Você já ouviu falar sobre Growth Hacking para e-commerce, mas ainda não sabe como ele pode ajudar o seu negócio? Não se preocupe, você vai entender tudo o que precisa saber para impulsionar a sua loja aqui.
O conceito nasceu relacionado às startups de tecnologia e, em um piscar de olhos, se expandiu para diversos setores que procuram oportunidades que fogem do simples e básico marketing.
Então, o que é preciso fazer para gerar mais tráfego, multiplicar sua conversão e aumentar os lucros do seu comércio eletrônico? Vem conhecer alguns hacks não convencionais para aumentar os lucros. Boa leitura!
O que é Growth Hacking
O termo foi criado pelo fundador e CEO do portal GrowthHackers.com, Sean Ellis, ao estudar o super crescimento de empresas, como Facebook, Airbnb e Amazon.
Ele define o conceito como aquilo que o direcionamento é o crescimento e tudo o que faz é analisado de acordo com um possível impacto para gerar um crescimento escalável.
Apresentando um alto crescimento nos últimos anos, a metodologia é útil para melhorar ações de grandes e pequenas empresas, seja na área de marketing, vendas ou demais setores.
Dessa forma, além de identificar oportunidades de melhorias em várias áreas, também é possível mudar a abordagem na resolução de problemas por meio da estratégia que tem como foco o rápido aumento do número de usuários e das vendas de um serviço, um produto ou a própria loja virtual ao combinar criatividade e táticas de custos baixos.
O ciclo do Growth Hacking
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que cada fase envolvida com essa técnica é fundamental para turbinar os números da sua marca e te guiar ao sucesso através da metodologia.
Depois, é necessário definir uma meta. Ela que vai guiar todas as ações de crescimento e deve refletir o principal valor do seu e-commerce.
O growth hacking é dividido em quatro ações que se repetem a cada processo. Sendo elas:
Analisar dados e coletar insights
Ao compreender como os clientes interagem com seus produtos ou serviços, o gestor deve identificar oportunidades de crescimento para o negócio.
Gerar ideais
Não há segredo: quanto mais ideias para gerar crescimento, melhor. Aqui, a dica de ouro é organizar um brainstorming com pessoas de diferentes setores da empresa para obter novos insights para solucionar tal problema ou alcançar um objetivo.
Priorizar e realizar experimentos
O método Ice Score, que atribui nota de 0 a 10, ajuda o gestor a saber quais sugestões de experimentos deve priorizar. Eles são:
– Impacto: Quão impactante eu espero que o teste seja?
– Confiança: Quanta confiança eu tenho que o teste vai provar a hipótese?
– Facilidade: Quão fácil é realizar esse experimento?
A média das notas é o resultado do teste: o experimento com o maior score deve ser priorizado.
Testar os resultados
Uma pessoa deve ficar responsável por cada teste. Ela deve informar sobre obstáculos, surpresas e acertos para então, conseguir analisar se a ideia funcionou, não deu certo ou foi inconclusiva.
Growth Hacking para e-commerce
Se você está em busca de atrair mais clientes para o seu comércio eletrônico, uma coisa é certa: você vai precisar estudar as preferências e o comportamento dos consumidores.
Só assim será possível testar táticas que possam fazer com que a sua meta seja alcançada de maneira mais rápida e eficiente, uma vez que as lojas virtuais são mais escaláveis do que negócios tradicionais.
O Growth Hacking é tanto uma metodologia quanto uma mentalidade que tem como objetivo levar métricas, análise e criatividade para otimizar o retorno sobre investimento de qualquer e-commerce.
Resumindo: o método tem o objetivo de aumentar conversões, atrair mais clientes, gerar mais vendas e conquistar mais indicações. Para isso, a empresa deve ter todas as suas metas claras, mensuráveis, realistas e atingíveis.
Veja alguns exemplos abaixo:
– Diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) em 10% em três meses;
– Aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento) em Google Ads em 30% em três meses;
– Conseguir 100 mil visitas no site em 60 dias.
Ficou interessado (a)? Então vem ver em detalhes o que o GH pode fazer pelo seu e-commerce.
Atrair tráfego
Para aumentar o número de visitantes de uma loja virtual, uma boa alternativa é traçar um plano de médio prazo com conteúdos, por exemplo.
Estratégias de SEO e conteúdo são altamente escaláveis e com custo variável baixo.
Entenda a jornada do cliente para saber o que funciona melhor para o seu público e em qual etapa do funil e invista em blog e conteúdos que respondam possíveis perguntas novas e relevantes para a sua persona.
Construa a autoridade do domínio e das páginas e se dedique ao branding. Quando bem trabalhado e desenvolvido, especialmente em redes sociais, o branding pode ser o impulso que a sua marca precisa para se destacar entre a concorrência.
Não se esqueça: o boca-a-boca também é uma ótima aposta para as mídias sociais.
“88% dos consumidores confiam na opinião online tanto quanto as recomendações pessoais.” – Fonte
Converter
As táticas para aumentar a taxa de conversão variam de acordo com o nicho do e-commerce, mas há uma ação que funciona para todos os negócios: as ofertas por tempo limitado, especialmente se vierem acompanhadas de um cronômetro, como vemos na Amazon.
Converter mais também significa fazer testes A/B, onde você conseguirá descobrir o padrão de comportamento do usuário.
Diferente do que muitos pensam: ter um e-commerce não significa colocar alguns produtos no ar e esperar as vendas chegarem. Por isso, vale a pena investir em user experience para reter e converter mais.
Fidelizar
O cross sell e o remarketing são os seus maiores aliados durante o processo de fidelização. Essas estratégias usam o comportamento do consumidor para prever os próximos passos após cada venda.
Enviar um cartão de presente ou um e-mail com cupom de desconto são atitudes simples que geram um grande efeito no processo de fidelização do cliente.
A forma como será conduzido o relacionamento pós-venda é outro fator determinante para a fidelização.
Para começar a aplicar uma mentalidade de growth hacking em seu e-commerce, comece com seus dados existentes, veja o que está funcionando, o que pode ser melhorado e tente descobrir maneiras inteligentes de “hackear” o crescimento.
A sua loja na internet é assunto sério. Em nosso blog, você encontra vários conteúdos como este para você estar sempre por dentro dos assuntos de e-commerce, vendas, marketing, performance digital e muito mais.
Nosso time de guerreiros é especialista em encontrar as melhores soluções para o seu negócio e, claro, te ajudar a alcançar o sucesso.
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