O que esperar da Black Friday com a volta das compras presenciais

Que a Black Friday 2020 foi a maior de todos os tempos não temos dúvidas, não é mesmo? Mas e agora, o que devemos esperar para essa edição com a volta das compras presenciais? 

 

Confira neste artigo as principais informações para estar preparado para a Black Friday 2021. Aproveite a leitura! 

Participar da Black Friday se tornou uma obrigação para os e-commerces mesmo com a volta das compras presenciais

Com a pandemia ocasionada pela COVID-19, houve uma grande aceleração digital e tecnológica. De acordo com dados da Ebit | Nielsen as vendas na Black Friday aumentaram 41% no ano passado, gerando mais de 13 milhões de novos usuários. 

 

No ano de 2021, o faturamento do e-commerce no Brasil aumentou 72% somente no primeiro trimestre, segundo dados da Abcomm

 

No entanto, a reabertura do comércio físico, permite que os consumidores escolham quais métodos de compra irão utilizar, ou seja, é fundamental ter uma integração dos meios físicos e online para proporcionar melhor agilidade e satisfação para o cliente. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela UOL, 47% das pessoas que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday irão realizar suas compras pela internet, enquanto 15% vão comprar em lojas físicas e 38% vão utilizar os dois meios.

 

Esse evento tem a capacidade de conquistar um grande volume de acesso e de vendas, e devido a esse motivo, merece grande atenção! Especialistas afirmam que mesmo com o cenário de crise em que estamos inseridos, a estimativa do aumento de vendas durante a época é real. 

 

Participar da Black Friday se tornou uma obrigação para os e-commerces que querem aumentar o faturamento no final do ano. 

Conhecer a jornada do consumidor pode ajudar! 

É essencial que você conheça a jornada de compra do consumidor para alcançar melhores resultados. Confira algumas dicas:

Pesquisa 

O processo de pesquisa durante a Black Friday é algo que os consumidores realizam com maior afinco, para descobrir informações, marcas e ofertas disponíveis. Mais de 57% deles, começam suas pesquisas com mais de 2 meses de antecedência. Utilize algumas estratégias: 

 

  • Ofereça descrições completas dos produtos;
  • Disponibilize a área de comentários e avaliações dos itens;
  • Divulgue sua marca nas redes sociais de maneira orgânica;
  • Invista em anúncios pagos para impactar mais consumidores.

Preço

Ofereça um preço competitivo para conquistar a atenção do consumidor! Aproveite também para movimentar os estoques parados e oferecer produtos com maior margem de lucro, desse modo, você atende as expectativas para a data.

Decisão de compra: os fatores mais importantes!

Não esqueça de conferir alguns fatores determinantes durante a decisão de compra do cliente: 

 

  • Tempo de entrega: é importante oferecer agilidade;
  • Valor do frete: o frete grátis é um grande diferencial;
  • Políticas de devolução: os clientes buscam conveniência e facilidade em suas compras;
  • Diferentes opções de pagamento: é essencial disponibilizar várias formas de pagamento.

Fidelização 

Invista em estratégias de pós-venda para fidelizar os clientes e aumentar sua base ativa. Com isso, será possível aumentar suas vendas a longo prazo e conquistar lucros ainda maiores.   

Alguns pontos merecem atenção

Descubra algumas estratégias omnichannel para usar durante a Black Friday 2021 e melhorar sua performance de vendas. Confira abaixo: 

Click & Collect

Nada mais é do que uma modalidade na qual o cliente compra o produto online e retira presencialmente na loja física, evitando gastos com frete e a espera para receber o produto em seu endereço. 

 

Ah, e ao buscar o produto em sua loja, o cliente pode se deparar com outras opções atrativas e do seu interesse para adquirir. Uma ótima oportunidade para você surpreendê-lo, não é mesmo? 

Realidade virtual 

O uso da realidade virtual tem se tornado cada vez mais presente no mercado, possibilitando que o consumidor interaja com os produtos antes de adquiri-los

 

E a realidade aumentada também é uma opção que vem ganhando muito destaque, proporcionando uma melhor experiência de compra para o cliente, já que colabora durante a tomada de decisão. 

Live commerce 

Aposte em lives/transmissões ao vivo para aumentar o número de vendas! Com essa estratégia você permite que o cliente interaja com o vendedor e conheça mais detalhes de cada produto, gerando uma aproximação maior com a marca.

 

Segundo dados da Inteligência de Mercado Globo, 10% dos consumidores que participaram de lives de vendas, 53% desse número compraram algum produto. 

Prepare diferentes estratégias 

Se você deseja o número das vendas da sua loja, é preciso preparar e criar diferentes estratégias, como:

 

  • Divulgação;
  • Marketing digital;
  • Descontos atrativos;
  • Lojas virtuais com layouts atraentes e personalizados;
  • Boa experiência do usuário;
  • Usabilidade: UX, UI e SEO.

É hora de buscar ajuda! 

Um bom planejamento pode fazer com que você alcance resultados surpreendentes mesmo com a volta das compras presenciais! Busque profissionais que possam te ajudar nesse processo. 

 

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escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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