5 dicas para bombar muito na Black Friday com pouco orçamento

por Thainá Gastaldi

A Black Friday de 2020 promete ser a maior de todos os anos de acordo com estudos da AppsFlyer e não participar está fora de cogitação!

black friday com pouco orçamento

O mundo do e-commerce por si só já é competitivo durante o ano inteiro, com a chegada da Black Friday a tendência é que a concorrência entre as vendas fique ainda mais acirrada.

A questão que não quer calar é: será que é mesmo necessário um grande orçamento para que uma campanha da Black Friday seja um sucesso?

Acreditamos que não e é por isso que reunimos 5 dicas essenciais para que você tenha um ótimo desempenho de vendas durante a Black Friday, sem precisar de muito investimento.

1. Analise o desempenho da sua loja

É claro que devemos analisar o desempenho da loja durante todo o ano, mas, para quem quer bombar muito durante a Black Friday é necessário analisar em dobro, principalmente quando você possui um baixo orçamento!

É através dessa análise que vamos conseguir identificar falhas e então trabalhar para buscar soluções eficientes e oferecer um serviço ou produto ainda melhor.

Analise os canais de origem dos pedidos, as avaliações feitas pelos consumidores, a taxa de rejeição.

Por exemplo, caso a taxa de rejeição esteja muito alta, você precisa descobrir a causa disso, se notou que os usuários reclamaram das descrições de produtos ou demora para a entrega, essa é a sua chance de resolver as falhas e estar preparado para a Black Friday.

2. Escolha os produtos

O segundo passo é escolher quais produtos vão estar em promoção, é importante separá-los por categorias: produtos que possuem maior saída, menor saída e os “esquecidos” para então definir a quantidade de descontos que será ofertada.

Além disso, também é muito importante preparar o estoque para garantir que não falte nenhum pedido durante a Black Friday.

Leve sempre em consideração os dados de análise de saída dos produtos mais vendidos antes de ofertá-los na sexta mais esperada do ano, afinal, muitas pessoas esperam por essa data para fazer suas compras e é essencial que a sua loja tenha os produtos que seus consumidores desejam.

3. Faça um bom planejamento

O planejamento deve ser feito pelo menos 15 dias antes de dar início a campanha da Black Friday, para garantir que haja tempo suficiente para escolher os produtos, definir quais terão destaque durante a campanha e claro, como a campanha em si será feita.

É preciso pensar em cada detalhe do processo de compra, desde a experiência do cliente no site, até o pós-vendas para estar preparado para imprevistos e já ter soluções pré-estabelecidas caso ocorra algum!

Por isso, garanta que seu site irá suportar a quantidade de visitas durante o período da Black Friday, se possível, já negocie com a plataforma utilizada para uma mudança de plano durante o evento.

Também é durante o planejamento que você deve entender os seus custos, para que as suas ofertas gerem lucro e não prejuízo.

Uma dica é negociar com seus fornecedores para obter um desconto, assim, você poderá oferecer descontos mais competitivos e de quebra economiza ao mesmo tempo que lucra!

4. Ofereça mais que descontos

Atualmente, os consumidores querem mais que comprar um produto, eles querem uma experiência completa e única, buscam valores, portanto, ofereça mais que descontos.

Se atente a cada etapa do processo de compra para que seja feita de forma especial e que o cliente se sinta importante para a sua empresa.

Um diferencial é oferecer frete grátis, além de prático, a probabilidade de vendas aumenta (e muito).

Brindes exclusivos também são uma ótima ideia, o importante é oferecer ao consumidor a maior quantidade de vantagens possíveis ao comprar em sua loja.

Outra dica muito importante: invista em uma estratégia de pós-vendas, é essencial que após o consumidor realizar a compra, não se sinta “abandonado”, por isso, mantenha-o informado do seu pedido, envie uma cartinha feita a mão agradecendo-o pela preferência, isso faz toda a diferença!

5. Divulgue, divulgue, divulgue!

E é claro, divulgue em todos os lugares possíveis e com antecedência!

Você pode criar uma contagem regressiva no site, assim, sempre que alguém acessá-lo, irá se lembrar que a Black Friday está cada vez mais próxima.

Invista em e-mail marketing para obter ainda mais resultados, vale mostrar que assinando a newsletter o cliente ficará por dentro de todas as novidades e promoções exclusivas, isso desperta a curiosidade do consumidor que está sempre buscando vantagens e exclusividade.

Já nas redes sociais, é importante divulgar com frequência e antecedência para que o público se prepare para a data.

Uma dica é utilizar os stories do instagram, você pode ir mostrando todo o processo desde que a compra é feita pelo cliente, o cuidado que a loja tem ao embalar e até o despache, é interessante mostrar o dia a dia da empresa, principalmente durante a Black Friday que é uma correria, assim, os clientes podem ver como são importantes e como tudo é pensado com carinho e cuidado para que ele receba o melhor!

Aposte em formatos de posts diferentes, como gifs, reels, até mesmo vídeos, é essencial chamar atenção dos consumidores e nem sempre é uma tarefa fácil em meio a tantas informações no mundo online, destaque-se!

Pronto para uma Black Friday de sucesso?

Agora você já sabe tudo que é necessário para se preparar e planejar para vender muito durante a Black Friday, mas, temos mais uma última dica extra: invista em uma equipe de profissionais que entendem do assunto.

A Auaha possui uma equipe de criação incrível, além de ótimos profissionais experientes que entendem como ninguém de marketing digital e estão preparados para criar ótimas estratégias que garantem resultados!

Ficou interessado? Então entre em contato com a gente, vamos bater um papo e definir qual o melhor caminho para a sua empresa ir diretamente rumo ao sucesso.

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