10 dicas e estratégias para a Black Friday 2020 ser um sucesso no e-commerce

A maior data de varejo do país está chegando e terá uma demanda muito maior que nos anos anteriores. Com o fechamento dos serviços não essenciais, a Black Friday vai se beneficiar no novo modo de fazer compras, que foi um dos fatores que mais mudou por causa do isolamento social. As vendas onlines dispararam como nunca e as pessoas precisaram replanejar toda sua rotina. 

Segundo informações da Nielsen, quando as empresas adotaram o home office, houve um aumento de 112,4% nas compras de notebooks em comparação com a semana anterior de 16 a 22 de março. Esse valor corresponde ao total de vendas que houveram na Black Friday de 2019, acredita?

Tendo o conhecimento do aumento drástico de vendas online durante o isolamento social, a agência Auaha separou algumas estratégias e dicas para você que quer elevar as vendas do seu negócio e se adaptar às demandas do mercado nessa Black Friday 2020.

Onde surgiu a Black Friday?

A Black Friday surgiu há muitos anos atrás e representa a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (26 de novembro), um evento norte-americano criado em meados de 1621 onde houve a junção dos nativos americanos e os colonos ingleses para uma ceia em comemoração às boas colheitas que tiveram no ano. Esse dia consiste em reunir a família para comer, beber e demonstrar gratidão.

O motivo real da existência da Black Friday sempre nos será um mistério, mas existem algumas histórias sobre sua origem que nem sempre estão associadas com o comércio. 

Já foi dito que o termo se refere à uma “doença” que atacou os vários trabalhadores que não queriam trabalhar no dia após o Dia de Ação de Graças. 

Houveram relatos de que sua origem se baseia na crise do mercado de outro de 24 de setembro de 1869, onde dois bolsistas da Wall Street tentaram alcançar grandes lucros, mas fracassaram. 

Também foi dito que era um termo utilizado pelos policiais que monitoravam locais que transmitiam um dos jogos clássicos de futebol americano universitário na sexta feira após o Dia de Ação de Graças, do time da Academia do Exército Americano (Army Black Knights) contra o da Academia da Marinha (o Navy Midshipmen).   

Até a origem da Black Friday não foi desvendada, porém, a data virou um evento muito relevante na vida do consumidor, onde eles podem desfrutar de descontos e promoções radicais para fazer compras de grande volume. Inclua seu negócio nessa história de vendas com boas estratégias que se adequam ao mercado atual: 

10 dicas e estratégias para a Black Friday 2020

Agora é hora de preparar seu negócio para altas demandas e receitas que todo vendedor quer alcançar. Lembre-se que vender não é fácil e somente os dedicados conseguem chegar aonde querem, para isso, confira nossas recomendações para seu negócio atingir suas metas de lucro:

1. Conheça a situação do mercado

Antes de começar a aderir novas dicas e estratégias aos seus planos ao selecionar produtos, valores e planejar campanhas, é preciso ter conhecimento no que está acontecendo no mundo: o dólar teve um aumento significativo de 35% no acumulado de 2020, prejudicando algumas empresas e beneficiando outras de setores diferentes, exigindo novos planos para a logística no país todo. 

Afim de se adaptar às necessidades do mercado, as mídias digitais viraram um assunto em alta desde o final de 2019.

O e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, registrando um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.  Os dados são do índice  MCC-ENET MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Hoje em dia a internet faz mais em um minuto do que qualquer outro canal. Redes sociais ativas, sites próprios e a aparição de campanhas entre as navegações do usuário são diferenciais extremamente relevantes que vão atrair novos olhares para sua empresa, assim como novas receitas. 

2. Invista nos meios digitais

Em 2010,  o número total de sites cadastrados na internet eram de 255 milhões. Dez anos depois, em janeiro de 2020, foi registrado pela Netcraft que o número de sites cadastrados na internet foi para 1.295.973.827. 

 A estratégia de criar um site bem estruturado, usar recursos do Google Ads, fazer e-mail marketing, ou seja, estender os caminhos de acesso que direcionam até um site de vendas aumenta as chances de haver mais movimentação na sua marca, já que pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer hora. Você pode descobrir o passo a passo de como abrir seu e-commerce aqui

Muitos usuários só começam a consumir um produto quando tomam conhecimento dele em campanhas chamativas e, na atualidade, a comunicação entre os próprios clientes de boca a boca em relação a qualidade e custo-benefício é muito mais comum do que imaginamos. Isso acontece pela grande acessibilidade que a tecnologia nos traz, fazendo com que apenas um clique faça toda a diferença, aumentando as chances de novas oportunidades de venda ao empresário.

De acordo com Nielsen, 77% dos consumidores que compram um produto novo se sentem impulsionados por meio da recomendação de amigos. 

