Importância do e-mail marketing na Black Friday + 6 dicas de estratégia

Prepare-se para  a sexta-feira mais aguardada do ano, aprenda a captar leads e criar um bom e-mail marketing para lucrar muito e conquistar os clientes

Save the date: 27 de novembro! É quando irá acontecer a sexta mais querida e aguardada por todos os consumidores, a Black Friday!

A Black Friday surgiu inicialmente nos Estados Unidos, porém, a famosa liquidação chegou mesmo ao Brasil em 2010, tornando-se uma das liquidações favoritas dos brasileiros, principalmente no meio online.

O evento vem crescendo ano após ano, e a tendência é que em 2020, cresça ainda mais, principalmente devido a covid-19, responsável por uma grande mudança na rotina e hábitos dos consumidores. 

Criar uma campanha específica para a Black Friday é indispensável para quem busca se destacar no e-commerce e fidelizar leads.

O e-mail marketing é um grande aliado nessa busca, continue lendo e descubra tudo que você precisa saber para captar leads com praticidade e muita eficiência. 

A importância dos leads para o e-commerce

Um lead é qualquer pessoa que interaja com sua marca por meio online, deixando informações (que contribuem para entender a persona), ou seja, não é necessário ter realizado uma compra para ser considerado lead, basta que você tenha obtido os dados do comprador em potencial.

Por isso, os leads são tão importantes, é através das informações fornecidas que criamos as campanhas online e analisamos o feedback dos consumidores.

Para obter uma campanha de e-mail marketing de sucesso, por exemplo, é necessário ter antes de tudo, uma lista base com os leads, para enfim, criarmos uma campanha de acordo com seu objetivo.

Falando nisso, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa, especialmente quando se trata da Black Friday!

Se você ainda não sabe como começar a se preparar para a maior sexta-feira do ano, respire fundo e continue nos acompanhando.

E-mail marketing como ferramenta essencial para a Black Friday

Já falamos aqui sobre como o e-mail marketing é importante para uma marca de sucesso, mas, vamos ressaltar que ele é ainda mais importante como ferramenta para a Black Friday.

É o meio mais prático e eficiente de converter leads para interagir com os mesmos, levando informações relevantes através da caixa de entrada do e-mail.

Com o e-mail marketing você consegue gerar novos leads, nutrir o relacionamento com os antigos e criar um relacionamento com os novos leads, além de aumentar a probabilidade de convertê-los em vendas! 

Se você quer lucrar muito com as vendas da Black Friday, é necessário utilizar o e-mail marketing com sabedoria e muita estratégia para alcançar as metas, o segredo aqui é se preparar com antecedência e criar campanhas de e-mail personalizadas exclusivamente para a Black Friday.

É preciso que o leitor se sinta cativado a comprar, que o assunto chame atenção, mas, muito além disso, você deve mostrar para o consumidor, por meio do e-mail que essa é uma oportunidade única e imperdível.

E como fazer isso? Reunimos algumas dicas para te guiar nessa aventura que é o e-mail marketing em plena Black Friday.

6 dicas para criar uma campanha de e-mail marketing eficiente para a Black Friday

Se planejar para conquistar resultados positivos tem tudo a ver com uma campanha de e-mail marketing!

Inicialmente, é necessário já ter uma lista base de leads, assim, você irá desenvolver a campanha de acordo com os hábitos de consumo do seu público-alvo, trazendo as ofertas nas quais eles possuem interesse e assim aumentando as chances de convertê-los em vendas.

Confira nossas principais dicas para uma campanha de e-mail marketing eficiente  e prepare-se para aumentar as vendas

1. Foque na Black Friday

Primeiro, recomendamos antes de tudo, focar 100% na Black Friday ao desenvolver as campanhas, por exemplo, provavelmente seu site já possui um formulário de capturas de e-mails, que chamamos de “splash”, é através dessa caixinha que o cliente interessado em receber ofertas realiza o cadastro dos seus dados. Caso não possua um, esse é o momento de criar.

É importante oferecer vantagens para que o consumidor se sinta motivado a cadastrar seus dados e receber suas ofertas, no caso da Black Friday, você pode personalizar usando as cores preto e vermelho e adicionar um contador de tempo na página, assim, criamos um senso de expectativa e urgência no consumidor.

2. Crie linhas de assunto eficientes e chamativas

Se o assunto do e-mail não chamar atenção, provavelmente o cliente não irá abrir e consequentemente, você perderá uma venda. 

Um bom assunto deve cativar o cliente logo na primeira leitura, induzindo-o a abrir o e-mail, por isso, crie títulos chamativos, faça o consumidor sentir que esse e-mail é uma oportunidade única e portanto, imperdível!

3. Avise as ofertas

Cerca de 15 dias antes, recomendamos enviar as ofertas, também é importante informar a faixa de descontos oferecidos – de 10% à 80%, por exemplo. Algumas informações são essenciais, como a data da Black Friday, assim, você pode seguir com a abordagem de contagem regressiva, tudo isso bem destacado, seguindo a linha de urgência e exclusividade.

