Digitalização das vendas: como conciliar o varejo físico e o online

O ano de 2020 foi marcado como o maior acelerador do comércio eletrônico. Com a nova era do varejo em mente, muitos comerciantes têm se perguntado se vale a pena conciliar uma loja física e virtual.

 

A tecnologia não é uma complicação. Pelo contrário: ela precisa resolver os problemas do negócio, e não criar outros. Assim, não é necessário escolher entre as duas alternativas.

 

Uma loja física possibilita que os clientes conheçam o produto de perto, veja, toque e prove. Por outro lado, o e-commerce pode romper barreiras geográficas para aumentar as vendas.

Mas, como conciliar as duas coisas? Estamos aqui para esclarecer essa, e outras possíveis dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

 

Como conciliar o varejo físico e online?

A pergunta que não quer calar é “como conciliar as duas coisas?”. Não se preocupe, estamos aqui para te explicar tudo o que você precisa saber.

 

A primeira coisa a levar em consideração, é que os custos para abrir uma loja virtual são menores do que os de iniciar ou manter uma loja física. Ainda assim, as duas demandam planejamento e investimento para continuarem lucrativas.

 

Caso opte por criar uma loja online, é importante que os sistemas estejam integrados, como automatizar a gestão de estoque e venda para evitar falhas graves,

 

Já para lojas que têm os estoques compartilhados, tudo precisa ser sincronizado para evitar vender um produto que não consta no estoque – erro comum no e-commerce.

Então, quando for escolher a plataforma de e-commerce, lembre-se que ela deve ter integração com seu sistema de ERP. Assim, qualquer alteração nos estoques da loja será adicionada ao sistema instantaneamente.

 

Logística

A logística é um dos principais pontos de partida para a conciliação da loja física e virtual. Até porque, ela é a responsável por todo o processo: desde o recebimento do pedido até a entrega para o cliente.

 

Assim, qualquer problema em algum dos passos, pode resultar no atraso da entrega e em reclamações dos consumidores que compraram online.

 

De acordo com a Associação Brasileira de E-commerce (ABComm), o setor cresceu 18% no ano passado, atingindo pelo menos R $106 bilhões em receita. Como já falamos em outro conteúdo, ‘’Boom’’ de vendas no e-commerce em 2020, este crescimento impulsionou a entrada de novos empreendedores no segmento, o que também fez aumentar a concorrência.

 

Mas, ao contrário do meio físico, onde o cliente fica limitado a distâncias e deslocamentos, no meio digital, isso não é um problema. Varejistas estão sempre oferecendo descontos agressivos e promoções pontuais. Por isso, é fundamental estar de olho na concorrência.

 

Gestão

Outro fator tão importante quanto a logística, é a integração com seu sistema de gestão empresarial. Processos de venda e estoque devem estar sempre sincronizados e automatizados para evitar frustrações por falhas técnicas e conseguir manter os clientes.

 

O comércio eletrônico é um meio democrático e com oportunidades para varejistas de qualquer segmento e tamanho.

 

E ainda, existem inúmeras soluções que ajudam a integrar o e-commerce ao varejo. Um bom exemplo, que nunca sai de moda, é a possibilidade de comprar pela internet e retirar na loja física.

 

Sendo assim, a nossa dica de ouro é: esteja preparado e faça um planejamento para expandir seus negócios, seja online ou offline.

 

Atendimento para todos os públicos

Durante a integração, é preciso respeitar os diferentes níveis de inclusão digital.

O caminho omnichannel, ou seja, a convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, é personalizado, e a integração beneficia a todos os públicos.

 

Assim, a sua loja pode atender a necessidades diferentes e jornadas distintas, apostando em estratégias diversas.

 

Leia também: Integrar loja física e online: veja vantagens e como fazer.

 

Agora, cabe a você realizar as ações necessárias para que a sua loja física e virtual funcionem como uma só. O que, de fato, elas são.

 

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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