Que a Black Friday 2020 foi a maior de todos os tempos não temos dúvidas, não é mesmo? Mas e agora, o que devemos esperar para essa edição com a volta das compras presenciais?
Confira neste artigo as principais informações para estar preparado para a Black Friday 2021. Aproveite a leitura!
Participar da Black Friday se tornou uma obrigação para os e-commerces mesmo com a volta das compras presenciais
Com a pandemia ocasionada pela COVID-19, houve uma grande aceleração digital e tecnológica. De acordo com dados da Ebit | Nielsen as vendas na Black Friday aumentaram 41% no ano passado, gerando mais de 13 milhões de novos usuários.
No ano de 2021, o faturamento do e-commerce no Brasil aumentou 72% somente no primeiro trimestre, segundo dados da Abcomm.
No entanto, a reabertura do comércio físico, permite que os consumidores escolham quais métodos de compra irão utilizar, ou seja, é fundamental ter uma integração dos meios físicos e online para proporcionar melhor agilidade e satisfação para o cliente.
De acordo com uma pesquisa realizada pela UOL, 47% das pessoas que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday irão realizar suas compras pela internet, enquanto 15% vão comprar em lojas físicas e 38% vão utilizar os dois meios.
Esse evento tem a capacidade de conquistar um grande volume de acesso e de vendas, e devido a esse motivo, merece grande atenção! Especialistas afirmam que mesmo com o cenário de crise em que estamos inseridos, a estimativa do aumento de vendas durante a época é real.
Participar da Black Friday se tornou uma obrigação para os e-commerces que querem aumentar o faturamento no final do ano.
Conhecer a jornada do consumidor pode ajudar!
É essencial que você conheça a jornada de compra do consumidor para alcançar melhores resultados. Confira algumas dicas:
Pesquisa
O processo de pesquisa durante a Black Friday é algo que os consumidores realizam com maior afinco, para descobrir informações, marcas e ofertas disponíveis. Mais de 57% deles, começam suas pesquisas com mais de 2 meses de antecedência. Utilize algumas estratégias:
- Ofereça descrições completas dos produtos;
- Disponibilize a área de comentários e avaliações dos itens;
- Divulgue sua marca nas redes sociais de maneira orgânica;
- Invista em anúncios pagos para impactar mais consumidores.
Preço
Ofereça um preço competitivo para conquistar a atenção do consumidor! Aproveite também para movimentar os estoques parados e oferecer produtos com maior margem de lucro, desse modo, você atende as expectativas para a data.
Decisão de compra: os fatores mais importantes!
Não esqueça de conferir alguns fatores determinantes durante a decisão de compra do cliente:
- Tempo de entrega: é importante oferecer agilidade;
- Valor do frete: o frete grátis é um grande diferencial;
- Políticas de devolução: os clientes buscam conveniência e facilidade em suas compras;
- Diferentes opções de pagamento: é essencial disponibilizar várias formas de pagamento.
Fidelização
Invista em estratégias de pós-venda para fidelizar os clientes e aumentar sua base ativa. Com isso, será possível aumentar suas vendas a longo prazo e conquistar lucros ainda maiores.
Alguns pontos merecem atenção
Descubra algumas estratégias omnichannel para usar durante a Black Friday 2021 e melhorar sua performance de vendas. Confira abaixo:
Click & Collect
Nada mais é do que uma modalidade na qual o cliente compra o produto online e retira presencialmente na loja física, evitando gastos com frete e a espera para receber o produto em seu endereço.
Ah, e ao buscar o produto em sua loja, o cliente pode se deparar com outras opções atrativas e do seu interesse para adquirir. Uma ótima oportunidade para você surpreendê-lo, não é mesmo?
Realidade virtual
O uso da realidade virtual tem se tornado cada vez mais presente no mercado, possibilitando que o consumidor interaja com os produtos antes de adquiri-los.
E a realidade aumentada também é uma opção que vem ganhando muito destaque, proporcionando uma melhor experiência de compra para o cliente, já que colabora durante a tomada de decisão.
Live commerce
Aposte em lives/transmissões ao vivo para aumentar o número de vendas! Com essa estratégia você permite que o cliente interaja com o vendedor e conheça mais detalhes de cada produto, gerando uma aproximação maior com a marca.
Segundo dados da Inteligência de Mercado Globo, 10% dos consumidores que participaram de lives de vendas, 53% desse número compraram algum produto.
Prepare diferentes estratégias
Se você deseja o número das vendas da sua loja, é preciso preparar e criar diferentes estratégias, como:
- Divulgação;
- Marketing digital;
- Descontos atrativos;
- Lojas virtuais com layouts atraentes e personalizados;
- Boa experiência do usuário;
- Usabilidade: UX, UI e SEO.
É hora de buscar ajuda!
Um bom planejamento pode fazer com que você alcance resultados surpreendentes mesmo com a volta das compras presenciais! Busque profissionais que possam te ajudar nesse processo.
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