Plataforma de e-commerce: como é possível escolher aquela mais adequada?

O sucesso de uma loja virtual depende de diversos aspectos, como a qualidade do serviço ou produto, a boa administração e estratégias de marketing eficientes. Nesse contexto, a escolha da plataforma de e-commerce é fundamental para potencializar as vendas e dar mais competitividade no mercado.

 

Existem diversas opções, que oferecem recursos e possibilidades diferentes, sendo importante escolher a mais adequada para o seu negócio. Ao fazer a escolha correta, seu e-commerce estará em vantagem contra os concorrentes, podendo conseguir excelentes resultados.

Pensando nisso, trouxemos alguns pontos que devem ser considerados no momento da decisão. Acompanhe a leitura e saiba como escolher a plataforma de e-commerce que vai trazer mais benefícios para a sua loja!

Analise o investimento a ser feito na plataforma

O primeiro passo deve ser analisar o investimento a ser feito na plataforma. Uma vez que funcionam como um serviço, é preciso pagar uma mensalidade, e isso pode ser feito de formas diferentes. Avaliar essa questão é essencial para manter a saúde financeira do e-commerce e não se comprometer com um custo que não pode ser mantido.

Uma das alternativas é transferir um valor fixo mensal com base no número de vendas. Ao escolher essa opção, o custo estará no orçamento da loja, sendo mais simples se adaptar ao investimento e renegociar conforme o crescimento. O pagamento pelo percentual de vendas também é interessante, mas a imprevisibilidade pode prejudicar os lucros.

De todo modo, o ideal é encontrar uma solução que esteja de acordo com a sua necessidade inicial. Se, no futuro, outros recursos forem necessários, é possível fazer um novo investimento, remodelando a parceria ou procurando uma nova ferramenta.

Verifique os recursos e funcionalidades disponíveis

As funcionalidades oferecidas pela ferramenta são fundamentais para entregar um serviço de qualidade ao seu cliente. Por isso, descubra de que maneira ela funciona, quais são as possibilidades de pagamento, automatização, busca, carrinho de compras, entre outros elementos relevantes.

Para que a plataforma tenha um diferencial, ela precisa entregar as funcionalidades ideais para o seu tipo negócio. Nem todos os modelos e recursos são úteis para todas as lojas, o que demonstra a importância de definir o que é prioritário para a sua realidade.

Confira as possibilidades de customização

O visual é outro elemento muito importante, pois cada loja e marca tem suas peculiaridades e características marcantes. Por isso, é importante que a ferramenta ofereça opções de customização de elementos, de acordo com as necessidades do seu e-commerce.

Confira se é possível fazer mudanças no layout, sistema, pagamentos, entre outros elementos. A flexibilidade da plataforma permite adequar as ferramentas e o estilo de acordo com a personalidade do seu negócio e de modo que aumente a chance de alcançar o seu público-alvo.

Talvez em um primeiro momento essa não seja a prioridade, mas é bom entender se elas existem e podem ser feitas no futuro. Assim, quando a loja atingir outro patamar e houver mais espaço no orçamento para melhorias, é possível customizar de acordo com seus interesses.

Valorize a experiência do usuário

Todos os esforços de uma loja virtual são focados na venda de seus produtos e serviços, o que só acontece quando o usuário tem uma boa experiência no seu e-commerce. Por isso, valorize os elementos que facilitam a vida dele, como rapidez de carregamento, aparência agradável, diversidade de sistemas de pagamento, entre outros elementos.

Também é importante prestar atenção ao design responsivo, que adapta o seu e-commerce aos diferentes tamanhos de tela, de dispositivos móveis, como smartphone e tablets. Os potenciais clientes usam diversas ferramentas para acessar a internet, portanto, é fundamental que o seu negócio ofereça uma experiência agradável em qualquer dispositivo utilizado.

Verifique as possibilidades de integração

Para que a sua decisão seja a mais acertada possível, também é fundamental verificar as possibilidades de integração que a ferramenta oferece. O sistema recomendado deve permitir a utilização das principais ferramentas para o gerenciamento do seu negócio, desde elementos administrativos até a publicidade.

Verifique se ele permite a incorporação de recursos de gestão, de relacionamento com o cliente, de logística, entre outras possibilidades. Esses componentes trazem funcionalidades importantes para a administração do seu negócio, ajudando a reduzir os erros e potencializando o crescimento.

Além disso, a integração com diversos métodos de pagamento e o oferecimento de funções como o check-out facilitado, aumentam o poder de escolha do cliente, facilitando o processo de compra.

Conheça o suporte da plataforma de e-commerce

Conhecer o suporte técnico oferecido pela fornecedora da plataforma é essencial para evitar problemas. Descubra quais são as formas de atendimento, o horário de funcionamento, se o serviço funciona nos fins de semana, quais são os canais de contato, se a empresa ensina como resolver os problemas mais comuns sem a necessidade dos assistentes, entre outros aspectos.

É possível que a loja apresente errou ou instabilidades, sendo que o suporte eficiente é fundamental para solucionar esses problemas rapidamente. Essa garantia permite mais segurança operacional, evitando que o e-commerce tenha prejuízos por ficar muito tempo fora do ar.

Priorize a segurança

A segurança também é um aspecto relevante no momento de escolher sua plataforma de e-commerce. Não encontrar a solução ideal nesse sentido pode gerar problemas significativos para o seu negócio, como o vazamento de informações confidenciais e o roubo de dados bancários de clientes.

Esse tipo de problema prejudica bastante a reputação da sua loja e pode, até mesmo, ser um motivo de fracasso. Portanto, a existência de mecanismos de defesas comprovadamente eficazes é importantíssima para evitar que isso aconteça. Sendo assim, não economize nesse aspecto, escolhendo uma ferramenta que ofereça a segurança necessária.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como escolher uma boa plataforma de e-commerce e quais aspectos devem ser analisados. Ao contar com uma ferramenta adequada ao seu negócio, você terá vantagem competitiva, sendo capaz de oferecer um serviço com mais qualidade para seus clientes. Além disso, os resultados serão otimizados, aumentando os lucros.

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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