Growth Hacking: o que é e como aplicar estratégias em seu e-commerce

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Você já ouviu falar sobre Growth Hacking para e-commerce, mas ainda não sabe como ele pode ajudar o seu negócio? Não se preocupe, você vai entender tudo o que precisa saber para impulsionar a sua loja aqui.

O conceito nasceu relacionado às startups de tecnologia e, em um piscar de olhos, se expandiu para diversos setores que procuram oportunidades que fogem do simples e básico marketing.

Então, o que é preciso fazer para gerar mais tráfego, multiplicar sua conversão e aumentar os lucros do seu comércio eletrônico? Vem conhecer alguns hacks não convencionais para aumentar os lucros. Boa leitura!

O que é Growth Hacking

O termo foi criado pelo fundador e CEO do portal GrowthHackers.com, Sean Ellis, ao estudar o super crescimento de empresas, como Facebook, Airbnb e Amazon.

Ele define o conceito como aquilo que o direcionamento é o crescimento e tudo o que faz é analisado de acordo com um possível impacto para gerar um crescimento escalável.

Apresentando um alto crescimento nos últimos anos, a metodologia é útil para melhorar ações de grandes e pequenas empresas, seja na área de marketing, vendas ou demais setores.

Dessa forma, além de identificar oportunidades de melhorias em várias áreas, também é possível mudar a abordagem na resolução de problemas por meio da estratégia que tem como foco o rápido aumento do número de usuários e das vendas de um serviço, um produto ou a própria loja virtual ao combinar criatividade e táticas de custos baixos.

O ciclo do Growth Hacking

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que cada fase envolvida com essa técnica é fundamental para turbinar os números da sua marca e te guiar ao sucesso através da metodologia.

Depois, é necessário definir uma meta. Ela que vai guiar todas as ações de crescimento e deve refletir o principal valor do seu e-commerce.

O growth hacking é dividido em quatro ações que se repetem a cada processo. Sendo elas:

Analisar dados e coletar insights

Ao compreender como os clientes interagem com seus produtos ou serviços, o gestor deve identificar oportunidades de crescimento para o negócio.

Gerar ideais

Não há segredo: quanto mais ideias para gerar crescimento, melhor. Aqui, a dica de ouro é organizar um brainstorming com pessoas de diferentes setores da empresa para obter novos insights para solucionar tal problema ou alcançar um objetivo.

Priorizar e realizar experimentos

O método Ice Score, que atribui nota de 0 a 10, ajuda o gestor a saber quais sugestões de experimentos deve priorizar. Eles são:

– Impacto: Quão impactante eu espero que o teste seja?

– Confiança: Quanta confiança eu tenho que o teste vai provar a hipótese?

– Facilidade: Quão fácil é realizar esse experimento?

A média das notas é o resultado do teste: o experimento com o maior score deve ser priorizado.

Testar os resultados

Uma pessoa deve ficar responsável por cada teste. Ela deve informar sobre obstáculos, surpresas e acertos para então, conseguir analisar se a ideia funcionou, não deu certo ou foi inconclusiva.

Growth Hacking para e-commerce

Se você está em busca de atrair mais clientes para o seu comércio eletrônico, uma coisa é certa: você vai precisar estudar as preferências e o comportamento dos consumidores. 

Só assim será possível testar táticas que possam fazer com que a sua meta seja alcançada de maneira mais rápida e eficiente, uma vez que as lojas virtuais são mais escaláveis do que negócios tradicionais.

O Growth Hacking é tanto uma metodologia quanto uma mentalidade que tem como objetivo levar métricas, análise e criatividade para otimizar o retorno sobre investimento de qualquer e-commerce. 

Resumindo: o método tem o objetivo de aumentar conversões, atrair mais clientes, gerar mais vendas e conquistar mais indicações. Para isso, a empresa deve ter todas as suas metas claras, mensuráveis, realistas e atingíveis.

Veja alguns exemplos abaixo:

– Diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) em 10% em três meses;

– Aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento) em Google Ads em 30% em três meses;

– Conseguir 100 mil visitas no site em 60 dias.

Ficou interessado (a)? Então vem ver em detalhes o que o GH pode fazer pelo seu e-commerce.

Atrair tráfego

Para aumentar o número de visitantes de uma loja virtual, uma boa alternativa é traçar um plano de médio prazo com conteúdos, por exemplo.

Estratégias de SEO e conteúdo são altamente escaláveis e com custo variável baixo.

Entenda a jornada do cliente para saber o que funciona melhor para o seu público e em qual etapa do funil e invista em blog e conteúdos que respondam possíveis perguntas novas e relevantes para a sua persona.

Construa a autoridade do domínio e das páginas e se dedique ao branding. Quando bem trabalhado e desenvolvido, especialmente em redes sociais, o branding pode ser o impulso que a sua marca precisa para se destacar entre a concorrência.

Não se esqueça: o boca-a-boca também é uma ótima aposta para as mídias sociais.

“88% dos consumidores confiam na opinião online tanto quanto as recomendações pessoais.”Fonte

Converter

As táticas para aumentar a taxa de conversão variam de acordo com o nicho do e-commerce, mas há uma ação que funciona para todos os negócios: as ofertas por tempo limitado, especialmente se vierem acompanhadas de um cronômetro, como vemos na Amazon.

Converter mais também significa fazer testes A/B, onde você conseguirá descobrir o padrão de comportamento do usuário.

Diferente do que muitos pensam: ter um e-commerce não significa colocar alguns produtos no ar e esperar as vendas chegarem. Por isso, vale a pena investir em user experience para reter e converter mais.

Fidelizar

O cross sell e o remarketing são os seus maiores aliados durante o processo de fidelização. Essas estratégias usam o comportamento do consumidor para prever os próximos passos após cada venda.

Enviar um cartão de presente ou um e-mail com cupom de desconto são atitudes simples que geram um grande efeito no processo de fidelização do cliente.

A forma como será conduzido o relacionamento pós-venda é outro fator determinante para a fidelização. 

Para começar a aplicar uma mentalidade de growth hacking em seu e-commerce, comece com seus dados existentes, veja o que está funcionando, o que pode ser melhorado e tente descobrir maneiras inteligentes de “hackear” o crescimento.

A sua loja na internet é assunto sério. Em nosso blog, você encontra vários conteúdos como este para você estar sempre por dentro dos assuntos de e-commerce, vendas, marketing, performance digital e muito mais.

Nosso time de guerreiros é especialista em encontrar as melhores soluções para o seu negócio e, claro, te ajudar a alcançar o sucesso.

Não perca mais tempo e fale conosco!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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