A importância de iniciar e dar continuidade no marketing digital

Com a onda de crescimento da internet nas últimas décadas e com o avanço de ferramentas, como Google, e outros motores de busca, nasceu o termo marketing digital.

O marketing, como sabemos, é uma área focada na geração de valor sobre algum produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, a fim de conquistar e fidelizar clientes.

Já o marketing digital permite que as pessoas avaliem os resultados obtidos em suas campanhas de maneira sistêmica e escalável, assim, contribuem para ações mais direcionadas e estratégias.

Mas, alcançar esses resultados requer paciência, porque os resultados dependem de um trabalho constante e duradouro. Neste artigo, explicamos melhor como tudo isso funciona. Vamos lá!

Vantagens de investir no marketing digital

O marketing digital transformou a maneira de fazer marketing, tanto para empresas quanto para consumidores.

Além de mais econômicos para ambos e estreitar as relações entre o público e as marcas, as vantagens não param por aqui. Conheça alguns dos principais benefícios de uma estratégia online:

Interatividade

Um dos diferenciais do marketing digital em relação aos canais tradicionais, principalmente os canais offline, é a interatividade com o público.

As campanhas, publicações e ações permitem que os consumidores interajam, opinem e ainda indiquem para sua rede de amigos em poucos cliques.

Assim, o foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário durante a sua jornada de compra. Por isso, é super importante melhorar a maneira de falar com a sua audiência.

Análise e mensuração

Graças à chegada da internet, podemos medir a efetividade de cada ação de marketing e saber se um cliente foi convencido a comprar um produto ou serviço.

É por isso que a obtenção e análise de dados é uma etapa essencial para manter a sua estratégia sempre atualizada e eficiente.

Hoje, contamos com métricas, como o Retorno Sobre Investimento (ROI) que ajudam as empresas a identificar as falhas rapidamente e colocar melhorias em prática a tempo.

Direcionamento

Atrair e conquistar as pessoas certas é um sonho possível no marketing digital. Além de economizar dinheiro, você também passa a conhecer melhor o seu público.

Sendo assim, você se aproxima dos seus consumidores e, através de boas campanhas, pode atraí-los do outro lado da cidade, do país e ao redor do mundo.

Estratégias de marketing digital

Quando estamos em busca de uma resposta rápida e satisfatória, pegamos nossos celulares ou computadores e com uma simples pesquisa no Google, podemos encontrar tudo o que estávamos procurando, muitas vezes até na primeira página.

Dessa forma, sites com boas respostas e conteúdos bem estruturados têm maiores chances de atrair o público, conquistar mais clientes, aumentar a percepção de marca e ainda saber mais sobre o comportamento dos seus consumidores.

Mas, como saber se a sua marca está no caminho certo? Não se preocupe, reunimos as principais estratégias que ajudarão a sua empresa a conquistar o lugar que ela merece no mercado virtual.

Inbound Marketing

Sinônimo de marketing de atração, o Inbound Marketing tem como objetivo ser encontrado pelas pessoas.

Nele, as empresas buscam entender as dores e necessidades dos consumidores para, então, criar um canal de comunicação a fim de oferecer informações relevantes e soluções reais para os problemas.

Quando isso se torna uma prática contínua, a empresa não somente envia mensagens, como também pode conversar com a audiência. 

Marketing de Conteúdo

Como falamos anteriormente, os consumidores estão sempre em busca de respostas na internet, na maioria das vezes, a procura começa através de motores de buscas e é aí que o marketing de conteúdo entra.

Nele, o principal objetivo é posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra a fim de oferecer as melhores soluções aos seus potenciais consumidores.

Além de benefícios, como reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado, se bem feito, ele também pode ajudar a triplicar os acessos aos sites da sua empresa em menos de um ano.

O blog é considerado a “casa” do marketing de conteúdo, isso porque ele é um canal exclusivamente seu, sem interferências de fora, para comunicar e conversar com o público.

Os blogs são uma excelente ferramenta de conteúdos para melhorar os rankings em mecanismos de busca, como o Google, e são editados e administrados com muita facilidade, o que possibilita uma estratégia prática, econômica e rápida para as empresas.

Redes Sociais

Não há canal melhor para interação com as marcas do que as redes sociais. Elas são criadas com esse propósito: comunicar, influenciar e dialogar com o público.

Então, se você pretende promover as suas ações e conteúdos, ter uma página nas redes sociais é uma tarefa indispensável.

SEO

Já para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar nada a mais pelos anúncios, existe a otimização para mecanismos de busca, Search Engine Optimization ou SEO.

Com as técnicas certas aplicadas, você melhora o seu rankeamento e mostra aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência do usuário. Leia mais sobre o assunto em nosso blog.

Transforme a sua marca em “top of mind”

A expressão “top of mind”, na tradução literal, significa “topo da mente”. Assim como as marcas que, facilmente, surgem na mente dos consumidores de determinados segmentos.

No contexto em que vivemos, onde somos bombardeados por informações o tempo todo, ser a principal referência no nicho de atuação muda tudo.

Veja bem, nem sempre a marca top of mind é a líder de mercado. Isso acontece por dois fatores importantes: ao se tornar referência, a marca conquista um status aspiracional, onde pode ou não ser consumida, mas sempre será desejada, considerada e até indicada, seja online ou offline, para amigos ou desconhecidos.

Não importa o seu nicho de atuação: se você quer ter relevância, se destacar da concorrência e estar sempre próximo ao seu público, é importante manter um projeto de marketing constante e atualizado, onde os valores da sua marca sejam reforçados e haja interação com o seu público-alvo.

Afinal, os resultados aparecem a longo prazo e a interrupção no investimento pode prejudicar muito a imagem da sua marca. Quer iniciar, dar continuidade ou conversar sobre os seus projetos para marcar presença digital? Nosso time de guerreiros é especialista, fale conosco!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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