E-book Auaha: saia na frente e venda mais nesta Black Friday!

A Black Friday já está batendo na sua porta, lojista! Desta forma, preparamos um e-book com dicas para você gerar resultados de verdade nesta data tão importante do e-commerce.

 

Desde 2010 esse é o evento que reúne o maior número de promoções no Brasil. Contudo, é preciso adaptar-se para ter sucesso em suas vendas. 

 

Então, embarque com a gente nessa jornada e alcance seus objetivos! Vamos lá?

 

 Como nosso e-book vai te ajudar nesta Black Friday?

 

Reunimos dicas que farão a diferença e ajudará no seu planejamento. Desse modo, dividimos o e-book em cinco capítulos: 

 

  1. Introdução
  2. Como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2021
  3. A importância de criar estratégias com antecedência
  4. Personalize com criatividade
  5. Ofereça um atendimento diferenciado

 

Impulsionar as vendas online e físicas, esse é o objetivo dos lojistas durante a Black Friday. Entretanto, a pandemia e a crise econômica que se instalou no Brasil fizeram com que empresas e consumidores mudassem e se adaptassem à nova realidade.

 

O isolamento social trouxe mudanças no comportamento dos consumidores, foi o que mostrou um relatório da Recovery Insights da Mastercard, que evidencia um crescimento de 75% em 2020 em compras online.

 

Se por um lado as lojas físicas tiveram baixa de 25% em suas vendas durante a pandemia, por outro o comércio digital teve um crescimento de 21%. Ou seja, sua loja precisa estar na internet para vender mais.

 

Dicas para preparar seu e-commerce para a Black Friday

 

É muito fácil errar durante a Black Friday. Sem um bom planejamento, o que era para ser uma chance de lucrar mais, acaba se tornando uma dor de cabeça. Alguns erros comuns:

 

  • Produtos em falta no estoque
  • Precificação errada
  • Estar desalinhado com seus fornecedores
  • Não verificar o funcionamento do site e SAC
  • Não atentar-se ao fluxo de embalagem 

 

Mas, calma! É possível evitar esses problemas. Primeiramente, para oferecer uma boa experiência ao seu consumidor, a dica é começar a planejar sua Black Friday dois meses antes, ou mais. 

 

Público alvo e controle de estoque: peças fundamentais no planejamento 

 

Para atrair seu público alvo é preciso conhecê-lo. Logo, com uma linguagem bem direcionada, você vai atingir seu público alvo e, consequentemente, atraí-lo para a compra.

 

Para isso, é importante analisar o perfil do seu consumidor. Se possível, criar as personas, pois elas guiarão você e sua equipe em estratégias de marketing exclusivas para a Black Friday, o que irá impactar na construção da imagem de sua marca.

 

Já a gestão de estoque precisa ser bem definida, não importa o tamanho da sua loja. Em outras palavras, o controle do estoque, principalmente no e-commerce, é importante para não vender produtos inexistentes. 

 

No nosso e-book você pode conferir também o que é e qual a importância da Curva ABC na organização do seu estoque (quais produtos você deve ofertar e a relevância de um certificado de segurança para seu site).

 

Aposte no e-mail marketing

 

São inúmeras estratégias que você pode adotar para a Black Friday, uma delas é o e-mail marketing, que consiste em uma estratégia em que você dispara uma série de conteúdos de valor para uma base de leads.

 

Mas, atenção: o correto é montar essa base de leads (e-mails) na unha! Portanto, nada de comprar listas de e-mails por aí.

 

E como o e-mail marketing pode ajudar? Simples! Você pode oferecer vantagens, como descontos diferenciados para esses contatos já cadastrados.

 

 Usando as redes sociais a seu favor

 

Uma pesquisa desenvolvida pela We Are Social mostrou que no Brasil são 150.4 milhões de usuários na internet, e que 66% da população é ativa nas redes sociais. Olha quanta gente!

 

Para chamar a atenção do consumidor, é preciso produzir conteúdo de relevância. Além do mais, você precisa saber onde seu público está: Instagram? Pinterest? Tik Tok? Facebook? A dica é que você faça uma pesquisa por idade e gostos. 

 

As redes sociais permitem que você tenha uma aproximação maior com seus clientes, portanto, atente-se ao tom de voz e ao posicionamento da empresa. 

 

Ofereça mais do que descontos

 

É claro que o desconto é muito importante, afinal, esse é o objetivo da Black Friday: vender por um preço abaixo do normal. Portanto, ofereça descontos de verdade, saia do convencional ou sua empresa nem será notada.

 

Outra dica que você pode conferir no nosso e-book para atrair mais clientes é investir em condições especiais para o frete, pois ele é um fator importante que influencia na decisão final do consumidor.

 

As embalagens personalizadas também são uma maneira de se diferenciar, pois são uma poderosa ferramenta de marketing. 

 

Mais do que algo para proteger o produto, as embalagens personalizadas fortalecem sua marca e agrega valor. 

 

 Quase tudo pronto para a Black Friday

 

Essas foram algumas dicas que você encontra no nosso e-book. Mas, já adiantamos que é melhor você baixar para ter acesso aos outros conteúdos que também serão importantes em seu planejamento.

 

Desejamos que você tenha sucesso nessa Black Friday e que o nosso e-book te ajude! Essa pode ser uma oportunidade de crescimento para o seu negócio, tudo depende de como você vai se organizar. De qualquer forma, estamos aqui para ajudar!

Você pode conferir outros conteúdos sobre marketing, e-commerce e redes sociais aqui no nosso Blog. Conte com a Auaha!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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