E-mail, SMS e Push: saiba como aplicar cada estratégia

Com o avanço dos recursos tecnológicos e das plataformas de comunicação, as empresas passaram a contar com diversos recursos para aprimorar suas estratégias de marketing digital e, dessa maneira, tornarem suas marcas mais atrativas e visíveis ao respectivo público-alvo. 

No artigo de hoje, vamos abordar três das principais ferramentas de marketing digital utilizadas para que empresas de todos os portes alcancem diversos objetivos, como ampliar seu alcance, aumentar as vendas e fidelizar clientes: E-mail Marketing, SMS e Push Notifications

Veja a seguir as principais características dessas estratégias e as boas práticas que você deve realizar em cada uma delas para obter os resultados esperados. Boa leitura! 

 

E-mail Marketing 

Uma das formas mais antigas e amplamente utilizadas na comunicação digital, o e-mail é aceito tanto em contextos profissionais como pessoais, sendo de grande valor para empresas divulgarem produtos e serviços e se comunicarem com seus clientes. 

Ao permitir o envio de uma grande quantidade de informações e possuir alta versatilidade, o E-mail Marketing – estratégia que consiste no envio de mensagens comerciais para uma lista de contatos – é uma das formas mais eficazes de alcançar o público de forma direta.

As mensagens utilizadas no E-mail Marketing ajudam a marca a divulgar produtos, lançamentos, promoções, eventos e conteúdo específico, com o objetivo de promover engajamento, construir relacionamentos e aumentar a autoridade e reconhecimento da marca. 

 

Boas práticas de E-mail Marketing 

No entanto, com o alto volume de e-mails recebidos pelos usuários todos os dias, existem práticas e dicas importantes que devem ser consideradas na hora de elaborar sua estratégia de E-mail Marketing, para evitar que seus envios não acabem nas caixas de spam ou ignorados pelos destinatários. Veja: 

 

Utilize layout atrativo 

Um dos recursos mais vantajosos do E-mail Marketing é a alta possibilidade de personalização da mensagem, incluindo a criação de um layout que facilite a leitura e se torne visualmente atrativo para quem está recebendo. 

Texto, imagens, anexos, links e HTML tornam o e-mail uma ferramenta bastante proveitosa para gerar engajamento. Mas atenção: é importante garantir que o layout esteja compatível com diferentes provedores de e-mail e dispositivos, principalmente mobile. 

 

Defina com clareza o CTA do E-mail 

Todo E-mail Marketing deve ser bastante específico em relação ao objetivo que o usuário deve realizar. Neste caso, utilizar um CTA (Call To Action, ou Chamada Para Ação, em inglês) claro e direto é fundamental para aumentar as taxas de conversões e cliques com as estratégias de E-mail Marketing. 

Fazer um usuário saber mais sobre um novo produto, incentivá-lo a se cadastrar em uma newsletter ou baixar um aplicativo são alguns exemplos de CTA’s que podem ser incluídos no E-mail Marketing, juntamente com informações relevantes sobre a ação em si. 

 

Separe e-mails transacionais e promocionais 

Outra dica primordial é separar, tanto em termos de layout como de subdomínios, os e-mails transacionais (realizados na hora de uma compra, entrega de produto, etc.) dos promocionais, no caso, os que fazem parte da estratégia de E-mail Marketing. 

Assim, os e-mails transacionais não irão interferir nas suas taxas de entrega, abertura e engajamento do E-mail Marketing, contribuindo para uma análise de dados e performance mais precisa. 

 

Dê preferência para comunicações mais detalhadas 

A taxa média de abertura de um e-mail é de aproximadamente seis horas após o recebimento. Por isso, dê preferência para comunicações mais detalhadas e menos urgentes no E-mail Marketing, escolhendo outras ferramentas como SMS e Push para avisos que precisam ser abertos em menos tempo.

 

Leia mais: Diagnóstico de marketing digital: 4 etapas essenciais para sua agência SMS Marketing 

 

Apesar de as mensagens por SMS terem perdido espaço na comunicação interpessoal, devido à popularização dos aplicativos de mensagens online, como o WhatsApp e os chats das redes sociais, o SMS Marketing segue ocupando um lugar de imensa importância nas estratégias de marketing digital. 

Entre suas principais características, estão a alta taxa de abertura, entrega imediata das mensagens e uma abordagem rápida e direta, sendo ideal para comunicar sobre atualizações, ofertas especiais e outros avisos relacionados. 

Outra possibilidade do SMS Marketing é utilizar a ferramenta para engajar novamente usuários que não estejam mais interagindo com sua marca. 

Por exemplo, um usuário que desinstalou seu aplicativo pode voltar a ter interesse em utilizá-lo, caso receba um cupom ou oferta especial por SMS. 

