Performance do e-commerce: guia prático para acompanhamento e otimização

A lucratividade do mercado online já está mais do que comprovada, mas com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso acompanhar de perto a performance do e-commerce para saber como ele está se saindo.

Existem muitas maneiras de medir o desempenho do e-commerce. São ferramentas para um lado, análises para o outro e o empreendedor acaba ficando perdido entre eles. Para facilitar a sua análise de performance, criamos um guia prático e completo.

Nesse artigo, além de mostrar as principais métricas e KPIs para ficar atento, vamos mostrar algumas dicas de otimização que você pode implementar para fazer o seu e-commerce evoluir.

O que é performance do e-commerce?

Podemos definir a performance do e-commerce como o conjunto de resultados obtidos ao colocar a sua estratégia de mercado em prática. É uma análise muito mais qualitativa do que quantitativa, pois ela irá medir a eficiência das suas campanhas e o retorno sobre investimento que elas andam conquistando.

De modo geral, podemos estabelecer que se trata de uma forma de certificar que o planejamento de ações está trazendo os resultados esperados ou se está na hora de voltar uma etapa e garantir que a sua loja virtual está nos trilhos certos para ganhar velocidade e atingir suas metas.

Seguir com esse acompanhamento e ficar de olho no desempenho do e-commerce é essencial para garantir o sucesso da sua loja virtual, pois evita o efeito bola de neve de uma ação mal planejada e permite realizar ajustes que transformam uma campanha simples e alavancam a sua conversão.

Como medir performance: métricas e KPIs para ficar de olho

Se você está se perguntando como medir a performance do e-commerce, chegou a hora de tocar nesse assunto. A mensuração do desempenho é feita através do acompanhamento de métricas, normalmente consultadas através do gerenciador de anúncios no Facebook, Google Analytics ou painel da plataforma de e-commerce.

Métricas são dados de acesso, como tempo que o usuário fica na sua página, quantidade de acessos, quantidade de cliques em uma campanha, entre outros. Junto das métricas, temos os KPIs, Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Performance em tradução livre.

São uma evolução das métricas, ou seja, são os dados mais importantes em relação a performance do e-commerce. Enquanto as métricas ajudam a compor o cenário da jornada de compras do cliente, entre outros fatores, é através dos KPIs que sabemos os pontos fortes e fracos do empreendimento.

De acordo com as boas práticas do comércio digital e tendências gerais do setor, as métricas fundamentais para acompanhar a performance das lojas virtuais são:

1. ROI e ROAS

ROI é o retorno sobre investimento, enquanto ROAS é o retorno sobre investimento em mídia. São as estrelas desse tipo de análise, já que mostram se as campanhas e investimentos em marketing, por exemplo, estão trazendo bons resultados.

ROI e ROAS são essenciais para a boa performance do e-commerce, mas não são os únicos fatores a serem avaliados.

2. Ticket médio

O ticket médio representa o valor médio das compras feitas pelos usuários na sua loja virtual em determinado período, ou seja, quanto você recebe em média a cada pedido. Ele faz parte dos principais KPI por que está diretamente ligado ao lucro do e-commerce.

Valores baixos de ticket médio não costumam bancar a operação e se tornam insustentáveis com o passar do tempo. Por esse motivo, aumentar o ticket médio é um dos principais objetivos do marketing digital.

3. Taxa de conversão e pedidos aprovados

Ainda no tema de compras feitas pelos usuários, outras métricas fundamentais são relevantes para a performance do e-commerce. 

Primeiramente, temos a taxa de conversão, que nada mais é que a quantidade de conversões de uma ação. Ou seja, quantos visitantes de uma página de produto realmente clicaram no botão “Comprar”, quantas pessoas que viram seu anúncio foram para a loja ou quantos abriram o e-mail marketing e visitaram o anúncio.

Uma vez convertidos, passamos para outro indicador, que é a taxa de pedidos aprovados. Ela é necessária pela diferença entre pedidos feitos e pagos. Nem todos os clientes que abrem um boleto, fazem o pagamento, nem todas compras com cartão são aprovadas.

