E-mail marketing ainda vende?

Descubra se vale a pena investir nessa estratégia!

Atualmente, existem diversos tipos de estratégias para ajudar no crescimento de um e-commerce, mas, para isso é preciso investir tempo e dinheiro. Então, como atingir os clientes mais rápido, com baixo custo e com ações que convertem? Através do e-mail marketing!

Mas, e-mail não é coisa do passado? Na verdade não, é mais atual do que você imagina! O uso do e-mail não caiu no esquecimento com o “boom” das redes sociais, pelo contrário. Se tornou um dos canais mais diretos de relacionamento com o cliente, como uma ótima opção de mídia. 

Isso acontece porque a comunicação via redes sociais organicamente não atinge totalmente o público-alvo. Nesse caso, o algoritmo funciona como um intermediário que entrega as publicações para um número limitado de pessoas, e para obter um alcance relevante, é preciso investir em anúncios pagos.

Diante disso, se comparado às redes sociais, o e-mail marketing acaba sendo uma comunicação mais direta com seus clientes, já que acontece de uma caixa de entrada para outra. Mas, vale ressaltar que ambas as formas de contato com o cliente são importantes.

 

Como funciona o e-mail marketing?

 

Essa é uma estratégia antiga, que teve início em 1978, quando Gary Thuerk, gerente de marketing de uma empresa pioneira em tecnologia, disparou 400 e-mails promovendo computadores, e obteve muito sucesso.

Mas, foi somente nos anos 1990 que os e-mails publicitários ganharam notoriedade. Com o passar do tempo, novas funcionalidades para otimização foram sendo incorporadas e a ferramenta ficou ainda melhor e eficiente.

As mensagens são enviadas por meio de canais de disparo para uma lista de contatos previamente cadastrados, o que torna o processo mais rápido.

Os principais objetivos do e-mail marketing é gerar conversão de leads em clientes, vender seus produtos, e fidelizar os consumidores que já mantêm um relacionamento com a empresa. 

Segundo dados do relatório de marketing Hubspot 2022:

 

  • Atualmente existem 4 bilhões de usuários de e-mail ativos
  • 37% das marcas estão aumentando seu orçamento de e-mail;
  • 77% dos profissionais de marketing viram um aumento no engajamento por e-mail nos últimos 12 meses.

 

Quais os tipos de e-mail marketing?

 

Claro que você não vai sair enviando qualquer e-mail para seus clientes. É preciso gerar um conteúdo de valor!

Por isso, é fundamental ter uma equipe de marketing à frente do seu negócio, já que os profissionais são aptos a realizarem estudos de mercado, pesquisas de interesses, análises aprofundadas e muito mais.

É possível analisar o retorno da eficiência dos e-mails através de relatórios e gráficos, a fim de gerar campanhas cada vez mais assertivas e otimizadas.

Existem vários formatos de comunicação via e-mail, e cada um deve ser utilizado em momentos específicos. Confira alguns deles:

 

Boas-vindas: Esse e-mail é o primeiro passo para “pescar” o prospect (cliente em potencial) que acabou de se tornar lead. Um e-mail desejando boas-vindas ao seu negócio pode ser decisivo para fazer o usuário avançar em sua jornada de compra.

 

Newsletter: Ideal para criar um relacionamento de confiança com leads e clientes que te acompanham. O objetivo é informá-los sobre as novidades do seu negócio, tendências do mercado, artigos e dicas relevantes que tenham a ver com seu nicho.

 

E-commerce: O uso do e-mail é importantíssimo para o bom funcionamento dos e-commerces. Seja para engajar os clientes, divulgar novidades e promoções, e/ou diminuir a quantidade de carrinhos abandonados.

 

Promocional: Promoções são sempre atrativas ao público em qualquer estágio de compra. Nessa categoria de e-mail também se aplicam os produtos digitais gratuitos, como e-books, ferramentas, treinamentos,  etc.

 

Sazonal: São e-mails enviados em ocasiões específicas, como mensagens de aniversário e datas comemorativas (dia das mães, Black Friday, Natal, etc).

 

Quais as vantagens do e-mail marketing?

 

Com certeza quando você abre sua caixa de entrada deve ter um ou outro e-mail que sempre acaba prendendo sua atenção, não é mesmo? Isso acontece porque ali foi aplicado uma boa estratégia de marketing!

Entre as principais vantagens dessa ferramenta, estão:

 

  • Relacionamento mais próximo com o cliente;


  • Segmentação do público-alvo por interesses e categorias (quanto mais segmentada for sua base, melhor será sua comunicação);


  • Aumento no índice de recompra;


  • Melhoria no processo de análise de resultados para criar campanhas cada vez mais assertivas e otimizadas;


  • Possibilidade de maior retorno sobre investimento (ROI), comparado às demais mídias.

 

Então, a resposta para o questionamento do título desse artigo é: sim, vale a pena investir em e-mail marketing! É uma estratégia vantajosa, que converte em resultados positivos para as empresas, e a tendência é que se aprimore ainda mais. 

 

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Se você quer apostar em e-mail marketing e outras estratégias em seu negócio, fale com nosso time da Auaha, estamos à disposição para te atender e tirar todas suas dúvidas!

escrito por

Bruna Tastelli

Jornalista de formação e redatora na Agência Auaha. Escrevo sobre o universo do e-commerce, tendências do mercado e conteúdos que geram valor para os lojistas!

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