ROI e ROAS: qual a diferença e como calcular

Quem trabalha com e-commerce, com certeza já ouviu falar nos termos ROI e ROAS, mas você sabe como eles funcionam e qual a sua importância?

ROI, sigla para “Return Over Investment”, é o retorno sobre investimento e ROAS, sigla para “Return on Advertising Spend”, é o retorno sobre o investimento publicitário.

Ambos indicadores de desempenho de campanhas ou estratégias mensuram o sucesso ao comparar o investimento com o lucro obtido.

Apesar das semelhanças, eles são diferentes e é importante entendê-las, como quando, por que utilizar e como calcular ROI e ROAS.

Quer conhecer a fundo essas diferenças? Continue lendo e aprenda qual é a melhor e mais assertiva mensuração de resultados para o seu negócio.

O que é ROI

O ROI é uma métrica financeira baseada na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado por uma empresa em determinado período.

Através desse indicador, sabemos quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada estratégia e investimento realizado.

Da mesma forma, podem definir ações visando um futuro lucro, como campanhas de marketing, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, entre outros.

Além de definir quais investimentos valem a pena, ele também otimiza aqueles que já estão dando certo a fim de melhorar o desempenho.

O ROI pode ser calculado em diversas áreas da sua empresa, como: marketing de conteúdo, e-mail marketing, mídias sociais, campanhas no Google AdWords, blogs, SEO, etc.

Por que o ROI é fundamental para o sucesso do seu negócio

Acompanhar o retorno sobre investimento é fundamental para o seu negócio. 

Assim, é possível definir quais são as maiores fontes de lucro da empresa, quais são os canais de comunicação mais eficazes, como está o desempenho das campanhas de marketing, processo de vendas e atendimento ao cliente.

Como calcular o ROI

A maneira mais simples de calcular o ROI é seguir a fórmula: ROI = ( Receita – Custo / Custo ) x 100.

Dessa forma, o resultado final será em porcentagem, o que facilita a comparação entre o ROI de diferentes ações e possibilita a identificação de erros e problemas em qualquer parte do negócio.

Com o resultado final em mãos, podemos analisar quais foram as ações que influenciar nesse resultado, se existe alguma relação entre os investimentos de alto retorno, como replicar ações de alto ROI e, claro, se a sua empresa possui resultados melhores do que as concorrentes.

O que é a “receita”

Receita é tudo o que a empresa arrecada através das vendas.

Para calcular o ROI de uma área ou campanha específica, vale lembrar de utilizar apenas o valor levantado pelo segmento escolhido.

Por exemplo, para calcular o retorno sobre investimento de uma plataforma de e-commerce, o valor da receita deve representar somente as vendas realizadas nesse canal, e não em toda a loja.

O que são os “custos”

Os custos são todas as despesas necessárias para permitir a efetividade do investimento.

Seguindo o mesmo exemplo da plataforma de e-commerce, os custos são representados pelo valor pago para utilizar a plataforma, preço de hospedagem do site, investimentos em anúncios pagos e outras despesas necessárias, como internet, telefone, entre outros.

Use o ROI da forma correta

Antes de começar a analisar seus investimentos, é importante vencer alguns desafios que atrapalham o bom uso do ROI nas estratégias futuras e descobrir onde se investir mais a partir de agora. 

Para isso, você deve:

Esquecer as métricas de vaidade: em alguns casos, o ROI pode apontar algo diferente de métricas conhecidas e gerar uma falsa sensação de “força”. Por exemplo, um aumento no tráfego do site indica que a estratégia para esse canal está funcionando, mas, nesse caso, o que realmente importa são as conversões.

– Preste atenção no mercado: o marketing digital está sempre mudando. Por isso, não há nada melhor que observar a evolução dos gostos, desejos e necessidades do seu público e desapegar do medo de testar novas ações.

– Seja paciente nas avaliações: apesar de todas as mudanças e evoluções do marketing digital, lembre-se que mesmo as ações mais eficazes levam algum tempo para dar os resultados esperados.

O que é ROAS

O ROAS é uma métrica usada para medir os lucros obtidos por meio de anúncios feitos em mídia paga e é fundamental para todos que investem nesse tipo de campanha de marketing.

Tão importante quanto saber o que é marketing, é saber se as estratégias aplicadas estão trazendo os resultados esperados. Para isso, entender o que é e como funciona o ROAS é uma ótima alternativa. 

Como calcular ROAS

Diferente de alguns cálculos de marketing, descobrir seu ROAS é bem simples.

Para começar, você deve pegar a receita ou retorno obtido pelo investimento nos anúncios e então, subtrair o valor pago nesses mesmos anúncios. 

O resultado é dividido pelo mesmo valor dos custos e isso gera o seu ROAS, como a fórmula:

ROAS = ( Receita – Custo ) / Custo

Quando usar ROAS

Como o ROAS é um indicador do sucesso de campanha, os lucros baixos ou perdas, geralmente, são a prova máxima de que os anúncios devem ser melhorados.

Apesar disso, ele não fornece informações sobre o que pode melhorar o desempenho de um anúncio. Então, considerar métricas de engajamento oferecidas pelas próprias plataformas de Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads são a melhor opção, sendo elas: impressões, visualizações, cliques e conversões.

Qual é a diferença entre ROI e ROAS?

A principal diferença entre as métricas é simples: o ROI é estratégico, enquanto o ROAS é tático.

Como explicamos durante o artigo, o ROI é usado para medir o lucro gerado pelos anúncios em relação ao custo dele. Já o ROAS, mede a receita bruta do seu investimento.

Diante disso, fica claro que o ROI e o ROAS são métricas essenciais e complementares para a performance do seu negócio. 

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre as duas métricas e como aplicá-las em seu e-commerce, chegou a hora de colocar o aprendizado em prática.Aproveite para entrar em contato com a gente para descobrir as melhores soluções para alcançar o sucesso do seu negócio.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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