Black Friday: como vender muito usando as redes sociais

O maior evento de vendas online já está batendo em nossa porta.

A Black Friday se originou nos EUA como o dia após o evento de Ação de Graça, um evento europeu muito antigo de somente uma data para que as pessoas pudessem relaxar com bebidas especiais e comemorar as suas grandes conquistas, como as colheitas em grande volume que tiveram no ano. Ela é comemorada somente por lá, diferente do dia seguinte que tem a chegada ansiada por pessoas de vários países.

Aqui no Brasil não comemoramos essa data, mas o dia após esse evento, a Black Friday, se espalhou pelo mundo depois de fazer um imenso sucesso no país todo, comerciantes ao redor do globo se preparam com intuito de gerar grandes vendas em massa na última sexta-feira do mês, dia 27 de novembro

Na Black Friday, negócios de todos os tamanhos aproveitam para oferecer ofertas e descontos absurdos, mas lucrativos, suas estratégias garantem que vão atrair vendas e gerar novos olhares interessados nos produtos ou serviço de sua marca, engajando e ganhando visibilidade para novas receitas.

Hoje em dia, a tecnologia nos favorece tanto que acaba deixando de ser um luxo, mas sim uma necessidade em algumas situações.

Se você quer levar sua loja ao smartphone dos milhões de usuários que navegam diariamente na web, confira nossa lista de como lucrar muito com as redes sociais e faça dessa Black Friday a melhor época de vendas para sua empresa. 

Como foram os últimos anos?

    O maior evento de e-commerce do ano nem sempre foi tão querido, em 2017, a Black Friday no Brasil gerou inúmeras reclamações por falta de controle das empresas e muitas polêmicas envolvendo valores de descontos fraudulentos, deixando alguns consumidores inseguros quanto às vendas onlines.

 Em 2018, empresários do mundo todo já estavam preparados para o evento que iria gerar muito dinheiro com as estratégias certas. 

Eles investiram em vendas totalmente direcionadas ao mobile, dividindo o seu foco, que antes eram voltados para campanhas físicas, com novas plataformas especialmente direcionadas às redes sociais. 

Com campanhas próprias para o e-commerce, o ticket médio de vendas na Black Friday atingiu R$608 por compra, tendo o faturamento de cerca de 2,6 bilhões de reais.

De acordo com as pesquisas do Ebit, depois que as lojas perceberem que o e-commerce estava chegando aos pés das vendas de lojas físicas, o investimento em mídias digitais aumentou drasticamente e originou R$ 3,2 bilhões de faturamento na Black Friday de 2019.

    Atualmente, o ano de 2020 promete gerar o maior faturamento da Black Friday de todos os tempos, a otimização da tecnologia não para de evoluir e são milhões de pessoas em isolamento social por conta das limitações diárias que estamos colaborando para evitar a disseminação do vírus covid-19. 

Além de ajudar a população com vendas viáveis em casa, donos de negócios que querem lucrar já estão com seus preparativos para tornar o ano de 2020 o maior ano de vendas no marketplace da história.

Quem está movimentando a web?

    Se está preocupado se seu público usa o sistema de vendas online, saiba que, além do país inteiro estar ligado nas telinhas, existem estatísticas que revelam a idade das pessoas que contribuíram para dar origem ao enorme fluxo de movimentação na internet. 

De acordo com a pesquisa da Emarketer, a porcentagem é:

  • Millennials (1981 e o início dos anos 2000): 90,4%
  • Geração X (1961 e 1981): 77,5%
  • Baby Boomers (1946 e 1960): 48,2%

    A população com idade que se encaixa na classificação de millennials é a mais ativa nas redes sociais e também a que tem o maior acesso a smartphones, são o principal público para ser focado quando o assunto é vendas pela mídia digital. 

A geração X também é muito relevante ao mercado, mas costumam utilizar uma diversidade maior de dispositivos ao invés de ter o foco em um só, usando smartphones, notebooks, tablets e outros. 

