Nicho de mercado: descubra os mais explorados em 2019

por Junior Brandão

A escolha do nicho de mercado é importante tanto para novos negócios quanto para aqueles que querem ampliar seu leque de opções. Em geral, as pessoas querem sempre coisas novas, por isso o que poderia ser um nicho com muitas possibilidades em 2018 pode não ter a mesma força em 2020, por exemplo.

Uma série de fatores impactam as preferências do público, daí a necessidade de conhecer a fundo suas características e seu potencial de compra na internet. Esse conhecimento vai ajudar não só na escolha, como nas estratégias, abordagem, tipo de linguagem que será utilizada, entre outros pontos.

Continue a leitura e entenda o que é nicho, quais se destacaram em 2019, quais representam oportunidades em 2020 e o que deve ser levado em consideração no momento da escolha.

O que é nicho de mercado?

É uma parcela menor de um público pertencente a um mercado mais amplo, ou seja, um segmento específico formado por um grupo de pessoas que têm preferências, necessidades e problemas semelhantes. Ao seguir um nicho de mercado, o negócio consegue definir os produtos e serviços que têm maiores chances de atender às demandas desses consumidores.

Eles têm características específicas e apresentam alto potencial de compra, mas nem sempre são tão bem atendidos quando as ações são voltadas ao mercado como um todo. Por isso, segmentar o nicho ajuda o empreendimento a sanar as necessidades de um público específico, direcionando os recursos necessários para despertar seu interesse.

Quais foram os segmentos mais rentáveis em 2019?

De acordo com o Webshoppers, relatório semestral sobre o comércio eletrônico brasileiro, alguns setores se destacaram em 2019. Entre eles, podemos listar:

  • Perfumaria, Cosméticos e Saúde: foi o nicho com maior volume de pedidos, com 18% do total. Apresentou uma variação de 40% em relação a 2018 e seu tíquete médio foi de R$ 197 em 2019;
  • Alimentos e bebidas: teve apenas 3% do volume total de pedidos e apresentou uma variação de 82% frente ao ano anterior. O valor do tíquete médio foi de R$ 248;
  • Petshop: teve 2% do volume de pedidos, mas a variação em relação a 2018 foi de surpreendentes 144%. O valor do tíquete médio foi de R$ 180 em 2019.

Quais são as tendências para 2020?

Os segmentos apresentados são mais amplos, o que os torna diferentes dos nichos os quais são mais específicos e exploram um público que nem sempre se satisfaz com as soluções oferecidas pelos principais nomes do varejo on-line. Veja as tendências a seguir.

Perfumaria, Cosméticos e Saúde

Nesse segmento, destacam-se os nichos:

  • emagrecimento de formas diferenciadas: refere-se a práticas e métodos para emagrecer se valendo de produtos naturais, veganos, entre outros com eficácia comprovada;
  • cosméticos ecológicos: são produtos de origem natural bastante distantes dos tratamentos químicos. O destaque fica para os biodegradáveis e veganos;
  • tratamento de cabelos cacheados e crespos: enquadram-se produtos, serviços e material educativo para manter, hidratar e renovar os cabelos cacheados e crespos;
  • produtos para o universo masculino: vão desde maquiagem para homens a produtos destinados à manutenção e embelezamento da barba e cabelos, além de cosméticos específicos para o público masculino;
  • perfumes com fluidez de gênero: as fragrâncias sem definição de gênero (masculino e feminino) é uma tendência que se intensificou em 2019, principalmente entre as gerações millennial e Z.

Alimentos e bebidas

Nessa área, destacam-se os seguintes nichos:

  • alimentação moderna saudável: esse nicho é composto de pessoas que dão importância a hábitos alimentares mais naturais e saudáveis. Podem ser produtos sem aditivos, conservantes, corantes, feitos com componentes naturais, ricos em proteínas, de origem orgânica etc.;
  • veganos e vegetarianos: esse nicho tem grande potencial de crescimento. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), no país, são mais de 5 milhões de veganos com potencial de crescimento de 40% ao ano.
  • bebidas saudáveis: incluem chás, sucos detox, iogurte/smoothie e bebida energética e outros;
  • cervejas artesanais: é um nicho em franca expansão, uma vez que o consumidor está mais interessado na qualidade da cerveja e, como não tem acesso a muitos rótulos, recorre à internet para isso.

