Não é nenhum segredo que as redes sociais revolucionaram a maneira de nos comunicarmos, não é mesmo?
Por meio delas compartilhamos informações de maneira instantânea, buscamos entretenimento e tivemos a oportunidade de ficar próximos de pessoas queridas, ainda mais nesse período pandêmico.
E não podemos esquecer dos negócios online, que tiveram um aumento de 185% entre os anos de 2019 e 2020, representando mais de ⅓ das vendas em todo o país.
Mas, e aí? Por que os consumidores compram nas redes sociais? Leia esse artigo e descubra!
O que é o ‘’social commerce’’?
A prática do Social Commerce vem ganhando cada vez mais espaço nas redes e seu objetivo é fortalecer ainda mais o relacionamento entre marcas e pessoas.
Nada mais é do que a integração de uma loja virtual nas redes sociais, transformando-as em grandes vitrines.
E com uma estratégia bem realizada, você pode atingir resultados tão bons quanto nas vendas realizadas através dos meios tradicionais.
Quais são as redes sociais mais utilizadas para as compras online?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box , 41% dos entrevistados conheciam esse método de compras e 74% deles disseram que estão acostumados a realizar compras nas redes sociais.
Muitos consumidores, ao pesquisar itens de interesse, recorrem a essas redes para ter acesso a avaliações de outros clientes e comparativos de preços.
As redes sociais mais utilizadas pelos consumidores para as compras são:
- Google Shopping;
- Instagram;
- Facebook;
- Whatsapp;
- Tiktok.
Saiba mais sobre os hábitos dos consumidores
Alguns usuários ainda possuem o receio de realizar compras na internet por diversos motivos, como:
- Compartilhamento dos dados pessoais;
- Golpes;
- Entrega de pedidos errados;
- Outros.
Mas mesmo com todas as inseguranças dos usuários, a tendência é que o Social Commerce continue crescendo ainda mais.
Portanto é essencial que varejistas presentes no Instagram e Facebook, aumentem os itens exibidos em suas páginas para mostrar a variedade, e otimizar o processo de compra do usuário para transmitir mais segurança.
Se ligue: 3 tendências importantes para as suas vendas
Mais de 55% dos usuários pesquisam antecipadamente nas redes sociais as avaliações de outros clientes, comparativos de preços, informações e imagens dos produtos antes de realizar suas compras.
Para ajudar você a alavancar as vendas, preparamos 3 tendências dos consumidores que utilizam as redes sociais para comprar produtos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook IQ. Confira:
1. Os stories são são a sua vitrine
Os stories se destacam como uma ferramenta na qual as pessoas buscam informações sobre os produtos.
Números estimam que mais de 47% dos consumidores se interessam por um produto após ver uma postagem no story.
2. Evite proporcionar experiências ruins
Mais de 84% dos consumidores brasileiros já tiveram algum problema durante alguma compra, e em sua grande maioria, acabaram desistindo de comprar novamente na loja em questão.
Portanto, é muito importante prezar pela boa experiência de compra do consumidor e garantir a sua satisfação.
3. Facilite o contato do consumidor
Proporcionar meios que o consumidor possa utilizar para se conectar com a empresa e marca em questão é essencial para o sucesso das vendas.
Pois assim, elas podem enviar mensagens, buscar mais detalhes sobre algum produto, acompanhar um pedido ou obter mais detalhes sobre a entrega.
Faturamentos promissores
Levantamentos registraram os maiores números da história mundial, no qual, o comércio eletrônico bateu US$4,28 trilhões, sendo 27,6% de aumento. E no Brasil esse aumento chegou a 47% por conta de influenciadores como o isolamento social.
Ou seja, é fundamental que as empresas percebam a importância que o Instagram, Facebook, WhatsApp e demais redes sociais possuem quando o assunto é comércio!
Proporcionar uma jornada omnichannel aos consumidores é um ponto muito importante, visto que, mais de 60% deles já consomem de maneira híbrida.
As redes sociais são as novas vitrines!
Mostre o valor que sua empresa possui para os consumidores, humanize sua marca e esteja pronto para acompanhar as tendências do mercado.
As vendas nas redes sociais prometem crescer ainda mais e é o seu papel estar pronto para vender.
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