Para finalizar, os baby boomers não tem um dispositivo específico para realizar suas compras, cada vez mais eles estão se adaptando à otimização de vida que a tecnologia nos oferece e ainda estão descobrindo novos caminhos para utilizá-las em seu favor, contando com o auxílio direto das outras gerações mais experientes no assunto, o que deve ser lembrado quando sua equipe criar campanhas digitais para realmente serem eficientes.

Não é a toa que, de acordo com a pesquisa da GlobalWebIndex, o tempo médio que as pessoas passam conectadas nas redes sociais são de 2 horas e 20 minutos.

 A internet movimenta o mundo e comerciantes que querem lucrar com suas plataformas devem estar preparados!

As redes sociais são a chave

O maior indício de contato que o consumidor tem com marcas do mercado é gerado pelo engajamento da web. 

Separamos um passo a passo de como abrir seu e-commerce caso ainda não tenha seu próprio site para vender online.

Vivemos a era dos influenciadores digitais, celebridades criam intimidade com seus seguidores e acabam gerando ainda mais lucros com essa interação popular, as redes sociais têm total controle da movimentação e de perfis dos usuários para te ajudar a entender quem e quando as pessoas acessam certo assunto que pode favorecer uma evolução no conteúdo na sua loja.

O algorítimo digital da web vai levar a campanha do seu produto ou serviço para o público-alvo desejado em uma questão de segundos

Como aproveitar essa vantagem? Confira essa lista com estratégias e informações essenciais para lucrar muito com as redes sociais: 

1.  Escolha a plataforma em foco 

Você pode utilizar várias redes sociais para empreender como o Facebook, Instagram, YouTube, mas é ideal que você escolha somente uma delas para reservar a maior parte do foco da sua equipe, podendo fazer algumas alterações pequenas, a fim de adaptar essas campanhas para outras plataformas.

É importante ressaltar que a qualidade supera a quantidade, mas a quantidade também tem grande relevância e, se tiver verba o suficiente, você deve investir nos dois sem medo, então se planeje para que consiga alcançar essas duas metas com controle e uma boa gestão de vendas para a Black Friday 2020 .

De acordo com o site Resultados Digitais, a famosa plataforma do Tio Zuck, o Facebook, é a rede social com mais movimentação e usuários ativos do mundo, totalizando 2,2 milhões de usuários diariamente observando fotos pessoais de amigos e propagandas de suas marcas preferidas.

Em segundo lugar, nós temos o YouTube, apresentando cerca de 1,9 milhões de ligados na telinha consumindo diferentes categorias do conteúdo vasto que a plataforma oferece. Lá você pode encontrar campanhas em vídeos rápidos, porém de extrema qualidade de produção para conseguir capturar a atenção do espectador em segundos. 

Para finalizar o top 3, nosso querido  e indispensável WhatsApp é o terceiro colocado. São cerca de 1,5 milhões de usuários ativos, essa rede social atingiu uma visibilidade muito maior do que o esperado pela sua simplicidade e utilidade no dia a dia. Ter esse acesso para comunicação não é mais um luxo, ela se tornou essencial para que cheguemos ao final do dia com controle e cientes da situação atual de amigos e no trabalho.

O Instagram é outra rede social que pode estar dentro de suas opções, ele tem o rumo de campanha focada no visual e é recomendado para acompanhar os trabalhos do Facebook, complementando às duas categorias de engajamento, interativa e visual.

2.  Formatos e tipos de campanha

    Independente da plataforma que você escolheu para investir suas campanhas, é preciso ter conhecimento das estratégias essenciais para que tudo dê certo como o planejado.

Para atingir os milhões de usuários que movimentam a internet, você deve adaptar o trabalho da sua equipe para que desfrutem dos alcances que alguns formatos de campanha podem oferecer, focando nos que realmente funcionam na plataforma, além de certificar que o cliente vai estar atualizado no que está acontecendo na sua “vitrine”:

• Identidade Visual   

    Altere o tema da loja para as cores da Black Friday. Mude a imagem de perfil, a capa e o post fixado para lembrar o consumidor que sua loja irá trazer descontos imperdíveis.