Petshop

Os nichos que se destacam no campo de petshop são:

  • nutrição natural para pets: é uma forte tendência para o negócio e inclui rações orgânicas, livre de aditivos, marmitas naturais, petiscos orgânicos etc.;
  • produtos sustentáveis para pets: refere-se a produtos sustentáveis e recicláveis. Há diversos artigos e podem ser oferecidos dentro da chamada “linha verde”, que incluem coleiras, produtos de banho e tosa, brinquedos, entre outros.

O que levar em consideração para escolher um nicho de mercado?

O faturamento não deve ser o único fator a ser levado em consideração no momento da escolha do nicho. Confira na sequência algumas práticas importantes na hora de tomar a decisão.

Liste os temas que domina

O primeiro ponto a se considerar para a escolha do nicho de atuação é pensar em algo em que você tem interesse. O mercado exige estudo sobre o tema e, se você não gostar, vai ser difícil se dedicar a ele.

Ao definir suas preferências, é possível reduzir a lista para as atividades que desempenha bem, já que é importante ter um pouco de facilidade para lidar com o nicho. Quanto maior for a habilidade, maiores são as chances de ter retorno financeiro no curto e médio prazo. Comece respondendo às seguintes perguntas:

  • você tem alguma “conquista” na área escolhida?
  • É referência no assunto?
  • Já atuou na área antes?
  • Seu método funciona?
  • Sua mensagem é percebida com facilidade?

Se o intuito é ganhar dinheiro na internet, foque em encontrar um nicho rentável e que apresente sinergia com suas habilidades. A escolha vai surgir naturalmente ao cruzar seus interesses com habilidades e experiência.

Tente solucionar um problema

Ao estudar os nichos de mercado de sua preferência, possivelmente você vai encontrar algum ponto que os nomes que já atuam no mercado estão deixando a desejar. Comece pesquisando na internet e avalie o conteúdo da busca. Há falta de produtos ou ausência de informações? Esse é o ponto de partida: oferecer uma solução para um problema relatado pelo público.

Pode ser uma entrega mais rápida, serviços exclusivos, uma loja virtual otimizada, ou seja, algo que seus concorrentes ainda não viram ou o fato de não atenderem o público da forma que ele deseja. Ao explorar (e contornar) essas falhas, seu negócio cria uma identidade e um diferencial.

Analise a competição

O intuito de seguir um mercado de nicho é evitar uma grande concorrência. Por isso, é importante entendê-lo e saber se conseguirá competir nele. É aí que entra o diferencial competitivo, seja do produto, seja do atendimento, para criar algo que o seu concorrente ainda não tem.

O ponto-chave aqui é entender como seus adversários atuam e como é a experiência de compra que oferecem a seus clientes. Após a pesquisa, você saberá como suprir os pontos falhos.

Defina a buyer persona

A buyer persona é uma representação semifictícia do cliente ideal. Basicamente, você vai descrever uma ou mais pessoas que seriam os clientes perfeitos para seu negócio. Gênero, idade, onde mora, hábitos de compra, preferências são algumas das características dessa descrição.

Essa escolha nem sempre é uma tarefa simples. Logo, os testes são fundamentais para entender se sua ideia tem potencial de crescimento e se há espaço no mercado virtual. Eles vão incluir a quantidade de vendas, as conversões e o relacionamento com o público. A partir daí, é possível moldar o planejamento e tornar sua estratégia lucrativa.

Lembre-se de que o mercado está em constante transformação, o que requer entendimento sobre o público-alvo, suas preferências, comportamento e principalmente seus hábitos de consumo. Dessa forma, é possível definir estratégias eficientes para atender às demandas de seu nicho de mercado.

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