4. Personalize os templates

Crie templates exclusivos para a data, escolha cores que além de criar uma sensação de urgência, também lembre o consumidor automaticamente da Black Friday, e quanto mais rápido ele associar o conteúdo enviado à data da liquidação,  maiores as chances do cliente clicar no link e ir para seu site!

Ah e outra dica muito importante: use templates responsivos, muitas pessoas acessam a caixa de entrada do e-mail pelo smartphone, então é indispensável que os templates se adaptem a diversos tamanhos de telas, além disso, fique atento ao tamanho dos CTAs (call to actions).

5. Seja diferente da concorrência

É muito provável que seus concorrentes também estejam investindo em campanhas para a Black Friday, portanto, você precisa ser diferente, ofereça vantagens que vão além da sexta-feira de descontos, por exemplo, um cupom que é válido até depois da data, frete grátis ou desconto na próxima compra.

Assim, além de se destacar em meio a concorrência, você oferece um motivo para o cliente comprar novamente na sua loja.

6. Envie as ofertas no dia

Além de ir mandando e-mails “lembrete” com a data se aproximando, é muito importante que no dia os preços já estejam atualizados no site e que as ofertas sejam enviadas nos horários ideais, por exemplo, o primeiro e-mail, deve ser disparado próximo da meia noite, como um aviso “ei, falta pouco!” ou assim que as ofertas estiverem atualizadas no site, o restante deve ser distribuído durante o dia, mas, de uma forma que não lote a caixa de entrada do cliente, hein!

Dica bônus

Caso você já tenha realizado uma campanha de e-mail marketing para a Black Friday, utilize os dados novamente, analise os relatórios de entrega, quem clicou? quem comprou? quem nem sequer abriu o e-mail? Fazendo isso, você consegue traçar uma nova estratégia mais potente e eficiente que irá engajar e conquistar os consumidores.

Essas foram as dicas essenciais para que sua campanha de e-mail marketing seja um sucesso. Preparado para o próximo tópico? Let’s go!

Aproveite a Black Friday para captar novos leads

Captar novos leads não é uma tarefa fácil, mas, eventos como a Black Friday contribuem muito para isso e devemos aproveitar o momento para investir em conteúdos relevantes e que fazem diferença para o público.

Para que sua campanha seja um sucesso e conquiste novos clientes, é necessário que você ofereça ofertas reais, com descontos relevantes, oferecer frete grátis também é uma ótima ideia.

Com tantas lojas aplicando “golpes” (falso desconto, por exemplo), se destacar com promoções de verdade faz toda a diferença, é assim que você deve atrair os seus leads: com honestidade.

No mês que antecede a Black Friday é quando devemos dar início a campanha, por isso, se planeje com antecedência, o conteúdo da liquidação deve ser mesclado com o conteúdo das campanhas mensais, assim, você não satura o feed do seu público e vai lembrando-os que a Black Friday está próxima.

Cada rede social exige um tipo de conteúdo diferente, é preciso se destacar em todas as redes sociais que sua marca utiliza, no facebook e instagram, aposte nas imagens bem feitas, com as cores da campanha, crie lembretes que a data está chegando e com ela as ofertas, dessa forma, você consegue que aos poucos o consumidor crie expectativas para a data e se mantenha em alerta para novas informações.

Aposte nos conteúdos que geram interação, aquele post dinâmico e com humor é capaz de atrair novos leads através do engajamento da postagem, por exemplo.

Já para o conteúdo com foco em vendas, é essencial que você se destaque através de ofertas reais e que mostre para o consumidor que durante a Black Friday as promoções serão ainda melhores.

É isso que seu cliente deseja: poder aproveitar toda promoção de verdade e com facilidade. Ao fazer isso, é provável que ele compartilhe com os amigos, indique sua loja e sabemos que o “boca a boca” pode ser um marketing muito eficiente e que atrai novos leads.

Outro detalhe muito importante quando desejamos captar novos leads, é analisar o momento em que estamos vivendo, atualmente, com a covid-19, toda a nossa rotina foi alterada, ou seja, precisamos nos adaptar às mudanças. 

Isso também influencia na escolha de produtos que você irá destacar nas ofertas, por exemplo, o setor de eletrônicos é uma ótima escolha considerando que as pessoas estão passando muito mais tempo em casa do que normalmente.

Analise seu público e sua nova rotina para escolher com maestria quais produtos serão ofertados com maior destaque.

3…2…1… Hora de se preparar!

Agora você já sabe todo o passo a passo essencial para criar uma campanha eficiente com e-mail marketing para a Black Friday e fisgar novos leads. Hora de começar a se planejar e botar a mão na massa!

Para dar início a sua campanha para a Black Friday, é importantíssimo contar com profissionais que entendem do assunto e que irão te auxiliar nesse processo, garantindo os resultados positivos que você tanto almeja.

Por isso, conte com a equipe da Auaha para desenvolver uma campanha de sucesso, cheia de criatividade e estratégias de marketing que realmente funcionam.

Entre em contato com a gente através do e-mail ou redes sociais, vamos juntos criar uma Black Friday de sucesso para a sua loja!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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