Guia de campanha para a Black Friday: 10 dicas práticas

por Thainá Gastaldi

A Black Friday está cada vez mais próxima e se você ainda possui dúvidas de como criar uma campanha para a sexta mais aguardada do ano e que seja realmente eficiente, trazendo muitos resultados, continue lendo e vamos lá!

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Planejamento é tudo

É claro que quanto mais cedo você começar a se preparar para a Black Friday, maior a chance de obter grandes resultados, mas, caso você seja do time que nem viu o tempo passando e está se perguntando: e agora, o que faço? Respire fundo que podemos te ajudar.

Vamos separar o planejamento por etapas para mais praticidade.

Pré-Black Friday

Antes de tudo é necessário decidir como será a campanha, que tipo de promoção você irá realizar? Cupons? Descontos diretamente nos produtos ou categorias? Quantos dias de promoção, apenas na sexta-feira ou o mês todo? São detalhes muito importantes para dar início a campanha. Confira alguns tópicos necessários para que a campanha ocorra bem

Verba

Antes de criar a campanha, quanto você deseja investir? Esse é o primeiro passo para o planejamento de campanha, é através da verba que criamos e desenvolvemos todo o conteúdo promocional da Black Friday.

Prepare a estrutura do site

Para evitar que seu site caia durante a Black Friday, é extremamente importante que você saiba a capacidade técnica da sua plataforma e caso seja necessário, converse com os responsáveis pela sua plataforma de hospedagem para aumentar o plano durante esse período.

Tenha um selo da Black Friday

Você com certeza já ouviu falar em “Black Fraude” e para evitar a desconfiança dos consumidores, recomendamos que você obtenha um selo que sinaliza que você realiza uma Black Friday legal, você pode consegui-lo aqui e garantir uma maior confiança do seu público!

Prepare seu estoque

Rever a quantidade de produtos no inventário é primordial para que a campanha seja um sucesso completo, afinal, ninguém gosta de ir comprar um produto e não poder receber, pois, está indisponível, certo? Muitas pessoas aguardam a Black Friday para realizar essas compras, portanto, é essencial que você acerte no estoque e garanta produtos para todos os clientes. Uma dica é conversar com o fornecedor para chegar a um consenso de valores caso seja necessário repor produtos.

Elabore seus objetivos de forma realista

Além de preparar o estoque para a grande sexta-feira, também é importante que você trace seus objetivos de forma realista, por exemplo, sua meta é aumentar as vendas em 10%? Ótimo, o que você precisa para isso e que esteja dentro do orçamento e de acordo com seu estoque? Se fazer essas perguntas irá te ajudar muito a clarear as ideias e a criar um planejamento bem feito.

Dê spoilers!

Pelo menos 15 dias antes da data, recomendamos que você já comece a soltar as novidades da Black Friday, você pode investir em estratégias de e-mail marketing, utilizar as redes sociais com sabedoria, personalizar a newsletter para atrair mais clientes, o importante nessa etapa é mostrar as vantagens que você irá oferecer para seus consumidores na Black Friday!

Durante a Black Friday

Agora é hora de analisar os resultados em tempo real!

E para isso alguns fatores devem ser levados em consideração, pois, não basta apenas oferecer descontos incríveis. 

É necessário oferecer um bom suporte para os consumidores e acompanhar de perto se estão tendo alguma dificuldade na jornada de compra, ou se apenas possuem dúvidas, portanto, é obrigatório que sua empresa tenha um SAC de qualidade disponível, com pessoas que consigam resolver os problemas do seu público e sem demora para as respostas.

Monte equipes para ficar de plantão, assim o SAC fica disponível  24h para auxiliar seus clientes durante as compras da Black Friday, confie na gente, isso faz toda a diferença na experiência de compra do consumidor.

Durante a campanha da Black Friday também é imprescindível que você evite más práticas, ofereça descontos reais, solucione problemas de forma prática e sempre visando o ponto de vista do cliente, dê o seu melhor para entregar o melhor. 😉

Ah e não se esqueça de acompanhar o feedback do público através das redes sociais, a grande vantagem aqui  é poder observar o que está sendo dito sobre a Black Friday da sua marca, recomendamos criar uma hashtag para que os clientes possam te marcar durante as compras dessa sexta tão animada! 

Após a Black Friday

Se você pensa que a campanha termina junto com a última sexta-feira do ano, está enganado! Após as vendas da Black Friday é hora de investir em um bom atendimento mais do que nunca.

Peça feedback dos clientes através das redes sociais ou do e-mail marketing, pergunte se houve algum problema durante as compras e caso sim, se empenhe para encontrar soluções rapidamente.

Além disso, ofereça um motivo para que seus consumidores voltem a comprar em sua loja, pode ser um cupom de desconto, um brinde em determinado produto, aqui, o importante é fazer com que o cliente se sinta bem cuidado 100% do tempo, temos que fazê-lo se sentir valorizado (e consequentemente ele volta a comprar em sua loja).

Uma dica de ouro e simples que podemos te dar é: crie promoções exclusivas para quem participou da Black Friday!

Ao criar uma oferta única para quem realizou compras em sua loja durante a Black Friday, as chances de voltarem a comprar aumentam muito.

O Pós-venda da Black Friday é uma oportunidade e tanto para se buscar a fidelização do seu público e garantir que continuem voltando no site para realizar compras.

Há muitas formas práticas para se aproximar dos clientes, vamos falar de algumas delas a seguir.

E-mail marketing

A ferramenta de e-mail é perfeita para se aproximar dos clientes após as vendas, que tal enviar um e-mail agradecendo o cliente pela compra?

É uma forma sutil de mostrar que se importa com o consumidor e de fazê-lo se sentir importante.

Durante o período em que o produto sai para entrega é interessante entrar em contato com o cliente de forma personalizada, para ajudá-lo com a ansiedade de espera para sua compra chegar, assim, você consegue fortalecer o relacionamento com o cliente e mantê-lo informado sobre suas compras de uma forma mais leve.

Envie um brinde surpresa

Junto com as compras é bacana enviar um brinde surpresa como forma de agradecimento, ou até mesmo uma cartinha feita a mão, o importante é mostrar para o consumidor que ele é especial e importante para a sua empresa através de um mimo.

Resolva os problemas com rapidez

Infelizmente, problemas acontecem e caso ocorra alguma situação no processo de entrega das compras do cliente, é importantíssimo que a sua empresa encontre uma forma prática, rápida e eficiente de lidar com a situação, oferecendo um atendimento qualificado e disposto a ouvir.

Preparado para a Black Friday?

Agora você já sabe todo o essencial para montar uma campanha para a Black Friday que seja eficiente e traga resultados para a sua marca.

Contratando uma agência como a Auaha fica mais mais fácil se destacar no meio de e-commerce, nos mande um alô e vamos juntos traçar uma campanha de sucesso para a Black Friday da sua loja!

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