A importância dos objetivos e metas para o seu negócio!

Ao tomar a decisão de iniciar um negócio, as pessoas têm um ideal do sucesso que vão conseguir com aquilo. Mas, nem sempre é fácil manter o foco e a constância. Se não há objetivos e metas definidas que guiarão a sua empresa rumo ao tão sonhado sucesso, a jornada pode ser frustrante.

Sendo assim, quando há uma rota a seguir, fica mais fácil conduzir a sua empresa. Certamente, durante a trajetória surgirão imprevistos, mudanças, e consequentemente desvios de caminho, mas o objetivo principal nunca pode ser perdido de vista.

Nesse artigo você vai entender as diferenças entre objetivos e metas, saber da importância de cada um deles, e aprender a planejá-los para se posicionar no mercado. Vamos lá, boa leitura!

 

Qual a diferença entre objetivos e metas?

Primeiramente, o objetivo é onde queremos chegar ou o que queremos conquistar. Já as metas são as ações que devem ser tomadas para alcançar o objetivo. Então, o passo inicial é deixar bem claro qual é o objetivo central da sua empresa.

Vejamos um exemplo prático: o objetivo é aumentar o número de vendas da sua loja virtual. Nesse caso, a sua meta pode ser focada em aumentar o tráfego de visitantes para a sua página.

Diante disso, percebe-se que objetivos e metas estão sempre coligados, e quando bem alinhados, o gestor se sente mais confiante para avançar, independente dos percalços que poderão surgir.

 

O que são os objetivos de uma empresa?

Os objetivos podem ser definidos para a empresa toda, como um ideal máximo que todos os setores buscam, ou também podem ser divididos entre os departamentos, por exemplo:

O objetivo principal do setor de comercial pode ser atingir um determinado número de vendas mensalmente; 

Um dos objetivos do time de marketing pode ser conseguir chegar a uma certa quantidade de seguidores nas redes sociais em até 6 meses e por aí vai…  

 

O que são as metas de uma empresa?

As metas são as tarefas que têm que ser cumpridas para que o objetivo seja concluído com sucesso no tempo estipulado. Tendo o objetivo como referência, fica mais fácil delimitar as metas para chegar lá.

Sendo assim, ao estabelecer as metas é possível ter um panorama de quais serão as próximas etapas de trabalho, e onde será preciso investir esforços para chegar mais rápido ao cumprimento das metas e objetivos.

 

Como planejar os objetivos e as metas de uma empresa?

Existem diversas formas de elaborar o planejamento, uma delas é através do método SMART, que ajuda a definir os objetivos e as metas, com organização das ações e prioridades. Veja só:

 

Metodologia SMART

 

⇒ Específicas (Specific): Quanto mais segmentado e definido, melhor. Todos da equipe precisam entender claramente o que espera ser alcançado!

 

⇒ Mensuráveis (Measurable): Tanto os objetivos como as metas devem ser medidas para que seja possível verificar o progresso de ambas.

 

Alcançáveis (Achievable): Esse é um fator muito importante, as metas e objetivos devem ser possíveis de serem alcançadas.

 

⇒ Realista (Realistic): Manter as metas e objetivos dentro da realidade, ajuda a motivar todos os envolvidos no processo para que se torne prioridade.

 

  Temporais (Time-bound): Tanto objetivos quanto metas devem ter um prazo para serem cumpridos. Quando não há um prazo estabelecido, é mais suscetível que os gestores e a equipe se percam no processo.

 

Gestão de indicadores

Realizar o acompanhamento periódico do andamento das metas e objetivos serve para ter um vislumbre dos caminhos que sua empresa está trilhando, e assim fica mais fácil saber quão próximo do objetivo principal sua empresa está. 

Por isso, medir os resultados ao final de cada dia possibilita dirigir o seu negócio não somente reagindo ao que acontece, mas criando um meio para perceber tendências e moldar o planejamento estratégico ao longo do tempo.

 

Confira alguns tipos de indicadores para você aplicar no seu negócio:

 

  • Custo de aquisição de cliente;
  • Prazo médio de vendas;
  • Prazo de recebimento;
  • Turnover de clientes (rotatividade);
  • NPS (Net Promoter Score).

 

A importância dos objetivos e metas

Ter como prioridade os objetivos e metas de uma empresa significa manter um compromisso com o crescimento do negócio, com o bem-estar dos colaboradores, com a saúde financeira, além de melhorar os serviços de atendimento ao público e os demais processos internos.

É válido salientar que, tanto os objetivos como as metas devem estar alinhados com a missão, visão e valores, previamente estabelecidos. Afinal, elas fundamentam as tomadas de decisões, aprimoram a gestão e fazem com que cada colaborador tenha sua responsabilidade tanto a nível individual como em equipe. 

 

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Agora que você já sabe da importância dos objetivos e metas, comece a planejar e boa sorte!

 

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escrito por

Bruna Tastelli

Jornalista de formação e redatora na Agência Auaha. Escrevo sobre o universo do e-commerce, tendências do mercado e conteúdos que geram valor para os lojistas!

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