Uma boa dica é ser direto e oferecer soluções reais em suas campanhas, elas podem até fazer uma pessoa guardar o link de acesso à sua loja visando em compartilhar com alguém que conheça que esteja precisando do produto/serviço.

 Conseguindo novos clientes com estruturas de e-commerce organizadas e acessíveis, a movimentação do site irá aumentar e as pessoas irão reconhecer sua marca mais rápido. 

Por motivos como esses que a visibilidade é uma das chaves de ouro para o grande sucesso das marcas, sendo assim, não pense que gastar com propaganda seja somente um “custo”, substitua essa palavra por “investimento”!

A credibilidade e a segurança são os primeiros fatores que são observados pelos clientes ao acessar um site de vendas online. Parcerias com influenciadores digitais e o engajamento com as pessoas são valores que diferem muito uma marca da a outra, por exemplo, se não há movimento, se ninguém ouviu falar da empresa e se seu site não parecer seguro, basta poucos segundos para que o usuário opte por uma outra loja maior e com presença de alta relevância no país, deixando de lado todas as chances dele fazer novas pesquisas e comparar preços.

Campanhas chamativas, alto engajamento com o público em redes sociais e conteúdos com linguagens que seus clientes possam se identificar, são estratégias inteligentes que fazem com que sua marca se torne íntima e quase essencial na rotina das pessoas interessadas pelos seus serviços.

3.  Considere um público maior

O aumento de vendas online significa que também há novos usuários usando as plataformas da web e que eles ainda podem estar no processo de adaptação. É importante usar uma linguagem amigável e fornecer um layout de acessibilidade simples para acolher os usuários inexperientes, consequentemente gerando conforto e destacando o seu conteúdo para as pessoas que ainda estão entrando no mundo da web.

De acordo com uma pesquisa do Valor Econômico, os setores que tiveram aumento em vendas de março de 2020 foram:

  • Brinquedos: + 643,05%
  • Supermercados: + 448,09%
  • Artigos esportivos: + 187,90%
  • Farmácias: + 74,70%
  • Games online: + 58,46%
  • Entregas: + 55,66%

4. Monitore os concorrentes

Ao reconhecer o tamanho do impacto que esse evento terá no país, dê atenção ao passos dos seus concorrentes. Observe os valores de ofertas que estão em alta para que consiga criar destaques próprios para seu negócio. Para isso, é preciso se manter atualizado no que está sendo oferecido por outras marcas.

 Detalhes como o tráfego de sites, palavras-chave em descrições de produtos, blogs, anúncios, mídias sociais e temas de conteúdo são uma forma de se comunicar indiretamente com as vontades do cliente.

Observe o que está em alta e atenda as necessidades do seu público oferecendo o que eles querem, se o negócio fugir muito de suas expectativas, o nome da empresa pode ser deixado de lado e você pode perder lucro gastando com campanhas fora das tendências.

Quando se tem o foco em vendas, é importante dar atenção às datas comemorativas, principalmente para a Black Friday, que é o maior evento de e-commerce do ano, estimado que, em 2020, terá valores estatísticos altos como nunca antes.

5.  Antecipe o planejamento do estoque

Gerenciar o estoque é uma tarefa complicada, porém essencial. Certifique-se que tudo irá ocorrer como planejado com essas dicas: 

  • Não faça promessas se não conseguir cumprí-las

Produtos em falta vão fazer a maioria dos clientes desistir da compra na mesma hora, ter um bom estoque para as vendas na Black Friday é crucial e exige muita atenção para as campanhas tenham eficácia. É essencial que sistema de gestão esteja completo e seja feito de forma precisa antes de iniciar qualquer divulgação das suas campanhas nesta data.

  • Não deixe nada para depois

A organização com antecedência te oferece conforto e uma facilidade maior ao organizar os valores das promoções para analisar se as essas ofertas vão oferecer vendas dentro da faixa de lucro da empresa sem prejudicar outros fatores.

  • Tenha bons acordos

Os contratos seguros com bons fornecedores também garantem que sua loja se mantenha dentro do controle e te oferece mais tempo para dar atenção aos outros assuntos que favorecem sua empresa na Black Friday.

  • Faça uma “queima de estoque”

Se possuir alguma linha de produtos em volume que não tenha tido muito movimento nos últimos tempos, agora é a hora para realizar a famosa “queima de estoque” e se livrar delas, afinal, estoque parado é dinheiro parado.

É importante que não deixe nenhum assunto de lado, por mais tempo que sua conclusão exija. 

6. Ofereça ofertas exclusivas

  • Valorize os clientes atuais

Ofereça ofertas especiais para os usuários já cadastrados em seu site, o tratamento exclusivo aumenta os laços com o cliente, o fidelizando ao seu negócio.

