Saiba como construir sua marca online com um bom branding digital

O branding online ou e-branding pode ser a peça-chave que faltava para destacar-se em meio à concorrência. Se você nunca ouviu falar sobre, prepare-se, vamos te contar sobre essa estratégia que é essencial para se construir uma marca de sucesso (e querida pelos clientes).

O que é branding?

Branding é um conjunto de estratégias e posicionamentos cujo objetivo são os valores e propósito da sua marca, é responsável por criar sensações  e conexões (muitas vezes inconscientes) do público com um produto ou marca. É um conceito que surgiu antes da era do marketing digital e é usado desde então.  Após a explosão do mercado digital, foi adaptado de acordo com as necessidades do e-commerce e seu público. Indispensável para quem quer que sua marca seja lembrada e construir uma relação forte e comunicativa com seus clientes, seja no meio online ou não.

Qual a importância do e-branding?

Como fazer sua marca se destacar em meio ao bombardeio de informações que recebemos todos os dias na internet? É aí que o branding (ou e-branding) entra!

É o branding o grande responsável por criar um propósito e personalidade da marca e também por gerar fidelidade entre o consumidor e sua marca ou produto, afinal, com um bom atendimento e comunicação personalizado, o cliente se sente especial e a tendência é que volte a comprar novamente, pois, se identifica com os seus valores e gostou da forma que foi atendido.

Como criar um bom branding?

A função do branding é alinhar todas as informações do contato da marca e então criar estratégias de acordo com os hábitos virtuais do público-alvo, essas ações estratégicas devem despertar no consumidor desde sensações até uma forte conexão (com a sua marca ou produto) e assim, garantir que você seja bem visto pelos clientes.

Criar (e executar) um bom branding digital requer paciência, é preciso organizar as informações por etapas para assegurar que os resultados sejam positivos e consequentemente sua marca decole. Há dois passos essenciais na criação do branding.

1. Identidade visual

São as representações visuais da sua marca, é preciso muito cuidado nessa etapa, pois, essa será a primeira imagem que ficará gravada na mente do consumidor, portanto, é importante que as formas, cores e tipografia estejam alinhadas pensando em como você quer que sua marca seja vista. É aqui que você irá moldar sua imagem.

2. Estratégia

É importantíssimo para garantir a conexão do cliente com a sua marca ou produto que exista uma estratégia capaz de transmitir os seus valores com facilidade. Se você observar bem, cada vez mais, as campanhas virtuais são feitas com pessoas reais (e em tempo real), o produto ainda é muito importante, é claro, mas, a história por trás dele e o seu propósito também vale muito! É necessário que o cliente se identifique! E para isso há alguns pontos essenciais para auxiliar na estratégia, como por exemplo:

  • Decida a personalidade da sua marca

Uma marca é quase como um personagem de um livro ou filme, ao criar é necessário visualizar sua personalidade e como ela será vista, como se fosse uma pessoa real, aliás, transparecer sinceridade é ótimo para a relação entre a marca e o cliente. Além disso, é essencial refletir se a personalidade da marca combina com o público, se será possível uma conexão entre ambos.

  • Quais adjetivos sua marca tem? 

Escolha palavras-chave que você gostaria que a sua marca fosse associada, por exemplo, a Coca-Cola é associada a momentos felizes com pessoas queridas, tudo fica melhor com uma coca-cola gelada. No que você deseja que seus clientes pensem quando se referem a sua marca ou produto? A partir daí, damos seguimento as próximas etapas do branding.

  • Como ela irá se comunicar com seu público? Em que tom de voz?

Decida um tom de voz para interagir com seu público e observe as reações, é importante que a linguagem escolhida (formal ou informal) se dê de uma forma natural e descontraída, que converse com o consumidor com muita facilidade. Atualmente, as pessoas querem mais que comprar um produto e sim um atendimento diferenciado, com uma comunicação mais humanizada!

  • Por quais canais?

Agora é a hora de decidir em quais canais você irá se comunicar com o seu público, isto é, através de quais redes sociais? E sempre de acordo com os hábitos do seu consumidor. É nessa etapa que se faz necessário identificar em quais redes sociais seu cliente em potencial interage mais ou se mantém online, observar como se dá a comunicação nessas redes sociais também é extremamente importante, o que engaja mais? Vídeos, fotos ou gifs? O que gera interação? Fique atento.

  • Otimização mobile

Outro ponto muito importante para um e-branding eficiente é garantir que todo o seu conteúdo veiculado na internet seja responsivo! Pesquisas apontam que cerca de 40% das vezes, as pessoas abandonam as landing pages ou carrinhos, devido ao site não ser otimizado para as plataformas mobile. Se o seu público pertencer aos mais jovens que estão sempre online diariamente, garanta um conteúdo responsivo de qualidade e claro: interativo.

Ao se questionar esses pontos é possível pensar com mais clareza em quais valores deseja transmitir através da sua marca, a partir daí criar estratégias que irão permitir uma interação e conexão real com seu público, consequentemente, fidelizando-o!

Podemos perceber a importância de um bom e-branding, certo?

Agora você já sabe o essencial para criar um bom branding online e fazer sucesso,  então entre em contato com a gente e vamos criar juntos uma marca forte, amigável e a cara do seu público-alvo!

escrito por

Beatriz Pichinim

Estudante de Publicidade e Propaganda estagiária na redação da agência Auaha. Ama a comunicação em todas as suas esferas, principalmente quando se trata da linguagem textual.

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