a calcular o frete dos produtos de maneira correta e justa, considerando detalhes que não podem ser esquecidos e que fazem com que suas vendas aumentem ainda mais. Continue lendo e aprenda mais sobre isso! 

O valor do frete é tão importante assim?

O frete é chamado de ‘’ponto sensível’’ na relação consumidor > loja. Pesquisas afirmam que boa parte dos consumidores desistem da compra devido ao valor do frete e por não concordarem com o prazo de entrega do produto. Além disso, o Google registrou um aumento de 119% nas pesquisas com as palavras ‘’frete grátis’’

Portanto, você deve decidir quais serão as opções de frete que serão ofertadas em seu e-commerce, quais os momentos para a aplicação do mesmo e por último qual será a política da cobrança. 

O frete grátis não é indicado para empresas de pequeno porte ou que estão começando suas atividades, pois ele pode diminuir muito a margem de lucro. Sugerimos não embutir o preço do frete no valor do produto, pois o cliente pode encontrar o mesmo produto no concorrente por um valor menor. 

Evite oferecer frete grátis para produtos muito pesados, pois o custo do frete é sempre maior em casos como esse. Uma prática muito utilizada é utilizar o ticket médio como parâmetro, você pode ofertar o frete grátis para valores acima do que as compras geralmente possuem, além de escolher localidades específicas que tenham menor custo de envio. 

Lembre-se que existe a logística reversa, o que pode tornar o custo muito maior do que o esperado. Portanto é importante estudar muito bem antes de implantar decisões como essa.

Veja abaixo as diferentes modalidades de frete para o seu negócio:

Diferentes modalidades de Frete Grátis

  • O cliente é responsável pelo pagamento 

Tanto em lojas físicas, quanto no ambiente virtual, o consumidor realiza pesquisas em várias lojas antes de finalizar a compra para analisar quais são os melhores custos-benefícios. 

Se o valor do produto permanecer igual e o frete garante uma entrega rápida e segura, o cliente ficará satisfeito com a decisão e poderá optar pela opção mais rentável.

  • Feito pela média do valor final da compra

A cobrança é feita de acordo com o valor total da compra. Essa é uma maneira interessante de trabalhar, pois incentiva o cliente a pesquisar e comprar mais itens em sua loja para diminuir o valor do frete. 

É capaz de aumentar o ticket médio todas as vezes que alguma compra for realizada, ou seja, mais lucros para o seu e-commerce

  • A loja é responsável pelo pagamento do frete

Estude primeiro para saber se o seu negócio está preparado para atender esse tipo de demanda. Você irá conseguir suprir a demanda ao oferecer frete grátis? Seu estoque, equipe e plataforma precisam acompanhar os volumes maiores de venda.  

  • Produtos Selecionados 

É uma opção muito interessante para os lojistas, pois é possível escolher os itens que possuem maior margem de lucro, baixo custo de envio, praticidade no envio e até mesmo estoques parados, o que gera uma boa rotatividade do estoque. 

  • Valor Mínimo

Nessa opção, é escolhido um valor mínimo para fornecer o envio gratuito para o consumidor, assim o cliente acaba comprando mais e aumentando o faturamento do seu e-commerce (aumento do ticket médio).

  • Regional

Frete Grátis para localidades pré definidas, sejam eles municípios, estados ou regiões. 

  • Dia do Frete Grátis 

A data acontece cerca de duas semanas antes do Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais movimentadas do mundo. Ofereça o benefício para o consumidor na data específica, isso com certeza fará a diferença no momento da compra. 

Qual a importância de calcular o frete corretamente?

Para a maioria dos consumidores o valor do frete é um fator que influencia na decisão final da compra, tudo vai depender da necessidade e da urgência que o consumidor tem de receber o produto em sua casa. 

É necessário que a gestão estude sobre o comportamento dos usuários dentro do site, para identificar quais são os motivos que ocasionam o abandono do carrinho e assim criar estratégias para mudar essa situação. 

A desistência da compra pode ocorrer por diversos motivos e o preço do frete é um deles, é necessário que as tarifas do frete estejam equilibradas com o restante do mercado e que o custo benefício seja satisfatório para o consumidor

Alguns clientes não se importam em pagar mais caro pelo frete quando existe a garantia que a mercadoria chegará no prazo correto e sem avarias, já outros preferem esperar um tempo maior para receber a mercadoria e pagar valores mais baixos pelo serviço. 

Por esses e outros motivos, é importante analisar o perfil de cada cliente e saber a maneira correta de calcular o frete. Avalie também:

  • Produtos com maior demanda;
  • Destinos mais frequentes;
  • Se o percentual de desistência tem ligação com o preço cobrado no frete.

