Como alavancar as vendas de Natal em seu e-commerce

Ainda dá tempo de preparar o seu e-commerce para as vendas de Natal, mesmo após a Black Friday.

Para quem acha que o consumidor gastou tudo na sexta-feira mais aguardada do ano e está desanimado para o dia 25 de dezembro, aconselhamos ler este artigo e descobrir como faturar mais neste Natal

Somente pelo fato de 10 milhões de pessoas comprarem pela internet no ano passado, já é um motivo para investir tempo na sua loja virtual, já que o consumidor manteve esse comportamento, vimos na Black Friday!

Na era do e-commerce lojistas têm a chance de impulsionar suas vendas em qualquer data sazonal. Sendo assim, são inúmeras vantagens para quem compra e para quem anuncia.

 

O que é preciso fazer para vender mais no Natal?

Pode passar o tempo que for, o Natal não vai perder o seu brilho, charme e apelo comercial! Por isso, continua sendo uma data que vale a pena investir e se preparar pesado, pois ela é garantia de bons resultados, principalmente no e-commerce.

Segundo um relatório feito pela Ebit|Nielsen, o faturamento em vendas online cresceu 44% no Natal do ano passado. Esse dado é um ótimo indicador de que investir no Natal é quase uma obrigação para aqueles que possuem lojas virtuais.

A palavra agora é estratégia! Quanto antes você se preparar estrategicamente, mais chances terá de atingir seus objetivos de vendas.

A concorrência só tem aumentado, por isso é importante sair na frente e mostrar seu diferencial! Para isso, existem técnicas no marketing que podem te ajudar a atrair mais clientes.

 

Dicas para atrair mais clientes no Natal

Lá para novembro já começamos a ver o mercado físico mudar! As decorações de Natal tomam conta dos ambientes, deixando tudo lindo e iluminado, como a data sugere.

No mundo digital você pode e deve fazer o mesmo! Ora, nada impede de transformar o seu site e deixar ele a cara do Natal. Dessa maneira, você consegue envolver e atrair o consumidor. 

Você, lojista, pode apostar nos banners do seu site, e dar uma atenção especial para a página inicial. Claro, sempre tomando cuidado para que essas mudanças não prejudiquem o seu site e traga problemas com a usabilidade dele, pois isso pode afetar a experiência do usuário. 

 

Para isso, é preciso ficar atento e focar em: 

 

  • Tempo de carregamento das páginas;
  • Versão mobile 
  • Transições;
  • Layouts intuitivos.

 

Explore diferentes canais

Ainda tem gente achando que ter um perfil no Instagram e no Facebook já é garantia de venda, que já está bom. Esse é um grande erro! As redes sociais são poderosas, mas desde que trabalhadas de forma correta e, principalmente, consistente!

Você não precisa estar em todas as redes sociais, nem aderir a todos os meios de abordagem que existem no meio digital. Você precisa estar onde o seu cliente está. 

O consumidor pode conhecer seu produto pelo seu site ou redes sociais, mas não realizar a compra, por exemplo. Através de um trabalho de e-mail marketing e uma condição especial, esse consumidor realiza a compra.

Portanto, pensar em conteúdos que explorem diferentes canais e tipos de abordagem certamente trará bons resultados. Contudo, lembre-se de estudar quem é seu público-alvo e, através dessa análise, decidir onde vale a pena investir.

 

Outras dicas importantes

Queremos te dizer que ainda dá tempo de colocar algumas dicas em prática! Sabemos que quanto antes iniciar, melhor, mas você pode tentar incorporar uma ou outra estratégia, você irá perceber a diferença!

 

Confira abaixo: 

 

  • Alinhar estratégias online e offline;
  • Estude seu público para melhor segmentá-lo e aposte no e-mail marketing;
  • Criar metas específicas de vendas;
  • Atenção ao SAC do seu site;
  • Oferecer descontos e promoções;
  • Mensurar resultados;
  • Escolha bem sua plataforma de e-commerce;
  • Aposte no conteúdo patrocinado;
  • Serviços de entrega personalizados.

 

Com essas dicas, fica menos complicado aumentar as vendas de Natal no seu e-commerce. Mas, se mesmo assim você tiver alguma dificuldade, nós podemos te ajudar! Somos especialistas na busca por melhores resultados. Entre em contato com a Auaha!

 

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.