Métricas para redes sociais: entenda como funciona e sua importância

Você já deve saber o quanto as redes sociais são importantíssimas para um marketing digital de sucesso e que são essenciais para se aproximar do cliente, aumentar as vendas, se fazer notado, mas, para alcançar esses objetivos é necessário analisar as métricas de cada rede social.

De acordo com uma pesquisa da Social Media Trends, 25% das empresas brasileiras NÃO analisam nenhuma métrica e isso é muito alarmante.

É preciso compreender a importância da análise desses dados para ter resultados eficientes de acordo com suas metas.

Aqui vamos explicar como funciona as métricas, sua importância e principalmente: como analisar essas métricas.

Não se preocupe, embora muitas pessoas tenham dificuldade em realizar essa análise, vamos te mostrar que além de ser imprescindível analisar, também é simples e decisivo para o sucesso.

Vem com a gente!

Do início: entendendo as redes sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação, oferecem um alcance tão grande que podemos direcionar novas visitas para o site, alcançar novos leads e manter os antigos.

Então além de ter boas estratégias para esses meios, também é necessário analisar os resultados de cada um, certo? Certo!

Uma das maiores vantagens das redes sociais é a possibilidade de poder mensurar os resultados de cada ação através das métricas.

Assim é possível analisar a oportunidade de melhorias seja para aumentar investimentos ou realizar ajustes que visam melhorar a performance da sua marca no meio digital (e fora dele também).

Cada rede social possui um Analytics básico que te permite entender e analisar cada métrica, alguns mais simples e outros mais avançados, para você não ficar perdido em meio a tantas redes sociais, vamos explicar sobre as métricas mais comuns e essenciais.

 

8 métricas para analisar seu desempenho nas redes sociais

Agora chegou o momento de falar sobre as métricas mais importantes e utilizadas na análise de dados das redes sociais, é importante entender para que serve cada uma, como funciona e como analisar de acordo com seu objetivo, vamos lá?

Alcance

O alcance é a métrica que te permite analisar quantas pessoas viram suas publicações, é aqui que você vê como está a distribuição das suas publicações no feed dos usuários.

Além disso, existe o alcance pago que consiste em você pagar um valor específico de sua escolha ou de acordo com a sua verba que irá atingir uma certa quantidade de pessoas (essa quantidade varia de acordo com o seu investimento) e o orgânico que é gratuito e depende de outros fatores, como o engajamento, interações e comentários, por exemplo, falaremos disso mais a frente.

Abaixo você pode conferir o painel que mostra o alcance de uma conta no Facebook, nesta seção podemos ver os resultados tanto do alcance orgânico, quanto do alcance pago, tudo de uma forma simples e bem didática, fácil de analisar, confira:

 

Engajamento

Já o engajamento é a métrica que mede o envolvimento do público com a sua publicação levando em consideração alguns fatores como número de curtidas (e reações no caso do facebook), comentários e compartilhamentos.

Não adianta nada entregar conteúdos bem feitos e criativos sem despertar o interesse do usuário.

É preciso que as pessoas reajam, compartilhem e interajam com sua marca através das redes sociais, para que a reação os leve a uma ação (que beneficia ambos lados).

É uma das métricas mais importantes para ações de branding, onde a imagem que a marca transmite ao público é o maior objetivo, porém é uma métrica quantitativa e, para entendermos melhor todo esse engajamento, é necessário analisar o sentimento que é criado nas pessoas que estão interagindo com sua página. 

Sentimento

A métrica de sentimento é a que te possibilita observar a qualidade das interações geradas no engajamento, o que as pessoas comentam? São comentários positivos ou negativos? Como são essas interações? 

Analisar o sentimento te permite descobrir se as suas publicações estão de acordo com seu público-alvo e sendo assim, podemos estudar novas ações que podem ser mais eficazes para aproximar a sua marca dos clientes, melhorando a relação.

Crescimento por canal

O crescimento por canal mostra o resultado de suas ações de uma forma mais geral, afinal, se sua base de seguidores está crescendo, isso significa que seu público está mais disposto a se envolver com sua marca e a interagir.

Analisar a quantidade de crescimento dos seguidores em sua página é importante para ações de branding, fique de olho!

Taxa de cliques – CTR

Já para as estratégias de marketing de conteúdo em que as redes sociais são usadas para divulgar e direcionar o tráfego para um blog, ou para a página de produto, analisar a taxa de cliques é essencial para observar o desempenho dessas divulgações

Através desta métrica, você consegue avaliar se o público está clicando em seu conteúdo e interagindo com ele.

Tráfego das redes sociais

Costuma ser analisado junto com o CTR que falamos acima, enquanto a taxa de cliques mostra o interesse do público-alvo em um determinado tipo de conteúdo divulgado em algum canal, é através do tráfego que recebemos o volume real de acessos ao seu site ou blog.

É uma das métricas mais assertivas, que pode ser adquirida através do Google Analytics que possui uma integração surreal de prática com os sites para obter esses dados.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é importante para conseguir identificar se o seu conteúdo está sendo rejeitado pelo público, por que isso acontece e então estudar estratégias que visam mudar esses resultados.

Pode ser analisada dentro da própria rede social, observando quantas pessoas deixaram de curtir a página, isto é, deixaram de curtir, denúncias de SPAM e o número de pessoas que bloquearam seu conteúdo no feed.

E também é aliado ao Google Analytics e aponta a porcentagem de acessos no seu site ou blog que não tiveram interações com sua página e foram fechadas logo após abertas.

No Facebook, por exemplo, você pode observar o nível de rejeição dentro da seção de alcance, muito prático!

 

Conversão

A métrica de conversão indica quantas pessoas realmente estão comprando ou baixando os produtos da sua empresa e é extremamente importante para quem tem uma loja virtual!

Com o Google Analytics você consegue entender o impacto das redes sociais diretamente nos resultados, te permite visualizar quantas pessoas compraram ou baixaram seu conteúdo vindo de uma determinada rede social.

Muito útil para analisar de onde vem as vendas ou downloads e caso venha das redes sociais, continue o que está fazendo!

 

Contra dados, não há argumentos!

É importantíssimo que as estratégias de marketing digital contem com um bom monitoramento de dados das redes sociais e caso você esteja começando a se aventurar pelas métricas e suas análises tão importantes, tudo isso pode parecer muito complicado, mas, acredite, não é!

Contar com as ferramentas que possibilitam analisar e monitorar todos esses dados tão preciosos é indispensável e mais essencial ainda é poder contar com uma equipe de profissionais que realmente entende do assunto.

Por isso estamos aqui, disponíveis para te ajudar a definir seus objetivos e então analisar os dados, criar estratégias eficientes e mensurar os resultados de acordo com as suas metas.

O caminho para o sucesso pode ser mais simples do que você imagina (e deve ser monitorado 😉).

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.