Como já sabemos, unir o melhor dos dois mundos, online e offline, não é mais considerado uma tendência para o varejo, mas sim uma realidade já consolidada.
Assim, o consumidor pode ver o produto pelo e-commerce, provar na loja física, finalizar a compra na loja virtual, por exemplo. A necessidade do consumidor é sempre ter à disposição um comércio variado, onde a decisão de compra está em suas mãos.
Esse processo transforma a experiência do cliente em uma jornada de compra com maior grau de satisfação. Quando se trata de integrar lojas físicas e virtuais, o termo omnichannel é sempre abordado, isso porque o formato do nosso tempo é comprar por meio de canais diferentes.
Neste artigo, vamos te explicar como funciona essa integração em detalhes para proporcionar uma gestão otimizada e uma boa jornada de compra para seus clientes. Boa leitura!
Por que integrar loja virtual e loja física?
O formato omnichannel é uma estratégia de marketing interessante, uma vez que oferece uma experiência de compra integrada. Dessa forma, isso resulta na união das vivências e interferências que o consumidor recebe tanto nas lojas físicas, redes sociais, canais virtuais e marketplaces.
A integração permite uma mesma linguagem em todos os canais e chega ao consumidor da forma que ele desejar.
Entre as maiores vantagens de integrar e-commerce e loja física estão:
- Aumento da fidelização e satisfação do cliente;
- Aumento da receita da empresa;
- Troca de informações e expansão da base de clientes, integrando também o relacionamento com os clientes.
Independente do meio de venda, o objetivo é oferecer uma experiência única e ser lembrado quando o cliente comprar algum item do seu segmento.
Lembre-se que um meio não anula o outro, já que ambos são canais diferentes de informações, negociações e vitrines de venda.
Vantagens de cada canal de venda
Cada canal de venda tem as suas forças e vantagens. Vamos exemplificar melhor: enquanto o meio físico toca no quesito de proximidade com o cliente, facilitando o processo de trocas, o meio virtual oferece uma compra muito mais simples e prática, tornando a pesquisa mais rápida.
O principal ponto é destruir as barreiras que impedem que o consumidor efetue a compra. Quando a loja física também oferece compras pelo ambiente virtual, ou vice-versa, é uma forma de simplificar o processo e também estabelecer relacionamento com o comprador.
Como integrar loja física e virtual?
O primeiro passo para integrar e-commerce e loja física é ter controle nos processos diários, como registro de vendas, estoque e logística.
Toda a operação depende de uma boa organização interna. Por isso, essa é uma regra fundamental para o e-commerce.
Tenha um ERP integrado à plataforma de e-commerce
A primeira dica é dispor de um sistema de gestão ERP. Nele, você pode manter seus cadastros atualizados e acompanhar as vendas, as entradas e saídas do caixa e o controle de estoque de forma automatizada.
Adote estratégias de vendas em canais variados
Recomendado para os negócios que buscam ter maior acesso, audiência e, claro, conversão em vendas, não pode faltar uma boa estratégia de vendas através de canais variados via marketplaces.
Quanto maior for o acesso ao mercado, maior será o relacionamento com os clientes e as chances de apresentar valores, vantagens e atributos relevantes do seu produto ou serviço.
Conte com a integração destes canais
Para realizar estratégias efetivas, é importante dispor de integração dos canais, através de um sistema que cuida da gestão das operações sem problemas futuros. Assim, a sua loja pode ganhar escalonamento sem precisar ampliar a equipe nem complicar o processo.
A integração de lojas físicas, virtuais, aplicativos e redes sociais é criar relação multicanal do seu negócio. Em outras palavras, integrar os mundos e as experiências para atender o cliente.
Quais serviços você deve oferecer?
É essencial disponibilizar alguns serviços para integrar loja física e virtual. Veja quais são:
Estratégias mistas
Estratégias mistas, que envolvam ambos os ambientes, são super válidas quando se trata de integrar a loja física e a virtual. Uma dessas técnicas é a opção de Pick-up Store ou Click & Collect, na qual o cliente compra online e retira na loja física.
Dessa forma, ele já chega na loja com o pedido faturado e pago, com todo o processo para separação, conferência e embalagem das mercadorias já realizado, o que torna o processo mais conveniente e eficiente.
Quando a estratégia de Pick-up Store funciona bem, ela gera confiança no consumidor e satisfação tanto em relação ao e-commerce quanto à loja física.
A segunda opção de estratégia mista é oferecer aos clientes do comércio físico um cupom de desconto válido somente para compras online. Assim, você estimula o consumidor a conhecer a marca no mercado digital.
Outra alternativa mista é a integração com o Google Maps para que o consumidor consiga visualizar quais são os estabelecimentos físicos mais próximos à sua localização.
Corredores sem fim
Os sistemas online são ótimos para possibilitar que os compradores naveguem pelo inventário completo da marca. Assim, é como se a sua loja tivesse muitos corredores “sem fim”, que comportam todos os itens que você quiser e complementam a visita à loja física.
Os clientes podem conferir em tablets e smartphones o que está disponível no estoque online ou em outras filiais, e até mesmo utilizar o sistema para fazer pedidos.
É o caso da Nike, varejista conhecida em todo o mundo, que tem grandes monitores nas lojas físicas que permitem que os clientes procurem online o que está ou não disponível naquele local físico.
Mas, calma! Você não precisa instalar telas sensíveis ou pensar em instalar grandes tecnologias para aderir ao sistema. Você pode oferecer o serviço ao equipar os seus colaboradores com alguns tablets, o que facilitará o acesso ao estoque completo.
A sua equipe e a sua marca estarão contribuindo para a satisfação dos clientes quando eles precisarem encontrar produtos que não estejam disponíveis nas lojas físicas e, se for o caso, fazer os pedidos online.
Inventário único
O segredo para integrar loja física e online com sucesso é utilizar um sistema de inventário único. É simples: você só precisa sincronizar o seu inventário em diferentes canais para ter uma visão precisa e em tempo real do que está disponível.
Normalmente, isso é possível através da escolha de uma plataforma de e-commerce adaptada para o omnichannel. Afinal, não há nada pior que vender algo que não está mais em estoque e não poder cumprir as promessas quanto à disponibilidade do produto.
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