O que é e como funciona o Cashback?


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O termo Cashback quando traduzido livremente do inglês, significa ‘’dinheiro de volta’’. Esta prática teve início nos Estados Unidos e foi ganhando espaço no Brasil, com o surgimento de empresas como a Méliuz, Ame Digital e Poup

Todos nós sabemos que conquistar um novo cliente pode ser muito caro, por esse motivo, programas de fidelização e de benefícios estão sendo cada vez mais utilizados, principalmente em e-commerces

A prática faz com que as empresas se tornem cada vez mais populares e atrativas para o consumidor. Ter um diferencial como este, pode ser um divisor de águas para o seu negócio. 

Neste artigo, você entenderá melhor sobre esta prática, suas vantagens e porque você deve adotar essa estratégia. Continue lendo e saiba mais! 

O que é o Cashback?

A prática foi criada no ano de 1998 pela empresa norte-americana Ebates, já no Brasil, a prática demorou um pouco para chegar, aconteceu com a iniciativa da empresa Méliuz e desde então não para de crescer. 

O Cashback, nada mais é do que quando o cliente gasta em sua loja, ele recebe parte do dinheiro de volta para utilizar em futuras compras. Isso pode variar de acordo com a política das empresas, podendo ser um bônus ou o dinheiro depositado de volta na conta corrente do consumidor. 

Isso gera uma economia para o consumidor nos mais diferentes setores, além de gerar uma movimentação importante para a economia

Muitos consumidores não conhecem ou não utilizam esse benefício, por isso é tão importante realizar a divulgação e reforçar a ideia na mente dos usuários. 

E como funciona? 

É semelhante a programas de pontos que os cartões de crédito e empresas oferecem.  O cliente deve estar cadastrado na plataforma da empresa para poder usufruir dos benefícios. 

Conforme as compras são realizadas, acontece o retorno de dinheiro em uma conta virtual. A prática pode ser aplicada tanto em lojas físicas quanto em e-commerces dos mais diversos segmentos. 

Para utilizar os benefícios nas plataformas online, o consumidor precisa: 

  • Realizar o cadastro em um site de Cashback;
  • Procurar na plataforma a loja em que tem interesse em estar realizando a compra;
  • Escolher a loja para que os descontos disponíveis sejam apresentados;
  • Realizar a compra.

Ao efetivar a transação, o crédito estará à disposição do cliente. Esse processo pode demorar um pouco. 

Para utilizar os benefícios em lojas físicas, o procedimento é: 

  • A loja em questão, deve ter a máquina específica do programa de Cashback;
  • Quando o consumidor passa o cartão para efetuar a compra, o crédito é recebido de forma automática na conta cadastrada no sistema.

Mas, apesar do dinheiro ser depositado automaticamente na conta cadastrada, o processo também pode demorar um pouco para ser liberado. 

Vantagens para a empresa 

As vantagens são muitas, tanto para os consumidores quanto para as empresas que oferecem esse tipo de serviço. Veja alguns benefícios para o seu negócio: 

Maior visibilidade e maior base de clientes 

Isso pode ser uma ótima estratégia para a divulgação da sua empresa, oferecer esse tipo de benefício para o seu cliente, faz com que o marketing boca a boca seja ainda maior! Ótimo para o Branding da empresa! 

Não esqueça de divulgar as empresas parceiras desse serviço, através de e-mails, notificações e outros para que o consumidor tenha conhecimento desse benefício. 

Além do mais, quanto mais pessoas conhecem a sua loja, maior será a sua visibilidade e a sua base de clientes. 

Maior número de vendas e conhecimento do perfil do consumidor

Consumidores satisfeitos e felizes, tendem a consumir mais. O programa oferece melhores níveis de satisfação. 

Quem compra mais, consequentemente gasta mais, em casos como esse. Assim, é possível ter o aumento de ticket médio e taxa de recompra. 

