Como posicionar e consolidar a sua marca no mercado?


Foto de Negative Space no Pexels

O posicionamento de uma marca deve ser condizente com os valores que são pregados pela própria empresa, ele é capaz de ser o elemento principal do sucesso e da permanência de qualquer negócio no mercado. 

Está diretamente ligado ao Branding (falaremos sobre isso mais embaixo) e é capaz de reforçar a identidade corporativa, aumentar a visibilidade e a percepção para com os clientes. Para entender melhor sobre o posicionamento e a consolidação da sua marca no mercado, continue lendo esse artigo! 

Entenda o que é o posicionamento da marca:

Primeiramente precisamos entender a diferença entre posicionamento e reconhecimento de marca, para que assim, seja possível entender melhor a respeito.

É possível que determinado produto e/ou marca sejam muito reconhecidos, mas que tenham um posicionamento inexistente. Uma campanha de posicionamento de marca, é um projeto altamente estratégico e que merece grande atenção.

  • Posicionamento: está relacionado ao nível de vendas, a participação no mercado, a frequência de uso dos produtos e/ou serviços e com a avaliação positiva dos usuários;
  • Reconhecimento: nada mais é do que o quanto a marca é reconhecida pelos consumidores. 

Philip Kotler, diz em sua obra, Administração de Marketing (Prentice Hall, 2000) que o posicionamento é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Ou seja, o lugar que a empresa quer ocupar nos corações e nas mentes dos consumidores. 

Segmentação + Diferenciação = Posicionamento

Quais são os benefícios de um bom posicionamento de marca? 

É necessário que o posicionamento da marca acompanhe as tendências do mercado e da tecnologia, assim com as inovações e as evoluções da sociedade, as empresas serão capazes ter uma conexão melhor com o usuário. É uma estratégia bem sucedida capaz de conquistar benefícios como: 

  • Conquistar vendas contínuas, já que a oferta comercial está sempre na cabeça do consumidor;
  • Fidelização dos clientes;
  • Maior reconhecimento e visibilidade da marca;
  • Controle da imagem;
  • Autoridade no mercado;
  • Conexão com o público alvo;
  • Capaz de ultrapassar barreiras geográficas, por meio do posicionamento digital, que causam um crescimento exponencial; 
  • Conquistar os primeiros lugares do seu segmento; 
  • Credibilidade e melhor imagem em relação aos concorrentes.

Atente-se também aos principais erros de posicionamento, pois eles podem prejudicar toda a estratégia construída e causar um efeito contrário do esperado.  

  • Subposicionamento: onde uma empresa está inserida em uma faixa de mercado já saturada;
  • Super posicionamento: onde a imagem da empresa está supervalorizada;
  • Posicionamento confuso: quando o consumidor possui uma imagem confusa da marca/empresa;
  • Posicionamento duvidoso: quando os consumidores não se sentem seguros no discurso da marca.

Fatores importantes para você considerar! 

Estratégias para posicionamento de marcas e/ou serviços no mercado, devem ser coerentes e realistas. Estude-as com cuidado e atenção, para que assim seja possível chegar a resultados satisfatórios. 

Descobrir as necessidades e preferências do consumidor

Para atuar em nichos específicos, é necessário conhecer o consumidor, entender o que ele deseja e procura. 

As pesquisas, entrevistas e grupos focais, são estratégias tradicionais para isso. Porém, existem estratégias mais ágeis e poderosas, como os conteúdos interativos. 

Os conteúdos interativos são capazes de melhorar a experiência do usuário e consequentemente, se tornam fontes ricas em dados que ajudam a otimizar os processos comerciais. 

Estimulam também, o usuário a agir e realizar comandos que fornecem informações de comportamento e das preferências de consumo, tornando possível identificar a buyer persona. 

Analisar a concorrência 

A análise é muito importante para perceber como a concorrência age com o público e qual a percepção do público sobre determinada empresa

Desse modo, é possível identificar o que fazer e o que não realizar em suas estratégias, encontrar oportunidades para se diferenciar e promover as melhores campanhas.  Faça com que a sua empresa seja notada e diferenciada das demais pelos consumidores! 

Valores, percepções e pensamentos 

Atualmente a qualidade e preço baixo não são fatores suficientes para colocar sua marca no topo. É preciso conectar-se com os valores, percepções e pensamentos do seu público alvo. 

Conecte-se com o usuário 

É muito importante criar conexões humanas e reais com o seu público! Estreitar os laços do relacionamento, promover o bem estar e humanizar a marca são pontos chaves que precisam de muita atenção. 

Essas situações estão ligadas ao neuromarketing, entraremos em detalhes ao longo deste artigo. 

Esqueça a ideia de vender a todo custo e se preocupar apenas com os lucros, isso já não cola mais e é uma técnica ultrapassada. Busque criar relações sólidas com os seus clientes e eles mesmo irão promover sua empresa para as demais pessoas.

