Você conhece a diferença entre layout mobile e responsivo?

Já passamos da época em que os sites eram programados para apenas uma tela. Com a evolução que vivemos hoje, da tecnologia e dos dispositivos móveis, todos os sites precisaram se adaptar para as telas menores.

Porém, diversos E-commerces ainda não oferecem uma boa experiência para os usuários que acessam suas páginas através desses dispositivos.

E na hora de abrir uma loja online, é preciso informar-se sobre todas as questões relevantes, como plataformas, modelo de vendas, características e outros para o sucesso do empreendimento.

Entenda mais sobre esses formatos e saiba como oferecer uma boa experiência ao usuário. Vem com a gente!

O que é o layout mobile?

Vamos começar falando sobre o que são os layouts e depois tratar sobre as suas diferenças, vantagens e desvantagens.

Quando falamos sobre o layout mobile, estamos considerando um layout que foi desenvolvido para dispositivos móveis (como o próprio nome sugere).

Esse formato foi necessário devido a variedade de telas que possuímos, com diferentes tamanhos e resoluções, o seu foco é na usabilidade do usuário.

Estas adaptações e mudanças, são basicamente o desenvolvimento – do zero – de uma versão específica para os dispositivos móveis. Alterando a estrutura do conteúdo, deixando tudo mais simplificado e prático.

Para isso é necessário utilizar um novo código de programação e criar um subdomínio, contendo a versão mobile. Assim o site identifica instantaneamente o tipo de dispositivo que está sendo utilizado e direciona o usuário para a página correta.

Isso garante e faz com que a plataforma funcione corretamente, independentemente do método escolhido para o acesso.

O seu objetivo é atender as necessidades do público que navega pelos dispositivos móveis, considerando que as interações mudam de um formato para o outro.

Vejamos agora sobre as peculiaridades do layout responsivo e como ele funciona.

O que é um layout responsivo? 

O layout responsivo é o site que teve o código de programação adaptado para que as páginas sejam exibidas em qualquer formato de tela, sem causar prejuízos para o usuário durante a leitura.

A capacidade do layout se adaptar a qualquer tamanho de tela é chamado de responsividade, daí o seu nome.

Em uma página responsiva, acaba ocorrendo o carregamento desnecessário de diversos elementos que não são utilizados durante o acesso do usuário. Devido a sua menor complexidade, ele tende a ser mais simples e mais barato de ser produzido.

Qual a diferença entre os layouts?

Existem diferenças entre eles e nós trouxemos algumas para vocês, como a estratégia adotada pela empresa para chamar a atenção do público-alvo e o trabalho necessário durante o desenvolvimento dos mesmos.

Criar uma versão mobile do site exige a contribuição de uma equipe especializada, o que acarreta em custos mais elevados.

Já no caso do layout responsivo, o próprio wordpress supre as necessidades para a criação. O que muitas vezes acaba sendo levado em consideração pelos empresários.

Veja agora mais vantagens e desvantagens de cada um deles:

Layout mobile

Conheça algumas vantagens desse tipo de layout:

  • Diminuição do tempo de carregamento da página, pois carrega só as funcionalidades necessárias;
  • Navegação melhor e mais rápida que os demais formatos, tornando-se mais interativa e dinâmica;
  • Não sobrecarrega o aparelho;
  • Modelo extremamente confortável, satisfatório e intuitivo;
  • Oferece uma experiência aprimorada para o usuário;
  • Colabora com o aumento das conversões e aumenta o tempo de permanência na página, diminuindo o bounce rate;
  • Um site adaptável para todos os formatos de tela, ajudam na otimização do SEO e no posicionamento do Google;
  • Muito indicado para E-commerces, já que tem o foco na experiência do consumidor e é capaz de fechar vendas pelo mobile, gerando melhores resultados.

E agora algumas desvantagens também, afinal, nem tudo são flores:

  • Exige maior tempo para ser desenvolvido, pois é necessário começar o site do zero;
  • Pode conter conteúdos duplicados dentro do domínio;
  • Considerando todos os detalhes necessários, possui um valor mais alto que os demais;
  • Para desenvolvê-lo com qualidade, você precisará contar com uma equipe especializada;
  • Devido aos custos elevados para o desenvolvimento, é mais comum entre os grandes e médios lojistas.

Layout responsivo

Agora vamos considerar as vantagens de um layout responsivo:

  • Mais fácil de desenvolver;
  • Exige menos recursos financeiros;
  • As adaptações são feitas de maneira automática, sem a necessidade da implementação de códigos extras;
  • Aumenta as chances de o site ser compartilhado nas redes sociais;
  • Pequenos e médios E-commerces podem se beneficiar desse formato;
  • Atende às determinações do google para rankeamento;
  • Evita a duplicação dos conteúdos.

E algumas das suas desvantagens são:

  • Tem menor usabilidade no smartphone quando comparado a sites com layout mobile;
  • Pode ser mais lento durante o uso;
  • Pode afetar o SEO do site;
  • Menos interativo.

Quando devemos utilizar cada um deles?

Nós já falamos muito sobre esses dois tipos de layout, não é mesmo? Mas você deve estar se perguntando qual utilizar no site da sua empresa… 

No geral, os pequenos e médios E-commerces acabam optando por layouts responsivos devido aos custos menores, enquanto os grandes lojistas acabam optando pelos mobiles.

Além dos custos, é importante considerar as personas, levando em conta as preferências e necessidades do seu público.

Em qualquer caso, recomendamos que você realize testes e garanta que os usuários tenham uma boa experiência.

Vamos dar uma atenção especial agora a uma prática que pode ser muito útil para quem está planejando um site ou pretende reformulá-lo, o mobile-first.

Mas o que é o design mobile-first?

Explicando brevemente sobre esse conceito, trata-se de uma estratégia com uma abordagem de layout responsivo que dá preferência aos dispositivos móveis. Ficou confuso? Calma que você já vai entender!

Nada mais é do que desenvolver um site com layout responsivo pensando, em primeiro lugar, nos acessos por meio dos dispositivos móveis.

Quando isso acontece, tende-se a construir um site mais clean que contenha apenas os elementos essenciais para garantir a boa experiência do usuário.

Esteja sempre aberto a atualizações e tenha em mente que pode ser preciso reformular o site da sua empresa para obter resultados melhores.

Esteja aberto a mudanças!

Agregue valor à sua empresa aumentando a relevância e a experiência de compra dos consumidores.

Um cliente satisfeito tende a voltar e a realizar a divulgação espontânea da sua marca, isso significa que seu trabalho está sendo bem feito e reconhecido pelo público-alvo.

Você pode realizar o teste de compatibilidade com dispositivos móveis, para verificar o site e receber dicas para explorar melhor as oportunidades de melhorias a partir dos resultados.

Agora que você conhece a diferença e a importância desses layouts, faça uma escolha consciente para o seu negócio.

Mantenha sempre um foco e tenha um objetivo bem definido, busque sempre estudar o público e assim será possível aumentar o número de vendas pela praticidade do site.

Quer saber mais sobre isso? Entre em contato com nossos guerreiros, clique aqui. 

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.