Ao tomar a decisão de iniciar um negócio, as pessoas têm um ideal do sucesso que vão conseguir com aquilo. Mas, nem sempre é fácil manter o foco e a constância. Se não há objetivos e metas definidas que guiarão a sua empresa rumo ao tão sonhado sucesso, a jornada pode ser frustrante.
Sendo assim, quando há uma rota a seguir, fica mais fácil conduzir a sua empresa. Certamente, durante a trajetória surgirão imprevistos, mudanças, e consequentemente desvios de caminho, mas o objetivo principal nunca pode ser perdido de vista.
Nesse artigo você vai entender as diferenças entre objetivos e metas, saber da importância de cada um deles, e aprender a planejá-los para se posicionar no mercado. Vamos lá, boa leitura!
Qual a diferença entre objetivos e metas?
Primeiramente, o objetivo é onde queremos chegar ou o que queremos conquistar. Já as metas são as ações que devem ser tomadas para alcançar o objetivo. Então, o passo inicial é deixar bem claro qual é o objetivo central da sua empresa.
Vejamos um exemplo prático: o objetivo é aumentar o número de vendas da sua loja virtual. Nesse caso, a sua meta pode ser focada em aumentar o tráfego de visitantes para a sua página.
Diante disso, percebe-se que objetivos e metas estão sempre coligados, e quando bem alinhados, o gestor se sente mais confiante para avançar, independente dos percalços que poderão surgir.
O que são os objetivos de uma empresa?
Os objetivos podem ser definidos para a empresa toda, como um ideal máximo que todos os setores buscam, ou também podem ser divididos entre os departamentos, por exemplo:
O objetivo principal do setor de comercial pode ser atingir um determinado número de vendas mensalmente;
Um dos objetivos do time de marketing pode ser conseguir chegar a uma certa quantidade de seguidores nas redes sociais em até 6 meses e por aí vai…
O que são as metas de uma empresa?
As metas são as tarefas que têm que ser cumpridas para que o objetivo seja concluído com sucesso no tempo estipulado. Tendo o objetivo como referência, fica mais fácil delimitar as metas para chegar lá.
Sendo assim, ao estabelecer as metas é possível ter um panorama de quais serão as próximas etapas de trabalho, e onde será preciso investir esforços para chegar mais rápido ao cumprimento das metas e objetivos.
Como planejar os objetivos e as metas de uma empresa?
Existem diversas formas de elaborar o planejamento, uma delas é através do método SMART, que ajuda a definir os objetivos e as metas, com organização das ações e prioridades. Veja só:
Metodologia SMART
⇒ Específicas (Specific): Quanto mais segmentado e definido, melhor. Todos da equipe precisam entender claramente o que espera ser alcançado!
⇒ Mensuráveis (Measurable): Tanto os objetivos como as metas devem ser medidas para que seja possível verificar o progresso de ambas.
⇒ Alcançáveis (Achievable): Esse é um fator muito importante, as metas e objetivos devem ser possíveis de serem alcançadas.
⇒ Realista (Realistic): Manter as metas e objetivos dentro da realidade, ajuda a motivar todos os envolvidos no processo para que se torne prioridade.
⇒ Temporais (Time-bound): Tanto objetivos quanto metas devem ter um prazo para serem cumpridos. Quando não há um prazo estabelecido, é mais suscetível que os gestores e a equipe se percam no processo.
Gestão de indicadores
Realizar o acompanhamento periódico do andamento das metas e objetivos serve para ter um vislumbre dos caminhos que sua empresa está trilhando, e assim fica mais fácil saber quão próximo do objetivo principal sua empresa está.
Por isso, medir os resultados ao final de cada dia possibilita dirigir o seu negócio não somente reagindo ao que acontece, mas criando um meio para perceber tendências e moldar o planejamento estratégico ao longo do tempo.
Confira alguns tipos de indicadores para você aplicar no seu negócio:
- Custo de aquisição de cliente;
- Prazo médio de vendas;
- Prazo de recebimento;
- Turnover de clientes (rotatividade);
- NPS (Net Promoter Score).
A importância dos objetivos e metas
Ter como prioridade os objetivos e metas de uma empresa significa manter um compromisso com o crescimento do negócio, com o bem-estar dos colaboradores, com a saúde financeira, além de melhorar os serviços de atendimento ao público e os demais processos internos.
É válido salientar que, tanto os objetivos como as metas devem estar alinhados com a missão, visão e valores, previamente estabelecidos. Afinal, elas fundamentam as tomadas de decisões, aprimoram a gestão e fazem com que cada colaborador tenha sua responsabilidade tanto a nível individual como em equipe.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Agora que você já sabe da importância dos objetivos e metas, comece a planejar e boa sorte!
Leia também:
- 5 passos para fazer o planejamento financeiro da sua empresa
- Investir em anúncios no Google ou nas redes sociais?
- Como posicionar e consolidar a sua marca no mercado?
O time de especialistas da agência Auaha está sempre ligado nas novidades do mercado e pode te auxiliar no seu e-commerce, oferecendo soluções adequadas para o seu negócio. Vamos conversar?
Uma resposta
I like the efforts you have put in this, regards for all the great content.