•  Promoções

    A data tem que ser especial para o cliente, ofereça promoções como o frete grátis, brindes e porcentagens relevantes de descontos para que não se torne um dia qualquer. Sempre seja fiel e evite “estratégias” fraudulentas que podem custar toda a reputação do seu negócio, feedbacks negativos são extremamente temidos pelos empresários que querem construir uma identidade digital.

•   Eventos

    A interação é tudo, engaje ainda mais com antecedência e deixe os clientes ansiosos para que a data chegue logo. Faça enquetes perguntando qual o produto as pessoas querem ver com grandes descontos, prepare posts únicos para uma contagem regressiva, faça com que seu cliente já escolha o que vai querer botar no carrinho antes da chegada da tão esperada Black Friday.

• Faça parcerias      

    Contratar influenciadores digitais incentivam as pessoas a conhecerem a marca, já que são divulgadas pelas pessoas que admiram. É o famoso “se ela dança, eu danço”, você aumenta a intimidade do consumidor com o produto ao oferecer um conteúdo que retrata a experiência positiva que a certa celebridade teve com seu serviço.

• Gifs, lives e vídeos 

Utilize todos os meios de engajamento para garantir diversidade no conteúdo, se adaptando com o público atual.  

Se você quer conhecer mais dicas e estratégias no ramo de formatos de campanha para lucrar muito com as redes sociais, clique aqui

3. Monitore cada detalhe

    Para que todo seu planejamento se mantenha dentro do controle, é preciso da atenção da equipe nos detalhes como as estatísticas de interação que cada campanha teve. 

É preciso estar atualizado no que está em alta no mercado e observar todo o movimento que as pessoas estão gerando na sua página, algumas campanhas se destacam muito mais que outras, você precisa separar e identificar os fatores que estão levando as pessoas a engajarem com sua marca e também os que estão fazendo elas deixarem de curtir ou seguir a sua página. 

    Uma falta de gerenciamento para controlar o negócio pode gerar em reclamações em lojas físicas e comentários negativos postados publicamente no seu perfil, fazendo com que isso já seja o suficiente para alguns clientes desistirem sem nem sequer olhar sua marca, sem precisar saber de qual o ocorrido.

    A cautela e uma boa gestão nunca são suficientes, algumas marcas deixam de prestar atenção em detalhes decisivos quando as receitas estão altas e indo como o planejado, são nesses momentos que a vida do seu negócio entra em jogo. 

Não deixe nada de lado, quanto mais controle melhor!

4. Atendimento   

    Quem não ama um serviço simpático e atencioso? Investir no comportamento amigável em todas as situações, sejam elas positivas ou negativas, é essencial para que o negócio se mantenha ativo e bem-visto pelas pessoas que o visitam pela primeira vez, ou pelas que já são clientes rotineiros. 

    Para se destacar ainda mais, utilize gírias e memes atuais para que seu público se identifique com a marca. 

Um bom relacionamento e o carinho especial com o cliente fortalecem os laços e o fideliza ao seu negócio.

 5. Saiba quando pedir ajuda

    Assuntos como o engajamento e criação de conteúdo para a web são delicados e importantes para que sua marca tenha uma presença relevante no mercado.

Existem equipes que não apresentam o conhecimento necessário para que isso aconteça, fazendo com que o investidor perca dinheiro, tempo e reputação ao entregar o conteúdo errado em nome da marca.

    Se você ainda tem dúvidas ou não possui a experiência necessária para lucrar com as redes sociais, conheça uma agência especialista em e-commerce com o histórico de feedbacks positivo.

A agência Auaha já implantou mais de 1000 sites na web fazendo com que lucrem muito com vendas online e consta com expertise no assunto. Somos uma agência focada em criatividade para web. Desenvolvemos soluções inovadoras e unimos todo nosso conhecimento para te ajudar no combate do mundo digital!

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É com planejamento e experiência que se garante uma vida de sucesso, boas vendas!

escrito por

Nicole Houlmont

Assistente de Marketing, especializada na área de Suporte e Planejamento. Realiza o controle e acompanhamento de dados, a fim de estruturar a melhor ação em prol do objetivo específico definido pela equipe.

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