Com o cadastro dos clientes, você tem acesso aos dados dele e desse modo, pode conhecer seus hábitos e interesses de compra. Sabendo sobre o comportamento de consumo, é possível realizar ações mais efetivas e direcionadas para o público alvo. 

Fidelização de clientes 

O Cashback proporciona uma situação de recompensa para o consumidor, fazendo com que ele consequentemente se torne fiel à marca. Tem se tornado a nova tendência de consumo e uma estratégia promissora de fidelização

Cashback = diferencial competitivo = fidelização

Vantagens para o consumidor 

Veja algumas vantagens que o consumidor possui ao optar por lojas que oferecem esse tipo de benefício. 

  • Receber uma recompensa proporcional ao valor gasto;
  • Economia de dinheiro;
  • Liberdade de escolha, para definir quais serão as próximas compras; 
  • Diversas opções de lojas parceiras;
  • Melhores experiências durante a compra.

Diferença entre Cashback e descontos 

  • Cashback – é uma recompensa proporcional ao valor pago pela compra, podendo ser válido para todo o site onde as compras são realizadas e não apenas para o preço de determinado produto. 
  • Descontoé feito de maneira direta, geralmente para produtos específicos e aplicados na hora da compra. 

Ambos têm o objetivo de atrair consumidores para a loja em questão, para que eles realizem determinadas compras. 

Plataformas de cashback

Agora que você já sabe quais são as vantagens e como o cashback funciona, existem algumas empresas que trabalham com esse tipo de recompensa. 

Antes de escolher seu parceiro, entenda todas as necessidades do seu negócio e dos seus consumidores, analise todas as regras para realizar a escolha correta. 

Valor mínimo de resgate; Forma de reembolso; Quantidade de lojas parceiras; Porcentagem média de resgate; Existência ou não de prazo de expiração dos valores reembolsados; entre outros fatores. 

Méliuz

A Méliuz é uma plataforma que oferece cashback por meio de transferência bancária. As recompensas podem variar de 1% a 150% do preço do produto, a empresa também oferece aos usuários diversos cupons de desconto. 

Vale lembrar que, os consumidores podem fazer o resgate do valor somente após atingirem R$20,00. 

Beblue

Essa plataforma possui algumas peculiaridades que devem ser consideradas, o usuário deve pagar uma taxa para aderir o serviço de R$1,99 que é descontada do saldo do cashback e quando não utilizado em até cem dias, é cobrado uma taxa de inatividade no valor de R$19,90. 

O valor pode ser utilizado apenas em lojas parceiras, mas existe a vantagem de poder transferir suas bonificações para outros usuários que também tenham o cadastro na plataforma. 

As recompensas podem variar de 2% e 200% do valor do produto nas lojas físicas cadastradas. 

Mooba

O Mooba é a iniciativa de cashback do grupo Reclame Aqui. Seus parceiros são somente lojas online e as recompensas variam de 0,5% a 7% do valor do produto. A forma de devolução também é realizada através de transferência bancária.

Ame Digital 

É uma conta digital da Americanas para pagar compras feitas em lojas parceiras que também utilizam o sistema de cashback. Esse sistema permite o envio e recebimento do dinheiro de forma facilitada entre as contas, através de QR CODES

Os bancos também oferecem Cashback?

Existem bancos que oferecem esse benefício para os usuários, além dos benefícios de pontos do cartão de crédito. Veja alguns exemplos: 

  • O Itaú oferece cashback no Itaucard Ipiranga Platinum;
  • O Bradesco traz benefícios no cartão Visa Internacional Banco Next;
  • O Banco Original oferece cashback tanto no crédito quanto no débito, de 0,15%.

E aí, entendeu tudo sobre o cashback? 

De maneira resumida, é um jeito de recompensar seu cliente e fornecer benefícios. Tem se tornado cada vez mais popular entre os usuários e a tendência é que seja cada vez mais utilizada. 

Uma estratégia que ajuda tanto o consumidor quanto a sua empresa! Massa né? 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente e saiba mais. 

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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