Como se destacar no marketplace é uma pergunta feita por muitos gestores que atuam nas plataformas que agregam múltiplos vendedores. Os “shoppings da internet”, como ficaram conhecidos os marketplaces, reúnem vários vendedores, os quais comercializam diferentes produtos e serviços, utilizando a estrutura e a credibilidade de uma marca.
Apesar de todas as facilidades que os lojistas encontram, é preciso vencer a competitividade e, para isso, não há uma fórmula secreta, mas sim um caminho que permite posicionar o negócio, criar um diferencial de mercado e gerar mais vendas. Continue lendo o post e entenda mais sobre o tema e destaque-se!
Cumpra as exigências da plataforma
Uma das formas de como se destacar no marketplace é cumprindo todas as orientações da plataforma. Basicamente, você precisa se atentar as exigências quanto aos anúncios, que incluem:
- restrição de produtos que não podem ser vendidos;
- imagens nítidas;
- títulos para os anúncios;
- descrições bem elaboradas;
- classificação adequada;
- cumprimento de prazos para a entrega, entre outros.
Geralmente as plataformas não penalizam quando os lojistas deixam de cumprir uma ou mais exigências (pela primeira vez), e sim, orientam quanto ao cumprimento e solicitam que o ocorrido não se repita. Situações mais sérias como o não envio do produto podem gerar sanções como a perda da conta.
Classifique os produtos de forma adequada
Refere-se a categoria em que os itens estão classificados. O intuito é fazer com que aqueles clientes que visitam o marketplace encontrem seu anúncio em meio aos resultados de busca da plataforma. Isso porque, nem sempre eles digitam o que querem e procuram os produtos por suas categorias.
Quando bem categorizados, as chances de vendas de um produto aumentam, uma vez que há mais visualizações durante a navegação do usuário, bem como as recomendações quando ele clica em um produto semelhante ou complementar ao seu.
Essa classificação deve estar de acordo com o título, suas características e as necessidades do público-alvo. Uma sugestão é acompanhar os padrões do mercado e se o produto corresponder a mais de um grupo, busque acrescentar tags relacionadas as categorias. Por exemplo, uma furadeira pode se encaixar tanto em eletroeletrônicos como ferramentas domésticas. Nesse caso é necessário adicionar mais de uma tag.
Atente-se a descrição dos produtos
A descrição de produtos dá a oportunidade do vendedor encantar o público, educá-lo e de apresentar as vantagens do item. Além disso, permite que o anúncio possa ser encontrado pelos consumidores quando estes fizerem alguma pesquisa nos mecanismos de buscas e na própria plataforma. Daí a necessidade de criar um conteúdo rico, capaz de cativar o consumidor e aumentar as chances dele comprar de você e não da concorrência.
Uma boa descrição começa no título e deve se estender por todo o texto. O ideal é que seja pautada em SEO, com palavras-chave fortes, que traduzem o produto, seja realista e clara. Dessa forma, sanar as dúvidas do consumidor e apresentar as principais características do produto. Também é importante apresentar o material em que é feito o produto, suas dimensões, como usar, vantagens, indicações e contraindicações.
Quanto mais completa for suas descrições, maiores são os benefícios que o negócio terá, portanto nada de copiar do fabricante, pois além de não gerar credibilidade, o anúncio não é bem-visto pelos algoritmos dos buscadores.
Dê atenção a apresentação dos produtos
Agora que você desenvolveu uma descrição clara e completa, o passo seguinte é pensar na apresentação dos produtos. Pense da seguinte forma: o marketplace possui catálogo virtual que reúne itens vendidos por uma infinidade de fornecedores. Há uma concorrência acirrada que exige o acompanhamento de detalhes para que as mercadorias possam se destacar a atrair consumidores.
Para isso, é fundamental escolher (ou produzir) imagens reais do produto, nítidas e com resolução de acordo com as especificações da plataforma. Essas imagens precisam mostrar com clareza o produto, o que é e para que serve, suas dimensões e principais características. Isso ajuda na escolha do público, tendo em vista que muitas vezes o cliente só terá acesso ao item após ele chegar em sua casa.
Otimize a gestão de preços
O preço cobrado pelos produtos é algo considerado pelo público, que avalia inicialmente a qualidade do item e por quanto ele é vendido. Se o preço for muito alto, ele vai preferir a concorrência e se for muito baixo, ele vai desconfiar que é golpe e não compra. O ideal é manter o equilíbrio entre a margem de lucro que não prejudique seus resultados financeiros e a competição do mercado.
Para ajudar na precificação, considere os seguintes pontos:
- avalie o preço oferecido por outros vendedores;
- faça as contas sobre os custos que você tem;
- calcule sua margem de lucro;
- busque oferecer um preço competitivo.
Melhore o prazo e o preço do frete
O prazo de entrega também é levado em consideração pelos e-consumidores. Por exemplo, muitos usuários dão preferência por adquirir um produto em um e-commerce nacional do que um internacional, mesmo que este segundo seja mais barato. O motivo é o prazo de entrega, o qual pode ser maior em uma encomenda internacional. Quando a concorrência é entre vendedores em um mesmo marketplace, com preços iguais, aquele que for mais ágil ganha a venda.
E como ser mais rápido nas entregas? Esse é um processo que começa desde o armazenamento dos produtos em estoque que deve obedecer critérios para agilizar a separação e preparo dos itens a serem enviados. Também é necessário contar com parceiros logísticos capazes de atender as demandas em um tempo aceitável para o negócio e seu público.
Ademais, procure oferecer valores competitivos, uma vez que nem sempre é possível oferecer o frete grátis para não minar a lucratividade.
Crie uma estratégia para obter boas avaliações
As avaliações também são levadas em conta por quem compra em marketplace. Muitas vezes, os usuários só adquirem um produto ou serviço se o vendedor for bem classificado. Conquistar elogios e uma boa avaliação significa que a reputação do negócio é bem-vista, daí a importância de incentivar o público a avaliar positivamente o negócio.
Para isso, é importante atender bem o usuário, respondendo rapidamente e de forma clara suas dúvidas, oferecendo produtos de qualidade, prazos de entrega rápidos e preços competitivos. Busque também incentivar as boas avaliações com mimos e um bom tratamento.
Agora que já sabe como se destacar no marketplace é hora de colocar tudo o que aprendeu em prática. Pesquise e entenda como funciona a plataforma para explorar seus benefícios e ter uma visibilidade maior que seus concorrentes e, consequentemente, aumentar seus resultados. No mais, boas vendas!
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