É possível perceber, a cada dia que passa, o crescimento do tráfego mobile e esse fato não pode mais ser ignorado! Sendo assim, as empresas precisam se adaptar e começar a investir em m-commerce para continuar acompanhando as mudanças do mercado.
A popularidade dos smartphones cresceu tão rápido, que atualmente nós não conseguimos nem lembrar de como era a vida sem ele, não é mesmo?
As mudanças do mobile commerce já vem acontecendo gradualmente com os anos e a tendência é que elas aumentem ainda mais.
Portanto, otimizar o conteúdo para essa plataforma e promover soluções personalizadas para os consumidores pode ser o divisor de águas para o seu negócio.
Quer entender mais sobre esse modelo de negócios que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado? Continue lendo esse artigo.
Você sabe o que é m-commerce?
O mobile commerce, ou ‘’m-commerce’’, é um modelo de negócios digital que se caracteriza pela venda de produtos e serviços dentro dos aplicativos e sites, por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Você sabia que essa modalidade vem crescendo a cada dia que passa? Somente nos cinco primeiros meses de 2020, já haviam sido baixados 68% do total de aplicativos do ano anterior.
No Brasil, 72% da população realizou compras por meio dos aplicativos durante a pandemia, sendo que 42% desse número afirmaram realizar mais de dez aquisições neste período, de acordo com pesquisas realizadas pelo Ebanx.
O m-commerce é enorme, assim como as oportunidades que estão nele. Por esse motivo, precisamos entender a sua importância e voltar nossos olhares para os investimentos realizados nesse modelo de negócios.
Qual a importância de investir nesse tipo de plataforma?
Durante a pandemia da COVID-19, muitas empresas foram obrigadas a encerrar suas atividades físicas e em virtude disso, os consumidores aproveitaram a oportunidade para conhecer e desfrutar da facilidade das compras online.
Porém muitas pessoas ainda não estão confortáveis e não se sentem seguras para realizar as compras de maneira presencial, consequentemente estão optando por realizar suas compras por meio do m-commerce.
Estudos realizados pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, demonstram que 40% dos consumidores pretendem continuar comprando online e outros 34% disseram que irão diminuir suas idas a lojas físicas mesmo depois que a pandemia estiver mais controlada.
Por esta razão, trouxemos alguns motivos que explicam o motivo dessa migração e para que você entenda a importância em investir neste tipo de plataforma.
Integração
A comunicação omnichannel é um dos motivos que apontam a razão pela qual as pessoas estão apostando no mobile commerce.
Conveniência
Todo mundo odeia ficar em filas e se preocupando com o horário de funcionamento das lojas, não é mesmo? O m-commerce permite realizar a compra com apenas alguns cliques, a qualquer hora e a qualquer momento.
Além de todos os benefícios que o modelo oferece, como frete grátis, cupons de desconto, cashback, facilidade durante a comparação de preços e outros.
Preço acessível
Facilidade em realizar pesquisas para comparar e conhecer os mais diversos produtos, o consumidor tem acesso a informações instantaneamente, o que ajuda no momento da decisão de compra.
Soluções
Os aplicativos e sites permitem a criação de perfis, filtros e categorias que facilitam ainda mais a vida do usuário. Para que ele encontre o que procura de maneira mais fácil e rápida, além das customizações de promoções e anúncios de acordo com as preferências de cada consumidor.
O que precisamos considerar em uma plataforma mobile?
Para aderir ao mobile commerce, é necessário levar alguns pontos em consideração para que o seu negócio tenha sucesso e conquiste ainda mais pessoas.
Leveza
Garanta a praticidade e a leveza da sua plataforma, para que ela não demore para carregar e nem apresente erros na hora de executar os comandos, pois a experiência do consumidor é muito importante nesse momento!
Personalização e recursos disponíveis
Conheça o seu público-alvo e ofereça um atendimento personalizado, garantindo as ferramentas corretas para colocar as estratégias em prática.
Atualmente tem sido cada vez mais difícil captar o interesse das pessoas, por isso é preciso entender muito bem seus hábitos de consumo.
Integração com outros sistemas
Por mais completa que seja a sua plataforma, é impossível cuidar de tudo sozinho. Realizar a integração com outros sistemas que facilitem sua vida, irá ajudar muito no desempenho do seu negócio.
Segurança
A segurança é um elemento chave para o uso massivo dos dispositivos móveis. É necessário considerar aspectos financeiros e informacionais, seja para dados bancários, de pagamento ou informações pessoais.
Em síntese, recomendamos que siga os parâmetros definidos pelo Pay Card Industry – Data Security Standard e garanta o seu certificado de Secure Sockets Layer (SSL).
5 dicas para ter sucesso no m-commerce
Separamos 5 dicas para ajudar você a ter sucesso com esse modelo de negócios! Veja quais são eles:
1. Métodos de pagamento descomplicados
Os clientes do m-commerce estão em busca de praticidade, ou seja, nada de oferecer um pagamento burocrático e que exija muitas ações para concluir a compra. Ah, e não se esqueça de ofertar várias opções de pagamento para facilitar ainda mais a vida do consumidor.
2. Utilize a geolocalização
Com essa funcionalidade, é possível oferecer soluções personalizadas para determinada região, garantindo uma melhor experiência ao usuário. Sobretudo, não esqueça de considerar também se o usuário está em movimento ou parado para que a sua oferta seja mais certeira.
3. Venda pelas redes sociais
O Facebook e o Instagram são ótimos canais para linkar para o seu site e ofertar seu catálogo online. Eles podem ser grandes aliados para as vendas e atrair mais consumidores que tenham interesse pelos seus produtos.
4. Invista em campanhas patrocinadas
Quase todas as redes sociais oferecem a possibilidade de criar campanhas patrocinadas, que tal utilizar isso a seu favor? As campanhas podem funcionar como ferramentas de divulgação para sua loja, na conquista e na fidelização dos clientes.
Apostar em anúncios patrocinados é aumentar a capacidade de segmentação do público-alvo, por meio dos filtros, direcionando as ações para os usuários que realmente possuem interesse na oferta.
5. Utilize ferramentas para auxiliar
Planejar, desenvolver, realizar e monitorar as plataformas são tarefas que exigem muito tempo e trabalho. Existem diversas ferramentas, softwares e instrumentos que podem fornecer o suporte necessário para atender às suas necessidades.
O m-commerce tende a crescer ainda mais…
Tudo indica que esse modelo de negócios vai continuar presente e ganhar cada vez mais espaço no mercado. Você está preparado para aproveitar essa oportunidade? É hora de colocar em prática tudo que você aprendeu e começar a trilhar o caminho do seu sucesso!
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