Na hora de registrar os produtos na plataforma do seu e-commerce, é imprescindível que os dados sejam preenchidos corretamente, para que no momento em que o consumidor coloque o CEP, ele tenha o valor real do frete que será cobrado e que seu negócio não tenha prejuízo. 

Uma dica é realizar a automatização do cadastro dos produtos para evitar falhas humanas e fazer conferências periódicas dos produtos no estoque para encontrar possíveis erros. Atualmente a competitividade e a similaridade dos produtos, exigem com que o aumento da qualidade do atendimento seja constante e as tentativas de redução de custos também. 

Existem outras estratégias além do frete grátis para garantir a satisfação do cliente, veja mais sobre isso no decorrer deste artigo. 

O que devemos levar em consideração na hora do cálculo? 

Independente da maneira escolhida para a cobrança do frete, os cálculos devem ser realizados para realizar previsões financeiras adequadas, evitar prejuízos para o seu e-commerce e uma experiência ruim para o cliente. 

Você pode perceber que os fretes são praticamente tabelados e oscilam muito pouco de um site para o outro. Veja o que normalmente é levado em consideração na hora do cálculo: 

  • Peso da mercadoria – pois influencia em variáveis como o gasto do combustível, desgaste de pneus, mecânica, entre outros;
  • Dimensões – a fórmula para o cálculo é simples: Altura x Largura x Comprimento x 300
  • Impostos referentes ao trajeto e taxas – ICMS (imposto sobre a circulação de mercadorias), IPI (imposto sobre produtos industrializados), tarifa de despacho, taxa de restrição de trânsito, tarifa de entrega, taxas municipais e estaduais; 
  • Distância – é extremamente importante saber qual a distância que será percorrida para saber como calcular, o ponto de coleta e de entrega para definir os gastos da operação;
  • Valor da carga na nota fiscal – Para mercadorias de valor significativo, existe um risco de desvio de cargas ou ações criminosas ao longo do percurso, por esse motivo é calculado um valor a mais como margem de segurança.

Variações do frete e forma de entrega 

Independente do tipo de produto ofertado, é necessário oferecer várias opções para o seu cliente escolher. Alguns irão optar pelo preço, já outros pelo prazo de entrega, por esse motivo é necessário possuir uma gama de opções para agradá-lo e tornar a experiência da compra mais satisfatória. 

Dica: ofereça liberdade para seu cliente escolher como receber o produto.

  • Transportadoras 

A maioria das transportadoras considera o peso e as localidades do destino, algumas consideram também a dificuldade de acesso ao local que possam vir a exigir meios de transportes diferenciados (aéreo, ferroviário, fluvial, rodoviário, etc). 

Cada tabela pode variar o preço de acordo com as variáveis e das transportadoras em questão, como as tarifas cobradas pelo estado e pedágios. 

Quando a tabela é enviada para o e-commerce, todos os cálculos já foram realizados, assim como a margem de lucro também. 

  • Correios

O site da agência dos correios, disponibiliza uma calculadora própria para calcular o valor do frete das encomendas, tanto para destinos nacionais quanto internacionais, o serviço de maior abrangência do país sem burocracia. 

No mundo digital, 9 a cada 10 e-commerces utilizam os serviços oferecidos pelos correios para o frete, o cálculo é feito da seguinte maneira: Frete = (Comprimento do pacote x largura do pacote) x Altura do pacote / 6000. 

Além de possuir o melhor rastreio de mercadorias, o que faz com que o consumidor tenha ainda mais segurança durante a compra. 

Os Correios recomendam que as empresas ofereçam no mínimo duas opções de entrega a seus clientes: expressa e econômica. Veja abaixo todas as opções ofertadas pela empresa, lembrando que nem todos os serviços são oferecidos em todas as agências do país. 

  1. O PAC, a maneira mais econômica para enviar as encomendas, geralmente demora mais dias para chegar ao destino; 
  2. Entrega expressa é com o SEDEX;
  3. Entrega garantida até 12 horas após a postagem é feita pelo SEDEX 12;
  4. A entrega até às 10h da manhã do dia seguinte da postagem é feita com o SEDEX 10;
  5. O SEDEX Hoje entrega no mesmo dia da postagem da encomenda.

O cálculo do frete é fundamental! 

O cálculo do frete é fundamental, tanto para o consumidor quanto para os e-commerces que precisam organizar suas finanças, evitando os prejuízos durante as vendas. 

Com as informações corretas e atualizadas, o lojista pode vender suas mercadorias com valores de frete mais acessíveis, garantindo a satisfação do cliente

Aprender como calcular o frete vai além de pesos e medidas, é preciso que exista um valor agregado que aumente a taxa de conversão e fortaleça os vínculos do consumidor com a sua marca.
Precisa de ajuda? Fale com a Auaha! Nossos guerreiros podem ajudar a deslanchar com o seu e-commerce.

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