Black Friday: 6 estratégias para fidelizar novos clientes

por Nicole Houlmont

Fidelizar clientes que nunca tiveram uma experiência com seu produto ou serviço antes é uma tarefa complexa. Foi estimado que a Black Friday 2020 terá o maior índice de vendas da história, com base no crescimento de lucro constante que o e-commerce vem trazendo aos investidores de negócios. 

fidelizar clientes black friday

Para você aproveitar essa vantagem e conseguir novas verbas, é preciso se destacar de seus concorrentes com estratégias inteligentes que realmente vão fazer diferença ao olhar do seu consumidor. 

A Agência Auaha trabalha com equipes de expertise em vendas pelo e-commerce e separou uma lista de estratégias para que use de base quando for fazer todo o planejamento de campanha da sua loja.

Anote tudo o que for preciso e prepare-se para lucrar!

1. Ofereça mais que um desconto   

    Quando se pensa em Black Friday, se pensa em descontos. Não é surpresa que todas as lojas do país vão oferecer grandes ofertas para o consumidor, isso se torna rotineiro e será um “atrativo” comum no olhar do público.

Para fazer novas pessoas se interessarem pelo seu negócio, é preciso fazer com que elas se sintam especiais. Não as trate como qualquer outra loja, ofereça mais vantagens de fazer compras no seu site, como: 

  • Frete grátis;
  • Brindes exclusivos;
  • Cupons;
  • Vale-presentes;
  • Participação de sorteios.

    Com esses fatores, o seu público-alvo terá mais de um motivo para efetuar a compra, além do desconto. Outra vantagem que isso lhe traz, é fazer com que as pessoas recomendem a sua marca por se destacar em questão aos benefícios para o cliente. 

Existe um estudo feito pela Nielsen que aponta que 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra campanha de propaganda.

    Lembre-se que a inovação é sua melhor amiga quando se fala em vencer a concorrência.

2. Crie um site próprio

Nada gera mais confiança ao cliente quando se mostra a relevância e a presença que a marca tem no mercado. Um site bem estruturado mostra que sua marca “é para valer” e que já teve outras fontes de verba anteriormente, indicando que o investidor se preocupa em manter as vendas e garantir uma boa experiência.

Planejar a criação de um site próprio faz com que seu público-alvo se sinta mais seguro e facilita ainda mais a visualização de outras linhas e serviços que sua loja oferece. Você pode usar esse site para disponibilizar todo seu estoque, fazendo com que o consumidor encontre o que está procurando e mais um pouco.  

Se você tem interesse em fidelizar clientes pelo mundo digital, clique aqui e descubra o passo a passo de abrir o seu próprio e-commerce.

Mesmo sendo uma estratégia inteligente, para criar um site efetuar o seu controle com sucesso é preciso de experiência prática para que tudo funcione de forma correta. 

Na produção desses projetos, geralmente está envolvido o auxílio de terceiros para que você evite incômodos como as temidas falhas de programação e uma má organização de layout. Existem agências especializadas  no assunto que podem te ajudar a disparar as vendas e fidelizar clientes novos na Black Friday 2020.

3. Seja transparente

    Ajude seu público a entender o que você está oferecendo e o porque que ele deve escolher a sua marca entre tantas opções do mercado. 

Quando for disponibilizar uma oferta, mostre o valor original que foi alterado para confirmar a diferença do desconto e cite todas as características relevantes do produto em sua descrição, como, por exemplo, se o seu material é resistente, sua durabilidade, a sua funcionalidade, ficha técnica, etc.

Quanto mais informações você der, melhor. Você também consegue fidelizar clientes quando as informações que você disponibiliza na sua própria loja responde todas as dúvidas do cliente, sem que ele precise perguntar. 

Lembre-se que a veracidade é necessária e uma informação falsa pode gerar feedbacks negativos, se espalhando entre o seu público-alvo e prejudicando as vendas. Existe uma página do Procon de SP onde são listados os sites que não são indicados para compras online, consulte aqui.

4. Realize campanhas chamativas

Na Black Friday 2020, o consumidor terá acesso a milhões de campanhas diferentes de diversos conteúdos. Utilize as plataformas de análises próprias para vendas, como o Google Ads ou Business Inteligence, para saber o movimento de pesquisas e interação que as pessoas estão tendo na web e, assim, projete a campanha perfeita.

Ao planejar os seus anúncios, certifique-se que sua equipe tenha conhecimento da ficha geral da persona do consumidor, ou seja, crie uma representação fictícia do cliente ideal da sua empresa para que suas equipes visualizem melhor para quem as campanhas são destinadas.

Essa estratégia é de extrema relevância, sendo usada como uma base do perfil do cliente, auxiliando os departamentos de planejamento e criação a saber escolher os elementos certos para o anúncio.

Os aspectos principais que precisam ser muito explorados são a utilização da linguagem própria e os detalhes visuais que agradam o público-alvo em especial. Crie a persona do seu cliente com as informações como sexo, idade, profissão, gostos pessoais, rotina, etc.

5. Divulgação antecipada

Muitas pessoas planejam o que vão gastar e acabam não saindo do combinado quando se deparam com novas ofertas. A falta de segurança que o cliente sente com algumas compras aumenta muito na Black Friday pelo alto índice de ofertas fraudulentas que tiveram que lidar nos anos anteriores. 

Você pode gerar conforto ao cliente que prefere pesquisar sobre o produto específico que pretende comprar disponibilizando campanhas de descontos antecipados e fornecendo um engajamento amigável com as pessoas pelas redes sociais. Estar próximo do cliente e fazer com que ele saiba o que está por vir é uma ótima forma de lhe dar o espaço necessário para certificar-se que é aquilo que ele quer.

As redes sociais são a chave para esse assunto, as divulgações são armazenadas lá e os acessos são de alta relevância, isso acontece por estarem na telinha da população do país inteiro.

 Se você quer saber mais sobre como vender muito usando as redes sociais, acesse aqui.

6. Invista na Pré e Pós venda

A presença que as marcas podem ter na vida do cliente é de extrema relevância e é um dos fatores mais importantes quando o assunto é a fidelizar clientes a um negócio.

Mantenha bons costumes para investir na intimidade com o consumidor com o engajamento no período de pré e pós-Black Friday, ressalte a importância que seu público-alvo carrega e não deixe de realizar campanhas com datas sazonais para relacionar um sentido humanizado ao nome do seu negócio. 

Considere oferecer um tratamento especial e atencioso tanto para os clientes rotineiros, como para os que acabaram de chegar, aderindo serviços fiéis e agressivos para pré e pós-venda.

Chegamos ao fim da lista! Gostou do conteúdo? Se quiser uma análise do que o seu negócio está precisando para alcançar sua meta, entre em contato com nossos consultores especialistas em e-commerce para que possamos te ajudar a fidelizar novos clientes e lucrar muito nessa Black Friday 2020!

Boas vendas!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.