Conteúdo e tráfego orgânico: entenda a importância para seu e-commerce

Com o avanço da internet nos dias atuais, o cenário de atração de pessoas tem mudado muito e para melhor.

Hoje em dia, você pode gerar visitas para um site e levar o público certo para seus canais digitais sem gastar nada com anúncios ou compra de listas de e-mails, por exemplo, é o que chamamos de tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é o conjunto de visitas que foram conquistadas de forma espontânea e também, o principal objetivo de muitas empresas que investem na criação de uma estratégia digital.

Aqui, você entenderá de uma vez por todas o que é tráfego orgânico e como adotar estratégias indispensáveis para o seu e-commerce conquistar o espaço que merece no mercado virtual. Continue lendo e aprenda tudo o que precisa saber!

Entenda o tráfego orgânico

Antes de tudo, é importante entender que todas as visitas que um canal digital recebe são chamadas de tráfego.

Já o tráfego orgânico simboliza apenas as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios pagos e baseado no interesse da persona por determinado termo de pesquisa. 

Na maioria das vezes, o tráfego vem de mecanismos de buscas, como o Google e o Bing.

As estratégias para atrair visitas custam dinheiro e levam tempo. Todavia, a principal diferença do tráfego orgânico para o pago é que você investe seu dinheiro só uma vez e colhe os resultados por muito tempo.

Conheça outros tipos de tráfego

Como brevemente explicamos acima, o tráfego se divide entre pago e orgânico. Mas cada termo usado refere-se às formas como determinado visitante chegou a cada página.

Além do tráfego orgânico, conheça os outros nomes:

– Pago: atrair visitantes através de anúncios no Google ou sites acessados pela sua audiência. Assim, os anúncios que geram mais dinheiro para os vendedores do espaço serão exibidos mais frequentemente;

– Direto: considerado uma forma de tráfego orgânico, é quando uma pessoa acessa seu site de forma direta ao digitar a URL e ir direto para o site desejado;

– Social: são os acessos a partir de redes sociais, por meio de links compartilhados nesses canais que direcionam tráfego para um site. A criatividade é a palavra-chave para levar as pessoas do lazer nas redes sociais a um período de compras ou visitas em sua loja virtual;

– De referência: quando alguém visita uma página que não seja por meio de mecanismos de buscas, como acontece com backlinks em artigos, por exemplo. Os backlinks são links posicionados estrategicamente no texto para guiar o leitor até a página do blog que tenha um conteúdo relevante. Funciona como uma indicação online, onde você usa a credibilidade daquele site com seus visitantes para gerar interessados em seus produtos.

Quais são as vantagens do tráfego orgânico?

Como falamos anteriormente, o tráfego orgânico tornou-se o principal foco para as empresas que decidem investir em marketing digital.

Isso porque além do reconhecimento de marca, ele também é considerado um “tráfego passivo”, qualificado, econômico e de longo prazo. Mas, as vantagens não param por aqui. Conheça alguns dos principais benefícios dessa estratégia para o seu negócio:

Custo-benefício

Se comparado ao uso de anúncios, o tráfego orgânico contribui com a redução de custos da estratégia de marketing digital.

Como resultado disso, a margem de lucro sobre as vendas é maior e assim, é possível afirmar que a relação custo-benefício do tráfego orgânico é incomparável.

Escalabilidade

Como você já deve saber, os anúncios não são escaláveis. Então, a partir do momento em que você parar de gastar com eles, o seu tráfego vai diminuir de maneira considerável.

Já o tráfego orgânico faz o caminho contrário: quanto mais visitas, menor seu custo.

Relevância

O Google mostra quando um resultado é anúncio pago, o que afeta diretamente na credibilidade da marca e na confiança dos usuários nas informações apresentadas.

Duração

A duração dos resultados de uma estratégia orgânica não pode ser medida, pois não tem prazo de validade.

Diferente dos anúncios pagos, um post no blog, por exemplo, pode gerar milhões em vendas durante um longo período de tempo e o seu conteúdo pode ser atualizado sempre que necessário.

Construção de relacionamento

O tráfego orgânico é a melhor escolha para construir relacionamentos próximos e acompanhar os clientes durante todas as etapas da jornada de compra, considerando o custo, a confiança dos usuários e a possibilidade de escalar os esforços.

Comece agora mesmo

Se já conseguimos te convencer de que o tráfego orgânico é mesmo um ótimo investimento para a sua loja virtual, chegou a hora de pôr a mão na massa.

Para isso, separamos as estratégias apropriadas para você começar agora mesmo, vem conferir!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Isso porque a geração de tráfego depende diretamente de algum tipo de conteúdo que interessa à persona.

Então, se você quer atrair visitas qualificadas sem recorrer a fontes pagas, estude e aplique o marketing de conteúdo de forma consistente. Para complementar os seus estudos, você pode dar uma olhada nas razões para iniciar e dar continuidade no marketing digital aqui.

SEO

O SEO, do inglês Search Engine Optimization, é a otimização de mecanismos de busca. O conceito reúne técnicas específicas para melhorar o posicionamento de uma página web nos principais buscadores. 

Mas, assim como outras estratégias, requer tempo e muita disciplina. Afinal, um site bem visto pelo Google é forte candidato a gerar tráfego orgânico. Quer saber mais sobre o assunto e conhecer as principais técnicas para fazer a sua loja ser encontrada? Essa matéria, em nosso blog, pode te ajudar.

E-mail marketing

Construir um relacionamento com as pessoas que acessam e consomem o seu conteúdo é a única forma de transformar visitantes em leads, para então, transformá-los em clientes.

O e-mail marketing é um dos melhores canais para cultivar o interesse do seu público cativo e sempre alimentá-lo com conteúdos atualizados, relevantes e exclusivos.

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Agora é só aplicar as dicas que você aprendeu aqui. Estamos sempre na torcida pelo seu sucesso e nosso time de guerreiros é especialista em marcar presença digital, fale conosco!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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