4. Taxa de rejeição

Algumas métricas indicam problemas quanto maiores os seus índices, como é o caso da taxa de rejeição, que aponta a quantidade de usuários que acessam uma página do seu e-commerce e saem dela sem interagir.

São vários fatores que influenciam nessa métrica, como descrições ruins, falta de imagens, preço elevado ou anúncio diferente do que foi divulgado em campanhas. No geral, rejeição alta significa uma falha mais grave na performance do e-commerce.

5. Carrinho abandonado

Como falamos antes, nem todo mundo que clica em comprar segue com o pedido, resultando no índice de carrinhos abandonados. Dessa forma, é importante saber os motivos para a desistência da compra e ainda montar estratégias, principalmente através de e-mail marketing, para estimular a recuperação do carrinho.

6. Tráfego orgânico

A quantidade de acessos orgânicos na sua loja virtual é um indicador de performance que mostra a força da sua marca no mercado. Isso porque ele mede quantas pessoas encontram e acessam a sua loja sem interagir com anúncios ou mídia paga.

Se o seu foco estiver na fidelização de clientes e inbound marketing, o KPI de acessos orgânicos é um dos mais importantes.

7. LTV ou lifetime value

Lifetime value, LTV ou simplesmente valor do tempo de vida do cliente é o indicador que mostra o rendimento obtido através das compras recorrentes, feitas por clientes fiéis à sua loja virtual. Ter um bom LTV é um ótimo sinal de boa performance no e-commerce.

5 dicas para otimizar o desempenho do e-commerce

Agora que você já conhece os indicadores principais e métricas que deve ficar de olho para acompanhar a performance do e-commerce, vamos indicar 5 dicas rápidas para otimizar esse desempenho através da rotina da sua loja virtual.

Invista em bons anúncios

Os seus anúncios devem ser a prioridade para sua loja virtual. No e-commerce não existe vendedor para guiar o cliente na compra, por isso, a página do produto deve estar completa e bem convincente.

Isso envolve ter boas fotos, com diferentes ângulos e que mostrem o produto como se o cliente o tivesse em mãos. Além disso, a descrição de produtos tem um papel crucial. Primeiro, ela contribui para o SEO da loja, facilitando que o cliente encontre seu anúncio através de sites de pesquisa. Além disso, uma descrição humanizada pode convencer o cliente e estimular a compra.

Campanhas mais assertivas rendem mais

A forma como você anuncia nas mídias pagas, Google Ads, Facebook Ads ou mesmo com o YouTube Advertising, precisa ser cada vez mais assertiva para obter aquele tão sonhado ROI. Precisão na hora de escolher os termos de pesquisa, regiões, dados demográficos e horários de impulsionamento, tudo isso é relevante para garantir o desempenho das campanhas de marketing.

Site responsivo e rápido

Influenciando principalmente na taxa de rejeição da sua loja virtual, o tempo de carregamento das suas páginas e sua capacidade de se ajustar aos diferentes tamanhos das telas de dispositivos devem ser otimizados com frequência para garantir boa performance do e-commerce.

Monitore com frequência o tempo de carregamento e dê preferência para um layout responsivo, isso irá ajudar o seu cliente a ter uma experiência mais tranquila ao navegar no seu site.

Jornada de compra simplificada

A jornada de compra, do momento que o cliente visita seu site até o recebimento do pedido deve ser cada vez mais simplificado. Jornadas com muitas etapas, redirecionamentos e obstáculos se tornam mais custosas para o público e prejudicam a performance do e-commerce.

Ofereça uma boa experiência

Priorizar uma experiência positiva é uma das formas ideais de conquistar os seus clientes e otimizar a performance do e-commerce. Pense na maneira como o cliente enxerga sua marca, atenda suas principais reclamações e busque fazer pesquisas de satisfação com foco total no cliente.

Dessa forma, é possível agregar valor e alavancar os indicadores de desempenho, garantindo a lucratividade do seu empreendimento.

Evolução do e-commerce

Tudo isso parece muito complicado? Nós entendemos. Principalmente para e-commerces com equipes reduzidas, ficar de olho na operação e também nesses indicadores pode ser complicado. E se te disser que tem uma opção bem mais tranquila para garantir evolução seu e-commerce com a Auaha?

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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