O que é Omnichannel e como isso impacta seu negócio

Pessoas foto criado por 8photo – br.freepik.com

Já ouviu falar em Omnichannel? É uma estratégia extremamente eficiente com o objetivo de melhorar o relacionamento do consumidor e a marca por meio de diferentes canais e todos em sincronia. Parece complicado, mas não é! Na verdade, esse tipo de estratégia é essencial para aprimorar a experiência do cliente e garantir que ele volte a comprar em sua loja, seja ela física ou online, além de fortalecer a imagem que os consumidores possuem da sua empresa.

Mais em frente vamos te explicar tudo que você precisa saber e como investir nessa estratégia tão simples e poderosa!

O conceito de comunicar em diversos canais

O termo “Omnichannel” significa comunicação em vários canais, pois, quando separamos as sílabas temos o prefixo “omni”, que em latim se traduz  como o sentido de tudo e inteiro. Já “channel” é uma palavra inglesa mais conhecida e que quando traduzida para o português significa canal.

 E o que é essa estratégia tão importante? É simplesmente o ato de transformar a experiência de compra em algo totalmente único para cada cliente, comunicando (e se conectando) com o público através de diferentes meios.

Atualmente, oferecer canais online para compras e relacionamento não é mais uma novidade, na verdade é um requisito para quem quer continuar crescendo cada vez mais em um mercado que a cada dia que passa, torna-se mais competitivo.

E apesar de ser uma estratégia relativamente nova, cada vez mais empresas têm apostado em Omnichannel para ser o diferencial em meio a concorrência.

Vale ressaltar que não devemos confundir omnichannel  com outros dois termos muito utilizados: multichannel e crosschannel, embora todos sejam sobre a experiência do consumidor, são estratégias diferentes.

Enquanto o multichannel é quando uma marca ou empresa possui mais de um meio de venda, por exemplo: uma loja online, uma loja física e um aplicativo, mas eles não estão conectados entre si, os vendedores da loja física não sabem sobre o desempenho da loja online e vice-versa, já o crosschannel é quando os canais de uma marca podem se cruzar desta maneira: a compra pode ser realizada de forma online no site e a retirada do produto adquirido ser feito na loja física, sendo assim não há concorrência entre si, como pode ocorrer no multichannel.

Voltando para o omnichannel, seu grande diferencial é a união disso tudo, você pode encontrar o produto pelo aplicativo, falar com um vendedor na loja fisíca e receber o pedido em casa, todas as opções de compra estão ligadas simultaneamente, oferecendo muito mais praticidade para os consumidores, legal né?

Dessa forma, um canal ajuda o outro, eles se complementam para proporcionar ao cliente uma experiência única, rápida e prática!

Quais os benefícios da estratégia omnichannel?

Apostar em uma estratégia omnichannel é apostar direto no sucesso e em resultados positivos, é vender mais e manter os clientes satisfeitos, aumentando a fidelização, por isso, listamos alguns benefícios para caso ainda não esteja convencido da importância dessa estratégia, vale a pena conferir, afinal, você precisa conquistar o consumidor moderno.

  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Entrega uma experiência completa ao consumidor;
  • Aumenta a satisfação do usuário, facilitando o processo de compra;
  • Aumenta a eficiência e a força do marketing da organização;
  • Fortalece o branding da empresa;
  • Destaca a marca no mercado;
  • Permite a integração real de todos os canais,
  • Gera aproximação com o comprador, que se integra com os processos da marca.

É hora de transformar seu negócio em omnichannel!

Agora você já sabe o quanto essa estratégia é importante para atrair e fidelizar consumidores, certo? É hora de colocar a mão na massa e fazer as mudanças necessárias, por isso, reunimos 4 dicas para transformar sua empresa em um negócio omnichannel.

  1.  

1. Tecnologia integrada

A experiência omnicanal só é possível e eficiente com a tecnologia integrada, dando suporte a diversas plataformas usadas no processo, tanto na área de logística quanto na financeira ou de CRM.

O data science também é fundamental para conhecer seu público e estabelecer sua base de consumidores, por meio da coleta e análise dos dados, algoritmos e processos de business intelligence, tudo isso ajuda a estabelecer uma régua de relacionamento de longo prazo.

  1. Design thinking

O Design thinking é a maneira como o produto e/ou serviço é planejado e desenhado ao longo da jornada do consumidor. 

Qual será o modelo de negócio adotado? Como o fluxo de produção será arquitetado? Distribuição, pós-venda, avaliação, etc. Tudo isso entra no campo do design thinking, seu diferencial é a atuação de equipes multitarefas nas resoluções de problemas e reconhecimento de oportunidades. É sobre pensar em cada detalhe do projeto de uma forma criativa ao mesmo tempo que precisamos visualizar as dificuldades que podem surgir a partir dali.

  1. Base de leads unificada

Seguindo a logística omnicanal são empregadas diversas plataformas, porém sua base de dados deve ser uma só. Nesse aspecto, recomendamos contar com um sistema de gestão que faça o levantamento do customer experience e registre cada informação em um único banco.

Conquistar e fidelizar clientes é um desafio, demanda muito tempo para aprender sobre nosso público. Por essa razão, os riscos de perda de informações adquiridas sobre os hábitos de consumo do seu público devem ser muito bem armazenadas, pois são um patrimônio de extremo valor.

  1. Personalização do atendimento

É muito importante fazer o cliente se sentir especial e com um tratamento segmentado, torna-se mais fácil proporcionar a melhor experiência..

Ofereça um atendimento totalmente personalizado e verá a diferença, o cliente tem a necessidade de se sentir único, assim como você deseja que sua marca signifique o mesmo para ele. Além disso, mensagens especiais e promoções que se encaixam no perfil de cada consumidor podem ser implementadas a partir da base de leads.

 

Será que conseguimos te convencer que você deve apostar JÁ nessa estratégia?

O omnichannel pode até ser um desafio, mas, ainda bem que a Auaha está sempre preparada para desafios e pronta para criar estratégias geniais que fazem toda a diferença no e-commerce. 

Vamos conversar e juntos criar um planejamento estratégico omnichannel que vai fazer toda a diferença no seu negócio, conte com nossa equipe criativa e eficiente e veja os resultados!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.