  • Utilize cupons 

Até os pequenos descontos já fazem uma grande diferença na hora da compra para as pessoas, a estratégia de oferecer o cupom de desconto para a primeira compra de um usuário incentiva o engajamento com sua loja e atrai novas vendas.

  • Fortaleça sua presença na web

    O isolamento social fez com que as pessoas busquem pelos novos alcances que a tecnologia pode nos trazer. Se antes ela já facilitava a vida das pessoas, saiba que há uma estimativa de que no ano de 2040, cerca de 95% das compras vão ser realizadas em plataformas online de acordo com uma pesquisa feita no ano de 2017 pela Nasdaq ao analisar o aumento da movimentação de dinheiro na internet. 

Com o aumento constante de usuários na web, os alcances que as vendas onlines podem atingir no futuro chegam a ser inimagináveis.

7.  Aposte em Vídeo Marketing

Campanhas em vídeo que mostram os valores e os produtos em destaque da sua loja vão trazer grande visibilidade por serem estratégias mais agressivas, principalmente quando são disponibilizados em redes sociais, onde você chega ainda mais perto de se comunicar com o cliente ao invés de manter campanhas em lugares específicos da web.

Foi descoberto que 73% dos profissionais de marketing usam o YouTube para distribuir seu conteúdo de acordo com a pesquisa da TopRankBlog.

Com informações rápidas e anúncios relevantes você irá atrair mais olhares e ainda vai poupar o tempo que seu cliente iria precisar para pesquisar e encontrar boas ofertas no mercado.  

Principalmente para a nova geração, a velocidade das informações que vão e vem não param de crescer. A tecnologia nos oferece acessibilidade rápida para todos os tipos de conteúdo, não usar essa vantagem ao favor do seu negócio e oferecer processos complexos de identificação de produtos ou formas de pesquisas lentas vão desmotivar o cliente e podem até irritá-lo a ponto de existir a chance de obter feedbacks negativos postados onlines como nas redes sociais, sendo esse um dos maiores pesadelos dos empreendedores.

Lembre-se que serão milhares de empreendedores tentando aumentar as vendas na Black Friday assim como você, procure inovar e se adaptar com as necessidade do mercado para atingir novos alcances.

8. Atenção nos detalhes

De acordo com a ferramenta do Google chamada Transparency Report, foi registrado que em janeiro de 2020, o número de sites inseguros para fornecer dados pessoais era de 36,1 mil. Dois meses depois, em março, já eram 159,3 mil, um aumento de 441%.

Prestar atenção nos detalhes é muito importante, um exemplo desse diferencial é aderir o selo Black Friday Legal em seu site, oferecendo a garantia de segurança ao cliente por ser bem visto por todos os usuários da web. O selo pode ser considerado essencial para alguns clientes efetuarem a compra na internet durante esse evento. Clique aqui para acessar o site oficial da BFL e solicitar o seu selo. 

É importante garantir uma estrutura que seja completa, segura, com navegação organizada e intuitiva para uma experiência positiva de todos os tipos de clientes.

9. Facilite o pagamento

Oferecer o sistema de parcelamento aumentará muito as chances de venda em seu site, assim como aderir pagamentos de bancos digitais que estão se tornando cada vez mais relevantes por oferecer serviços inovadores, como o Nubank, PicPay, Banco Inter e outros.  

Se adaptar e se manter atualizado (como dito no primeiro tópico) é uma estratégia crucial para que detalhes como esse não estejam em falta na hora da compra.

Foi realizado uma pesquisa pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)  e pelo portal Meu Bolso Feliz que investigou o comportamento dos brasileiros relacionado ao sistema de compras e identificou que 79% costumam utilizar o parcelamento para finalizar suas compras. Entre os produtos mais comprados dessa maneira estão as roupas (32%) e os eletrônicos (28%). 

10. Comece com antecedência

    Parece fácil, mas tudo isso requer experiência e bom manuseio de informações para que tudo saia como o planejado. É importante ressaltar que o planejamento de vendas e suas estratégias já devem estar completas nessa altura do campeonato, planos corriqueiros costumam ser decisivos ao seu negócio por atrapalhar todo o controle das vendas caso surja qualquer obstáculo. Faça seu checklist do e-commerce para conferir se está tudo de acordo aqui.  

Não esqueça que as principais ferramentas que traçam caminho ao lucro na Black Friday são o Marketing e o desenvolvimento de Landing Pages.

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escrito por

Nicole Houlmont

Assistente de Marketing, especializada na área de Suporte e Planejamento. Realiza o controle e acompanhamento de dados, a fim de estruturar a melhor ação em prol do objetivo específico definido pela equipe.

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