 

Boas práticas de SMS Marketing 

Confira abaixo as melhores práticas de SMS Marketing para utilizar com assertividade esse tipo de comunicação em suas estratégias: 

 

Seja conciso 

O ideal é que a mensagem utilizada no SMS Marketing tenha, no máximo, 160 caracteres. Dessa forma, a experiência do usuário será facilitada, já que o envio de mensagens de texto tem como objetivo ser direto e preciso na comunicação, transmitindo as informações importantes de forma clara e direta. 

 

Utilize um código único para sua empresa 

Conhecidos como shortcodes, os códigos únicos são números de telefone de 5 a 6 dígitos, voltados para o uso comercial e comunicação em massa. 

A importância dos shortcodes é que esse recurso evita bloqueios caracterizados como spam, garantindo que suas mensagens de SMS Marketing sejam enviadas mais rapidamente para sua lista de contatos. 

Além disso, a utilização dos shortcodes aumenta a sensação de confiança e credibilidade, ampliando as chances de sua mensagem ser lida pelos destinatários. 

 

Identifique-se no início da mensagem 

Como dito anteriormente, o SMS Marketing exige mensagens diretas e curtas, para evitar que o conteúdo ultrapasse o limite de caracteres permitido.

Assim, identificar a empresa logo no início da mensagem faz com que o usuário perceba rapidamente com quem está se comunicando. 

 

Atenção aos horários e frequência de envio 

Evite enviar SMS Marketing em horários inapropriados, como durante a noite ou muito cedo pela manhã, o que pode perturbar os usuários e criar uma má impressão em relação a sua marca. 

Outro ponto importante é manter uma frequência de envio apropriada, evitando que os destinatários fiquem sobrecarregados com mensagens em excesso. 

 

Leia mais: Landing Page de alta conversão: como criar uma em 16 passos Push Notifications

 

As Push Notifications (notificações push) são mensagens curtas que aparecem em smartphones, computadores e dispositivos como smartwatches, enviadas por aplicativos, sites e outros serviços online, podendo conter texto, imagens, links e botões interativos. 

Utilizadas amplamente em aplicativos móveis e no comércio eletrônico, as Push Notifications podem informar sobre ofertas especiais, status de entrega de produtos, mensagens, alertas de segurança, atualizações de conteúdo e outras informações importantes para o usuário. 

Com enorme capacidade de personalização, as Push Notifications são fundamentais para engajar o público, permitindo enviar mensagens como boas-vindas, primeiros passos e outras funcionalidades referentes à jornada do usuário pelo aplicativo ou site. 

 

Boas práticas de Push Notifications 

Assim como o E-mail e SMS Marketing, as Push Notifications possuem uma série de práticas que fazem toda a diferença nos resultados gerados com a estratégia. Confira algumas a seguir: 

 

Consentimento é fundamental 

Antes de mais nada, o envio de Push Notifications deve ser feito imprescindivelmente com o consentimento do usuário, que irá autorizar ou não o recebimento de notificações em seu dispositivo, geralmente após a instalação do aplicativo. 

Peça permissão clara e específica para que os usuários autorizem o envio de Push Notifications, assim como disponibilizar a opção de desativar as notificações a qualquer momento.

 

Aposte na personalização

Uma das principais vantagens das Push Notifications é a capacidade de personalização que as mensagens possuem. É possível segmentar as notificações por comportamento, localização e outros fatores, tornando a experiência do usuário ainda mais relevante e valiosa, além de aprimorar a comunicação da marca com o cliente. 

 

Ofereça informações em tempo real 

As Push Notifications são, acima de tudo, uma forma rápida e eficiente de manter seu usuário informado sobre diversas situações, como mensagens diretas, uma nova promoção e notificações sobre status de compras e entregas. Por isso, aproveite esse recurso para oferecer informações relevantes em tempo real, utilizando mensagens diretas e precisas. 

 

Conclusão 

Como você pode observar, as três estratégias possuem características únicas, fazendo com que cada uma delas seja utilizada para objetivos específicos em uma estratégia de marketing digital. 

 

Leia mais: Plano de marketing: Saiba como tornar o seu negócio um sucesso! 

 

Por exemplo: enquanto o E-Mail Marketing pode ser a melhor opção para enviar um e-book, o SMS Marketing é ideal para avisar o cliente sobre uma entrega realizada. 

Dessa maneira, aproveitar todos os recursos que as três ferramentas oferecem é uma excelente opção para enriquecer as estratégias de divulgação e comunicação de uma empresa. Mas como realizar essa integração? 

A resposta é: utilize uma plataforma de marketing integrada, que una ferramentas como E-Mail Marketing, SMS e CRM para desenvolver e aplicar estratégias de forma organizada, direcionada e, principalmente, facilitada. 

E a Auaha pode te ajudar nisso! Sendo uma empresa especializada em e-commerce, tem a capacidade de oferecer diferentes tipos de serviços como implantação de ferramentas, CRO, CRM e marketing. 

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escrito por

E-goi

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