  • O Storytelling, é uma ótima maneira de cativar o público com histórias, gerando empatia e evocando os mais sinceros sentimentos. Diversos cases de sucesso utilizam essa estratégia;
  • Oferecer um atendimento altamente personalizado, por meio de chatbots que são baseados em inteligência artificial e são capazes de tornar a experiência do usuário ainda melhor, é um ótimo exemplo;
  • Criação da Brand Persona, um personagem fictício que compartilha as características e valores da sua marca. Focando no que a marca pretende transparecer como valor em sua comunicação. Um exemplo disso é a Magalu, do Magazine Luiza;
  • Invista na identidade visual da empresa e padronize todos os canais de interação com o consumidor;
  • Esteja alinhado aos elementos da plataforma: tipografia, cores, imagens, elementos gráficos e tom de voz, por exemplo.

Agregar valor 

Proporcione materiais educativos que motivem e informem o público sobre os mais diversos assuntos, que sejam relevantes para ele obviamente. Esteja preocupado com o usuário, para que ele seja capaz de construir uma comunidade em torno da sua marca, de maneira orgânica. 

Programas de fidelidade, testes gratuitos, são métodos para agregar valor aos seus processos e garantir um melhor posicionamento de marca em relação a todos os stakeholders.

Reforce suas qualidades e diferenciais 

Uma marca bem posicionada no mercado deve ser autêntica, possuir um tom de voz único e característico e deve evitar imitar os concorrentes. Vender pelo valor é a melhor maneira de garantir bons resultados e um crescimento contínuo e sustentável da sua marca. 

Possui maior capacidade de conquistar novos consumidores, gera uma imagem positiva e transmite confiança sobre os produtos e serviços ofertados. 

Para tanto, a construção de uma identidade de posicionamento eficaz deve ser baseada na segmentação e no diferencial que satisfaçam alguns critérios:

  • Importância: oferecimento de um benefício;
  • Lucratividade: deve-se considerar a diferença lucrativa;
  • Acessibilidade: o consumidor deve poder pagar a diferença;
  • Superioridade: a diferença deve ser superior a outras formas de benefícios;
  • Exclusividade: a diferenciação não pode ser copiada com facilidade pela concorrência;
  • Destaque: diferença oferecida de maneira justa.

O Que é Branding?

É uma estratégia de gestão da marca, que envolve todas as ações com objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público e desejada pelos serviços e produtos que oferece.

Seja para conectar-se com o público, crescer no mercado, vender mais ou atrair investimentos para o seu negócio, você precisa de uma marca forte para conquistar esses objetivos.

O posicionamento de marca no cenário pandêmico 

A pandemia ocasionada pelo coronavírus, transformou os comportamentos dos consumidores e com essas mudanças vieram novas oportunidades. Os consumidores passaram a exigir mais do que nunca a humanização das marcas.

Ações de posicionamento no contexto em que estamos vivendo, são de grande importância para as empresas, pois ajudam a aumentar o fluxo de clientes e de vendas. 

As marcas precisaram agir de maneira rápida, podemos encontrar diversas atitudes nesse sentido,  como a alteração de logotipos, fabricação de insumos para auxiliar na prevenção e no tratamento da doença, doação em dinheiro e outros. (Ambev, MercadoLivre, Starbucks, por exemplo). 

Tiveram e ainda devem ter muito cuidado ao firmar parcerias, deixando muito claro através de contratos, as orientações e condutas almejadas. A pandemia deve ser enfrentada como um desafio e como uma possibilidade das marcas colocarem em prática seus propósitos. 

Aspectos estratégicos ligados ao neuromarketing

O neuromarketing é uma área da ciência que busca estudar e compreender os fatores que influenciam o consumidor durante a decisão de compra. Nos anos 2000, foi reconhecido como uma ferramenta de marketing

O processo da decisão de compra acontece, em grande parte, no subconsciente. Observando as atividades cerebrais, através de tecnologias específicas, é possível entender que o subconsciente reage às opções de diferentes maneiras. 

Esta ferramenta, pode ajudar durante a tomada de decisões e potencializar os resultados do seu negócio. Ajudando também no desenvolvimento de produtos relacionados ao público em questão e de campanhas publicitárias mais efetivas. 

Quais técnicas podem ser utilizadas para ajudar no posicionamento de marca? 

  • Psicologia das cores: os aspectos visuais são os que mais influenciam o comportamento do consumidor;
  • Storytelling: conseguem ativar o lado emocional do consumidor; 
  • Gatilhos mentais: desperte a necessidade de consumo;
  • Capriche no design: pode fazer com que os usuários tenham mais confiança na sua empresa. 

Dicas para consolidar uma marca no e-commerce 

  • Invista em mídias para ganhar market share: saiba dividir entre as mídias de performance e as mídias de branding. As soluções estão espelhadas desde e-mail marketing, Google, links patrocinados e muitos outros;
  • Marque presença nas redes sociais: Facebook, instagram, tik tok são as redes sociais do momento. Estar presente nestes canais, significa estar próximo do seu cliente;
  • Tenha um design profissional: um design bem elaborado é capaz de passar maior segurança para o usuário na hora da compra;
  • Variedade de produtos: Mostre que você possui uma variedade de produtos e que domina o assunto!  Sua loja deve ser referência na área;
  • O atendimento é a alma do negócio: o consumidor deve ser muito bem atendido, ter informações claras e se sentir à vontade para navegar dentro do site. 

Gostou das dicas que trouxemos para você aplicar em sua marca para que ela tenha um posicionamento melhor e se consolide no mercado?

Nós da Auaha, somos especialistas em marketing digital e podemos te ajudar nessa missão! Entre em contato com a gente e saiba mais.

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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